A
gestão de aquisições recebeu uma grande contribuição com o surgimento do modelo
de Kraljic, descrito pelo autor Peter Kraljic em um artigo publicado em 1983,
na Harvard Business Review.
O
modelo usa a matriz apresentada na figura acima, com dois eixos, sendo o eixo
horizontal o “Risco de Fornecimento” e o eixo vertical o “Impacto no Lucro”. No
detalhamento desses conceitos é estabelecido que:
Risco
de Fornecimento: é o resultado de diversos fatores como a complexidade do
mercado, o ritmo da substituição tecnológica e dos materiais, as barreiras de
entrada e a complexidade da logística. É importante compreender se a posição do
fornecedor é de monopólio (uma única empresa detém o mercado de um determinado
produto ou serviço) ou de oligopólio (onde um grupo restrito de empresas detém
o mercado de um determinado produto ou serviço).
Impacto
no Lucro: se refere a importância estratégica do item comprado do ponto de
vista de valor agregado e de seu peso percentual no lucro. Pode ser entendido
como o impacto sobre o resultado financeiro.
O
modelo de Kraljic estabelece quatro categorias de produtos (ou serviços): Itens
de alavancagem, itens estratégicos, itens não-críticos e itens gargalo. Para
cada um deles há uma definição da categoria, a situação de poder do comprador e
uma estratégia recomendada.
Itens
de alavancagem
·
Definição:
Representam um percentual elevado do lucro do comprador, havendo muitos
fornecedores disponíveis, sendo fácil, portanto, trocá-los. A qualidade é
padronizada.
·
Situação
de poder do comprador: Domínio do comprador com interdependência moderada.
·
Estratégia
recomendada: Explorar o poder de compra. Fazer seleção de fornecedores para
permitir a substituição quando necessário. Criar políticas de preço fixo. Fazer
contratos guarda-chuva com os fornecedores preferidos.
Itens
Estratégicos
·
Definição:
Produtos cruciais para o processo do comprador. O risco do fornecedor é
elevado, causado pela potencial escassez e/ou dificuldade de entrega.
·
Situação
de poder do comprador: Poder equilibrado com elevada interdependência.
·
Estratégia
recomendada: Estabelecer alianças estratégicas. Relacionamento próximo com o
fornecedor. Foco no longo-prazo. Antecipação de pedidos.
Itens
Não-Críticos
·
Definição:
Produtos de fácil aquisição e baixo impacto no resultado financeiro do
comprador. Qualidade padronizada.
·
Situação
de poder do comprador: Poder equilibrado com nível baixo de interdependência.
·
Estratégia
recomendada: Eficiência no processo de compras. Padronização de produtos.
Itens
Gargalo
·
Definição:
Produtos que podem ser adquiridos de apenas um fornecedor. Entrega não
confiável. Baixo impacto no resultado financeiro.
·
Situação
de poder do comprador: Domínio do fornecedor e nível moderado de
interdependência.
·
Estratégia
recomendada: Garantir entregas negociando contratos com grandes volumes. Busca
de novos fornecedores. Gestão de estoques.
Na
época da publicação de seu artigo, Peter Kraljic era o diretor da McKinsey & Company Inc, no escritório da
cidade de Dusseldorf, na Alemanha.
Fonte:
KRALJIC, P. “Purchasing must become supply management”. Harvard Business
Review, 1983.
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