O Planning Poker é uma técnica usada pelas equipes ágeis para fazer
estimativas. A meta é obter o consenso.
O primeiro ponto aqui é que o projeto é executado em iterações ou
ciclos. Apenas para exemplificar, podemos dizer que no Scrum essas iterações
são chamadas de sprints. Dessa forma, para criar um plano para cada iteração é
necessário saber o que precisa ser feito (que são as atividades ou tarefas),
quanto tempo cada atividade vai demorar (que é a duração de cada atividade) e
as atividades que serão feitas em primeiro lugar e as que serão feitas depois
destas, e assim por diante (que define as prioridades).
Quando falamos em termos do que precisa ser feito, estamos falando dos
requisitos de cada atividade. Também é importante fazer comparações para saber
o quanto uma atividade é maior (leva mais tempo para ser feita/é mais
complexa/custa mais caro) ou menor (leva menos tempo pra ser feita/é menos
complexa/custa mais barato) que outra. Além disso, precisamos saber o que
precisa ser feito que é mais importante para o negócio (se estamos em um
projeto interno) ou para o cliente ou o negócio desse cliente (se estamos
executando um projeto para outra empresa que nos contratou). Essa última parte
relacionada as prioridades parte do princípio que os donos do negócio sabem, melhor
do que ninguém, que inclui também a equipe que executa o projeto, o que é mais
importante e prioritário para o seu negócio, independentemente de existirem ou
não dependências.
Este é um bom momento para revisar a
questão das dependências entre atividades ou tarefas. Vamos considerar, em
primeiro lugar, um projeto de desenvolvimento de software, com partes que podem
ser experimentadas e utilizadas pelos usuários. Alguns dessas partes são, por
exemplo: (i)pagamento por Pix, (ii)seleção de produtos em ordem crescente de
preços, (iii)opção para que o cliente desista do serviço, (iv)criação de
playlist, e assim por diante. Cada um dos exemplos anteriores será criado
através de códigos escritos por um programador (também chamado de
desenvolvedor) em uma determinada linguagem de programação e podem ser produtos
mínimos viáveis. Quem define o que deve ser feito em primeiro lugar, ou seja,
quem define as prioridades é o dono do negócio. Nesse caso, não há dependências
obrigatórias que amarrem a ordem das prioridades.
Agora, vamos pensar em projetos que não
sejam construídos com partes de software e ver como as dependências funcionam.
Vamos imaginar um prédio de apartamentos, um avião de transporte de passageiros
ou um carro de passeio. Os três exemplos citados só ficam prontos quando tudo
está pronto. Não se pode fazer o telhado em primeiro lugar, antes do alicerce e
das paredes. No caso do avião de passageiros, primeiro se monta a fuselagem,
dividida em grandes seções, ai vem as asas, depois o trem de pouso, as turbinas,
e por aí vai até a pintura da aeronave. Para o carro de passeio também há
passos muito bem definidos que incluem diferentes áreas como, por exemplo,
motor, transmissão, suspensão, dinâmica veicular, carroceria e freios. Um
prédio de apartamentos, um avião de passageiros e um carro de passeio são
projetos que têm dependências obrigatórias. Isso quer dizer que não se pode
escolher o que é feito em primeiro lugar e o que vem a seguir. Estes são
exemplos muito diferentes dos projetos de desenvolvimento de software. Nesses
projetos, com duração de 2 anos ou mais e envolvendo equipes com mais de 1000
profissionais, entre pessoal da empresa executora e terceiros, não existe o
chamado produto mínimo viável, como nos projetos de software. O prédio de
apartamentos, o avião de passageiros e o carro de passeio só são viáveis para
serem usados quando estão totalmente prontos. Dito isso, vamos voltar as
estimativas com a técnica Planning Poker, usadas nos projetos ágeis, que
envolvem equipes pequenas e são executados em rodadas ou iterações.
O Planning Poker é colaborativo e são
justamente os membros da equipe do projeto que fazem as estimativas. Para
facilitar o entendimento dessa técnica, vamos imaginar uma equipe com 4 membros
que precisa fazer estimativas para planejar uma iteração. Cada membro da
equipe, no papel de pessoa que faz uma estimativa, pega um conjunto de cartas
impressas com os números 0, ½, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40, 100 e, opcionalmente,
uma carta onde o sinal de interrogação (?) está impresso, para indicar casos
em que a pessoa que faz a estimativa simplesmente não tem ideia do valor a ser
estimado.
Notar que os valores acima formam uma
sequência de Fibonacci modificada.
O Planning Poker funciona com os
seguintes passos:
1)- O processo se inicia focalizando uma
determinada atividade ou tarefa.
2)- Os membros da equipe devem fazer uma
discussão sobre a atividade em foco, até que se tenha clareza sobre o que é a
atividade que se deve estimar.
3)-
Cada membro da equipe que está fazendo estimativas seleciona uma carta
com o número que representa o tamanho da atividade. Uma vez que todos tenham
feito suas escolhas, as cartas são apresentadas ao mesmo tempo. Isso evita que
a estimativa de uma pessoa influencie a estimativa de outra.
4)- Se não houver um consenso, as
pessoas que escolheram as cartas com pontuação mais alta e mais baixa serão
perguntadas sobre suas escolhas. Isso adicionará novas percepções sobre a
atividade focalizada.
5)- Levando em conta as novas percepções
apresentadas, todos fazem uma nova estimativa.
6)- O processo se repete até a obtenção
de consenso.
7)- Uma vez obtido o consenso, a
pontuação estimada para a atividade ou tarefa é registrada.
Aqui vale mencionar uma unidade
arbitrária chamada Story Point. O Story Point é, provavelmente, a unidade de estimativa
mais utilizada entre as equipes ágeis atualmente. O nome é derivado da forma
como se expressam requisitos de uma tarefa, na forma de User Story (Estória do
Usuário).
A pergunta então é a seguinte: Quantos
Story Points tem essa User Story?
Um Story Point é uma estimativa relativa
ao "tamanho" da atividade que pode ser comparada com outra atividade
no projeto. Portanto, espera-se que uma estória de 8 pontos demore quatro vezes
mais tempo que uma estória de 2 pontos.
Em uma análise grosseira, pode-se dizer
que um Story Point é uma unidade de medida que expressa a estimativa do esforço
necessário para implementar uma atividade ou tarefa. Todavia, além da
quantidade de esforço devem ser também considerados mais dois aspectos: a
complexidade para desenvolver a atividade e o risco para desenvolver essa
atividade.
Do ponto de vista prático, os pontos
atribuídos para cada atividade são usados para estimar o custo e a duração
dessas atividades. Cada equipe ágil pode definir o tamanho de um Story Point em
termos de horas ou dias. Isso também leva em consideração a quantidade de
recursos (pessoas, chamadas de programadores ou desenvolvedores) previstos para
trabalhar na atividade. Por exemplo, para a empresa XYZ, com custo hora do
desenvolvedor em $100, uma tarefa estimada para ser concluída (desenvolvimento
e testes) com 3 desenvolvedores em uma hora, pode receber a pontuação de 3. Em
outras palavras, a pontuação diz que a tarefa levará 1 hora para ser concluída
e custará $300.
Para uma mesma tarefa, a pontuação dos
Story Points pode ser diferente de empresa para empresa, bem como de equipe
para equipe. Em outras palavras, um Story Point é único para a equipe e não
pode ser comparado com o Story Point de outra equipe. As equipes podem ser
diferentes por diversos fatores como, por exemplo, quantidade de membros, grau
de especialização, tipos de competências e experiência, que faz com que
diferentes equipes trabalhem em diferentes velocidades. Como a velocidade das
equipes é diferente, o tempo para conclusão de atividades poderá ser também
diferente.
Algumas equipes adotam a regra de dividir
em tarefas menores uma atividade que é estimada com pontuação maior ou igual a
13. A ideia aqui é reduzir o risco quando se lida com tarefas grandes e,
geralmente, mais complexas, que são mais difíceis de estimar.
Como o Planning Poker é colaborativo e
permite a participação de todos os membros da equipe que executarão a atividade,
esta técnica funciona como ferramenta de integração da equipe, uma vez que
todos podem contribuir e se comprometer com o plano que está sendo elaborado.
Além disso, com a experiência de realizar sucessivas estimativas feitas para
várias iterações do projeto (fazer a estimativa, verificar se foi correta e
corrigir, se necessário, para melhorar a próxima iteração), o Planning Poker
auxilia no planejamento futuro, melhorando a precisão das estimativas.
Bem, é isso aí, até a próxima!
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