Sobre esse tema, vamos começar mencionando os
esforços da consagrada fotógrafa alemã Herlinde Koelbl, que realizou um
interessante trabalho sobre a relação entre roupa e personalidade, comparando o
lado profissional com o pessoal. A fotógrafa mostrou em seu trabalho pessoas de
diferentes grupos sociais e áreas, obviamente através de suas fotografias. As fotos
mostravam a imagem de uma pessoa vestindo uniformes e roupas de trabalho, ao
lado da imagem dessa mesma pessoa vestindo roupas em momentos casuais. Em
depoimentos, os próprios indivíduos fotografados afirmaram que ao colocarem os
uniformes e fardas sentiam-se diferentes. O trabalho de Herlinde Koelbl,
registrado no livro “Clothes Make the Man” (As Roupas fazem o Homem),
de 2012, confirmou a hipótese que considera que existe um olhar seletivo - com
admiração, respeito ou preconceito – para as pessoas, dependendo de como
estejam vestidas.
Muitas empresas adotam determinados códigos de
vestimenta, que definem que, por exemplo, seu pessoal de vendas deve usar terno e
gravata. Com isso elas esperam que os vendedores
consigam passar uma boa primeira impressão, tenham confiança e sejam
respeitados. É
amplamente aceito que uma grande primeira impressão é muito importante para a
construção de uma imagem de liderança capaz de influenciar. Alguns acreditam
que a roupa correta é responsável por 95% dessa boa primeira impressão, pois, afinal,
no ambiente de negócios, a roupa cobre aproximadamente 95% do corpo de uma
pessoa.
Será que existe algum segredo? Eu creio que não. Se
o ambiente é formal, recomenda-se vestir algo também bem formal. Os homens
devem vestir terno, gravata e um sapato que combine. Para as mulheres
recomenda-se o terninho, a calça ou saia social e, obviamente, um sapato
adequado e que combine. Se o ambiente for um pouco mais casual, será possível
adotar o esporte fino, com o jeans e a camisa social. Homens e mulheres devem
sempre evitar visuais exagerados!
A aparência é igualmente importante. O corte de
cabelo, a barba bem feita, a escolha dos acessórios e outros detalhes que
acompanham a boa aparência, devem estar todos muito bem equilibrados.
Se
você entrar no Google e digitar “importância da roupa no trabalho” ou
“vestimenta profissional” encontrará dezenas de websites com sugestões e
conselhos úteis sobre o assunto. Para se aprofundar no assunto faça uma
pesquisa e aprenda a montar os “looks” que melhor se encaixam no seu tipo
físico.
O
ponto aqui, que não devemos perder de vista, é que a roupa comunica! Tudo que
fazemos reflete aquilo que somos, que gostamos, e diversas outras coisas
relacionadas ao nosso eu. A roupa, mesmo que muitos neguem, é uma dessas formas
de traduzir o que o homem é, ou não é! A roupa é um instrumento de comunicação!
Quando você se veste e aparece no seu lugar de trabalho, está comunicando
alguma coisa para as outras pessoas. Por isso, a roupa deve ser compatível com o ambiente profissional. Lembre-se, você
está no lugar do seu ganha-pão. Você precisa ter a aceitação de seus colegas. Em
outras palavras, seus colegas precisam olhar para você e identificar que você é
um deles. Talvez você ache tudo isso uma bobagem e seja aquele tipo de pessoa
que não está preocupada em agradar ninguém! Talvez você seja um desses rebeldes
que não aceitam regras e não dão a mínima para essa conversa fiada de roupas e
aparência. Bem, mas isso é tema para outro post!
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