Sempre
que mencionamos a gestão de projetos nos lembramos, quase que automaticamente,
do nome Project Management Institute (em português, Instituto de Gerenciamento de Projetos),
conhecido pela sigla PMI, considerada por muitos a principal organização
dedicada ao desenvolvimento global dessa área de estudos e conhecimento. Diretamente
ligado ao PMI, temos o conjunto de melhores práticas do gerenciamento de
projetos, elaboradas através do trabalho voluntário de seus associados,
batizado de PMBOK Guide, ou Project Management Body of Knowledge Guide (em
português, Guia de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos). O PMI, que foi
fundado em 1969, e tem sede nos Estados Unidos da America, na cidade de Newtown
Square, no estado da Pensilvânia, criou e mantém um programa de certificação
profissional. Mas nem só do PMI vive o gerenciamento de projetos, como veremos
a seguir.
O
IPMA – International Project Management Association (em português, Associação Internacional
de Gerenciamento de Projetos), fundada em 1965, com sede na Suíça, tem o
objetivo de promover internacionalmente o gerenciamento de projetos. Até aí,
tudo bem. O IPMA também possui um
programa de certificação profissional e um texto conceitual básico sobre a área
de gerenciamento de projetos, chamado de IPMA Competence Baseline ou ICB (em português, Linha de Base das
Competências do IPMA), que até a presente data encontrava-se em sua versão 3.
O
ICB, em linhas gerais, trata dos seguintes tópicos:
·
Os
conceitos chave do gerenciamento de projetos e as três diferentes faixas de
competências: competências técnicas, competências comportamentais e
competências de contexto do projeto.
·
As
informações e detalhes sobre o programa de certificação;
·
A
descrição dos elementos de competência técnica, dos elementos de competência
comportamental e dos elementos de competência de contexto do projeto).
Os
elementos de competência profissional tratam dos assuntos relacionados ao
gerenciamento de projetos. Por sua vez, os elementos de competência
comportamental tratam de assuntos relacionados ao relacionamento entre
indivíduos e grupos. Finalmente, os elementos de competência de contexto do
projeto tratam de assuntos relacionados com o ambiente organizacional no qual o
projeto está inserido.
As
competências técnicas incluem:
·
O
sucesso no gerenciamento do projeto;
·
As
partes interessadas;
·
Os
requisitos e objetivos do projeto;
·
Risco
e oportunidade;
·
Qualidade;
·
Organização
do projeto;
·
O
trabalho em equipe;
·
A
resolução de problemas;
·
As
estruturas de projeto;
·
Escopo
e entregas;
·
Tempo
e fases do projeto;
·
Recursos;
·
Custo
e finanças;
·
Aquisições
e contratos;
·
Mudanças;
·
Controle
e relatórios;
·
Informação
e documentação;
·
Comunicação;
·
“Start-up” (início);
·
“Close-up” (encerramento).
As
competências comportamentais incluem:
·
Liderança;
·
Engajamento
e motivação;
·
Auto
controle;
·
Assertividade;
·
“Relaxation”
(ter tranquilidade em situações de stress);
·
Abertura;
·
Criatividade;
·
Orientação
à resultados;
·
Eficiência;
·
Ser
consultivo;
·
Capacidade
de negociação;
·
Capacidade
de resolução de conflitos e crises;
·
Confiabilidade;
·
Apreciação
de valor (de outros e seus pontos de vista);
·
Ética.
As
competências de contexto do projeto incluem:
·
Orientação
ao projeto;
·
Orientação
ao programa;
·
Orientação
ao portfólio;
·
Implementação
de projeto, programa e portfólio;
·
Organização
permanente;
·
Negócios;
·
Sistemas,
produtos e tecnologia;
·
Gerenciamento
de pessoal;
·
Saúde,
seguro e segurança ambiental;
·
Finanças;
·
Aspectos
legais.
O ICB pode ser obtido gratuitamente através do website
http://ipma.ch/ bastando encontrar o link Get Your Copy of
ICB 3.0. Por enquanto vamos ficar por aqui, mas certamente, faremos alguns
posts com conceitos extraídos dessa ótima fonte de referência.
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