quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Técnicas Fundamentais de Gestão de Projetos - Parte 1

 

Os gerentes de projeto experientes costumam utilizar técnicas comprovadas de gerenciamento de projetos por compreender que isso aumenta as chances de sucesso de seus projetos. 

Uma técnica de gerenciamento de projeto é uma estrutura ou ferramenta que ajuda a planejar, organizar e executar um projeto. Existem muitas técnicas de gerenciamento de projetos disponíveis, entretanto, a escolha de uma determinada técnica depende do tamanho, complexidade e objetivos do projeto, bem como da composição da equipe. 

Vejamos nesse post a EAP, ou Estrutura Analítica de Projeto, que é uma das principais técnicas de gestão de projeto. 

A EAP (Estrutura Analítica de Projeto), que é a tradução adotada no Brasil para o termo WBS (Work Breakdown Structure), é uma técnica de gestão de projetos que segmenta o escopo de um projeto em entregas menores e mais fáceis de serem gerenciadas. Aqui a ideia básica é dividir para vencer. E sim, tudo começa pelo escopo, que precisa ser entendido e propriamente definido. 

A EAP organiza o escopo do projeto em uma estrutura hierárquica em forma de árvore, com o objetivo geral do projeto no topo dessa estrutura. 

É muito comum usar EAPs orientadas à tarefa, que definem o que será entregue com o trabalho executado no projeto em termos das ações que devem ser feitas para produzir cada entrega. Em outras palavras, as EAPs orientadas à tarefa são decompostas em entregas e, para cada entrega são definidos pacotes de trabalho. 


A decomposição deve ser feita até o nível de pacote de trabalho, que é o mais baixo na EAP. O nível do pacote de trabalho é aquele onde o custo e a duração das tarefas necessárias para o trabalho podem ser estimadas e gerenciadas com confiança. 

Outro ponto importante é cumprir a regra dos 100%. Essa regra é um dos princípios mais importantes para elaboração de uma EAP, sendo definida da seguinte forma: A EAP inclui 100% do trabalho definido pelo escopo do projeto e captura todos os produtos fornecidos - internos, externos, provisórios - no que se refere ao trabalho a ser concluído, incluindo também o gerenciamento do projeto. 

A EAP é, portanto, uma técnica de gestão de projetos visual que mostra todos os pacotes de trabalho necessários para que cada entrega do projeto seja completada e, uma vez que todas as entregas do projeto sejam completadas, o projeto será completado (regra dos 100%). 

A EAP é ótima para definir o escopo de um projeto, identificar dependências, estimar cronogramas e custos, atribuir tarefas aos membros da equipe e rastrear o progresso geral do projeto. A técnica da EAP é, portanto, melhor para projetos maiores e mais complexos que precisam ser decompostos em partes menores. Isso ocorre porque projetos complexos geralmente têm muitas dependências e subtarefas, e a EAP é ótima para identificá-las e planejá-las. 

Para mais informações acesse os links:

H12SServiços Educacionais: EAPs e a Regra dos 100%

H12SServiços Educacionais: Mas afinal o que é o escopo do projeto?

H12SServiços Educacionais: Mas o que é um pacote de trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: