quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Eficácia das Equipes do Ponto de Vista do Gerente de Projetos

 

As condições básicas para a eficácia das equipes de projeto, do ponto de vista do gerente de projetos ou de uma equipe de gerenciamento de projetos (adotada em projetos maiores), incluem cinco fatores que podem afetar a qualidade da produção da equipe, direta ou indiretamente, por meio do impacto que têm sobre os processos da equipe, que são os seguintes: propósito claro, tarefas apropriadas, tamanho apropriado, composição equilibrada e sistemas de recompensa.


Propósito claro – O gerente de projetos (ou a equipe de gerenciamento de projetos) deverá (ão) definir um conjunto de metas que são compartilhados e compreendidos por todos os membros da equipe.  O alcance dessas metas estabelece o valor que se espera criar para a organização.

Tarefas apropriadas - São as tarefas importantes que estão claramente relacionadas à estratégia da organização e ao propósito da equipe. Tarefas apropriadas necessitam da atenção do gerente de projetos. Os tópicos levantados nas reuniões do gerente de projetos junto com a equipe devem levar em conta um equilíbrio adequado entre questões administrativas, operacionais e estratégicas, bem como informações, discussão e tomada de decisões.

Tamanho apropriado – As equipes de projeto eficazes não são muito grandes. Se o projeto é gerenciado por apenas um gerente de projetos, o tamanho da gerencia já estará definido com apenas um gerente. Na mesma medida, uma equipe que gerencia um projeto não deve ser muito grande. A regra básica é formar a menor equipe possível para que o trabalho seja feito.

Composição Equilibrada – No caso de equipes de gerenciamento de projetos, devem ser compostas pela combinação certa de pessoas, levando em conta as competências e personalidades dos membros da equipe, e o grau de diversidade da equipe. Pessoas com competências complementares que trabalhem juntas e cooperem.

Sistemas de recompensa – As equipes eficazes de projeto devem ser recompensadas pelos resultados alcançados pela equipe e pela colaboração multifuncional entre os membros. Portanto, um sistema de reconhecimento e recompensa deve ser implementado pela organização para reconhecer os resultados do projeto e recompensar seu bom desempenho.

Os projetos são feitos por pessoas. Isso vale agora e ainda vai valer por muito tempo, até que sejamos substituídos por robôs. O engraçado de tudo isso é que, é claro, haverá um projeto que fará isso acontecer. Bem, é isso aí. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: