Uma
equipe de projetos eficaz e bem gerida pode contribuir de forma significativa
para o sucesso de uma organização. Para
que isso aconteça, a equipe deve ser capaz de produzir resultados, resolvendo
problemas e concluindo trabalhos com qualidade, atendendo as demandas dos
projetos em que esteja envolvida.
Nas
equipes de projeto eficazes a direção a ser seguida é conhecida e igualmente
compartilhada por todos os membros. Evidentemente, além de ser conhecida, a
direção a ser seguida deve ser compreendida por todos os membros da equipe.
Espera-se que a equipe esteja alinhada com os objetivos, processos e
estratégias organizacionais, bem como que exista um forte comprometimento com as
metas e decisões da organização, o que aumenta as chances de implementação
bem-sucedida dessas metas e decisões.
Do ponto de vista da gestão das equipes eficazes, espera-se que o gerente de projetos contribua para a motivação, o aprendizado e crescimento profissional de cada membro da equipe. A experiência de trabalhar em uma equipe de projetos possibilita a expansão de conhecimento e a aquisição de novas habilidades. As reuniões de equipe, por exemplo, são oportunidades de aprendizado, onde é possível fornecer aos membros da equipe informações relevantes e conselhos valiosos, que energizam, motivam e ajudam os membros a se tornarem melhores em suas atribuições.
A boa gestão de uma equipe deve incentivar os membros a se ajudar, enquanto trabalham juntos. A equipe é uma fonte de apoio para os membros e pode estimular um nível maior de interação. Dessa forma, os membros da equipe podem alinhar suas ações, consultar uns aos outros sobre assuntos difíceis, aprender uns com os outros, compartilhar conhecimento e cooperar. Afinal de contas, uma equipe de projetos é formada, em maior ou menor grau, por membros que dependem uns dos outros, têm objetivos comuns – traduzidos nas metas e resultados esperados para o projeto - e cujo sucesso depende de sua capacidade de cooperar e coordenar suas ações.
Portanto, é vital que a equipe seja coesa, seguindo normas de trabalho que estimulem a colaboração e o seu funcionamento efetivo. Uma equipe coesa é aquela em que os membros se sentem uma unidade, ao invés de indivíduos isolados, e os laços que unem as pessoas na equipe são fortes. Em uma equipe coesa, por exemplo, os membros estarão seguros de que não serão constrangidos, rejeitados ou punidos por manifestar suas opiniões, discordar entre si, fazer “perguntas idiotas” e mostrarem-se vulneráveis perante os outros. Em equipes coesas existe o comprometimento com a tarefa e o orgulho do grupo.
A confiança é fundamental no trabalho em equipe. Isso se torna óbvio quando se faz a seguinte pergunta: - Como os membros de uma equipe poderão trabalhar bem e cooperar se não confiarem uns nos outros?
Embora tudo isso pareça bastante evidente e que estejamos apenas descrevendo o bom senso nas equipes, na prática isso não é nada fácil de fazer acontecer. As pessoas continuam sendo pessoas, sentindo medo e sendo corajosas ao mesmo tempo. Vivendo em um mundo imperfeito e injusto em vários sentidos, e ao mesmo tempo um mundo maravilhoso. Tendo que lidar com situações difíceis como, por exemplo, a pandemia, o aquecimento global, a crise econômica e o mal humor da namorada (ou namorado). Mas, como pessoas, ainda podem ter a sensação única de aproveitar os bons momentos e gozar a vida.
Nesse momento de nossa história, os gerentes e membros de equipe são apenas pessoas. Sim, voltamos ao assunto das equipes e, pensando bem, nunca realmente o deixamos. Para os gerentes e membros de equipe, conseguir que o trabalho em equipe seja uma perfeição não é uma tarefa fácil, embora importantes vitórias possam ser alcançadas muitas vezes . Sim, conseguir que o trabalho em equipe seja muito bom ou excelente é tarefa de ambos, gerentes e membros de equipe. Por enquanto, vamos ficar por aqui! Em posts futuros pretendo comentar o que alguns pesquisadores e estudiosos têm afirmado sobre o tema das equipes. Bem, é isso aí. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: