quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ORIENTAÇÃO DE TCC ONLINE

Olá pessoal, 

Obrigado por me acompanhar no blog. Vamos falar mais uma vez sobre orientação de TCC online!!!



Eu gostaria de começar dizendo que a escolha do tema do TCC é o início do trabalho e, geralmente, esse tema deve estar conectado aos interesses do aluno. E por que isso? O interesse real significa que o trabalho terá valor para o aluno. Recentemente, fiz algumas sugestões no artigo Temas Atuais para o TCC do seu MBA em Gestão de Projetos que você poderá acessar através do link abaixo. 

http://h12sse.blogspot.com/2020/08/temas-atuais-para-o-tcc-do-seu-mba-em.html

Uma vez escolhido o tema, surgem outros aspectos importantes que irão definir o caminho que o TCC deverá seguir como, por exemplo, os objetivos do trabalho, as hipóteses e as perguntas que serão respondidas pela pesquisa do aluno. Um desses aspectos é identificar se a Instituição de Ensino permite que o TCC seja baseado apenas em pesquisa bibliográfica ou, por outro lado, se o aluno terá que usar um estudo de caso (projeto desenvolvido pelo aluno), além da pesquisa bibliográfica.

Há instituições que não permitem monografias que usem apenas o estudo de livros e artigos (pesquisa bibliográfica). Geralmente, as faculdades fornecem um documento com as normas de elaboração de monografias e nesse documento essas regras são definidas. Recomendo que você verifique isso antes de iniciar o seu TCC.

Não é de agora que estou prestando serviços de orientação de TCC online, já faço isso há bastante tempo. Tenho trabalhado com estudantes de várias Instituições de Ensino como, por exemplo, FGV, USP/ESALQ/PECEGE, Centro Universitário SENAC, Kroton Educacional/Anhanguera, Estácio Pós-graduação MBA, Universidade de Uberaba, com excelentes resultados até o presente momento. Sim, me orgulho muito disso! O fato mais importante é que, sem exceção, é o estudante que escreve seu trabalho, que é o dono e autor do seu texto, sendo minha parte apenas a orientação. Evidentemente, meu trabalho não substitui o orientador(a) do aluno em sua faculdade, mas facilita o relacionamento do estudante com seu orientador(a) de forma mais produtiva, para elaboração da monografia.

A ideia na orientação é ajudar o aluno em cada passo do trabalho, desde a escolha do tema até o artigo final ficar pronto. Meu trabalho inclui: 

- Ajuda na escolha do tema; 

- Suporte na elaboração do projeto de TCC; 

- Esclarecimento de dúvidas; 

- Estrutura de capítulos do artigo; 

- Sugestões de referências bibliográficas; 

- Uso correto das citações no texto conforme a norma ABNT; 

- Correções do texto do ponto de vista de estilo e gramática nas diferentes versões do aluno até que o texto final fique pronto; 

- Auxílio no uso de artigos em inglês (sou fluente); 

- Verificação de plágio; 

- Dicas para a defesa oral;

A orientação acontece por e-mail, mensagens de texto e chamadas de voz via whatsapp e, também, chamadas de voz via telefone celular (eu ligo para o aluno no dia e horário combinados). Se desejar conversar por telefone pode me enviar seu número através do email  h12sblog@gmail.com  que ligarei para você. Mais uma vez agradeço por sua atenção.

 Atenciosamente, 

Prof. Haroldo Simões

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: