A
persuasão em seis princípios é basicamente uma ferramenta de auxilio na
construção de mensagens e argumentos que poderão ser usados na negociação, e que
são os seguintes:
- Consistência
- Reconhecimento
- Autoridade
- Afetividade
- Raridade
- Efeito Manada
(Nem sempre o imaginário corresponde a realidade).
Consistência
Estudos
comprovam que a maioria das pessoas tem necessidade de ser consistente. Uma vez
assumido um compromisso ou crença numa ideia, as pessoas seguem com essa ideia
até o fim, por consistência. Se a sua mensagem é consistente com alguma crença
do seu interlocutor, você tem mais chance de persuadir essa pessoa daquilo que
você está afirmando.
Exemplo:
“Uma empresa que adota a mobilidade nos negócios como parte de sua estratégia,
será mais susceptível em acreditar numa argumentação que seja consistente e que
reforce essa estratégia. E vice-versa”!
Reconhecimento
As
pessoas necessitam de reconhecimento. É uma necessidade básica do ser humano.
Se a sua mensagem tiver um componente que seja capaz de gerar uma oportunidade
de reconhecimento para o seu interlocutor, você terá mais chances de persuadir
essa pessoa daquilo que você está afirmando.
Exemplo:
“Temos muita experiência nessa solução e pessoal técnico treinado e experiente,
capaz de implementá-la com sucesso. Quando isso acontecer, você - como o engenheiro
responsável pela obra - será muito elogiado por toda a direção da empresa”.
Autoridade
A
figura da autoridade é importante para dirimir dúvidas e poderá influenciar de
forma positiva a maioria das pessoas.
Exemplo:
“Essa ideia de uma nova modalidade de empréstimo para o nosso banco recebeu
apoio do diretor financeiro”.
Afetividade
A
imensa maioria das pessoas gosta que as outras pessoas gostem delas. Não
somente isto, elas gostam de saber que outras pessoas gostam delas. Isso inclui
o gostar, o ser respeitado e o ser admirado. Se a sua mensagem tiver algum
componente que seja capaz de gerar a sensação de que as pessoas irão gostar
(ainda mais) do seu interlocutor, você terá mais chances de persuadir essa
pessoa daquilo que você está afirmando.
Exemplo:
“Esse vestido vai te deixar muito sexy”!
Raridade
Pesquisas
de marketing indicam que o princípio da raridade, quando algo é de difícil
obtenção ou é um recurso escasso, ou que existe nesse momento, mas irá
desaparecer em breve, pode disparar o mecanismo de compra por impulso em muitas
pessoas. A ideia de que “se eu não fizer isso agora não terei outra
oportunidade”, nos leva ao sentimento de perda. Mensagens que utilizam esse
princípio (“ mostrando o que acontecerá se você não agir agora”), têm grande
poder de persuasão.
Exemplo:
“Compre neste final de semana, antes do aumento de preços”.
Efeito
Manada
Este
princípio é baseado na ideia de que as pessoas tendem a seguir a maioria. Há
várias razões que explicam esse tipo de escolha, como por exemplo, a
necessidade de pertencer a um grupo social (e agir conforme esse grupo), a
preguiça (se todos acham isso, não vou nem pensar a respeito), e o medo (se eu
disser ou fizer algo diferente sofrerei conseqüencias).
Exemplo:
“Agora a moda é se ligar no twitter”.
Para
demonstrar o seu ponto de vista, você poderá utilizar um ou mais componentes
que sigam os princípios da persuasão. Por outro lado, nunca utilize essa
técnica com o objetivo de enganar as pessoas.
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