domingo, 8 de maio de 2016

A roupa certa no ambiente de trabalho!

A roupa certa no ambiente de trabalho não deveria ser algo assim tão difícil de encontrar.


 
Sobre esse tema, vamos começar mencionando os esforços da consagrada fotógrafa alemã Herlinde Koelbl, que realizou um interessante trabalho sobre a relação entre roupa e personalidade, comparando o lado profissional com o pessoal. A fotógrafa mostrou em seu trabalho pessoas de diferentes grupos sociais e áreas, obviamente através de suas fotografias. As fotos mostravam a imagem de uma pessoa vestindo uniformes e roupas de trabalho, ao lado da imagem dessa mesma pessoa vestindo roupas em momentos casuais. Em depoimentos, os próprios indivíduos fotografados afirmaram que ao colocarem os uniformes e fardas sentiam-se diferentes. O trabalho de Herlinde Koelbl, registrado no livro “Clothes Make the Man” (As Roupas fazem o Homem), de 2012, confirmou a hipótese que considera que existe um olhar seletivo - com admiração, respeito ou preconceito – para as pessoas, dependendo de como estejam vestidas.

Muitas empresas adotam determinados códigos de vestimenta, que definem que, por exemplo, seu pessoal de vendas deve usar terno e gravata.  Com isso elas esperam que os vendedores consigam passar uma boa primeira impressão, tenham confiança e sejam respeitados. É amplamente aceito que uma grande primeira impressão é muito importante para a construção de uma imagem de liderança capaz de influenciar. Alguns acreditam que a roupa correta é responsável por 95% dessa boa primeira impressão, pois, afinal, no ambiente de negócios, a roupa cobre aproximadamente 95% do corpo de uma pessoa.

Será que existe algum segredo? Eu creio que não. Se o ambiente é formal, recomenda-se vestir algo também bem formal. Os homens devem vestir terno, gravata e um sapato que combine. Para as mulheres recomenda-se o terninho, a calça ou saia social e, obviamente, um sapato adequado e que combine. Se o ambiente for um pouco mais casual, será possível adotar o esporte fino, com o jeans e a camisa social. Homens e mulheres devem sempre evitar visuais exagerados!

A aparência é igualmente importante. O corte de cabelo, a barba bem feita, a escolha dos acessórios e outros detalhes que acompanham a boa aparência, devem estar todos muito bem equilibrados.

Se você entrar no Google e digitar “importância da roupa no trabalho” ou “vestimenta profissional” encontrará dezenas de websites com sugestões e conselhos úteis sobre o assunto. Para se aprofundar no assunto faça uma pesquisa e aprenda a montar os “looks” que melhor se encaixam no seu tipo físico.

 
O ponto aqui, que não devemos perder de vista, é que a roupa comunica! Tudo que fazemos reflete aquilo que somos, que gostamos, e diversas outras coisas relacionadas ao nosso eu. A roupa, mesmo que muitos neguem, é uma dessas formas de traduzir o que o homem é, ou não é! A roupa é um instrumento de comunicação! Quando você se veste e aparece no seu lugar de trabalho, está comunicando alguma coisa para as outras pessoas. Por isso, a roupa deve ser compatível com o ambiente profissional. Lembre-se, você está no lugar do seu ganha-pão. Você precisa ter a aceitação de seus colegas. Em outras palavras, seus colegas precisam olhar para você e identificar que você é um deles. Talvez você ache tudo isso uma bobagem e seja aquele tipo de pessoa que não está preocupada em agradar ninguém! Talvez você seja um desses rebeldes que não aceitam regras e não dão a mínima para essa conversa fiada de roupas e aparência. Bem, mas isso é tema para outro post!

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