A
sexta edição do guia PMBOK, lançada em setembro de 2017, tem um capítulo
chamado de Padrão de Gerenciamento de Projetos que comentaremos nesse e em
próximos posts.
Como
descrito no próprio PMBOK, um padrão é um documento estabelecido por uma
autoridade como um modelo ou exemplo e que nesse caso é o ANSI (American
National Standards Institute). É importante entender que:
·
O padrão
descreve as boas práticas que podem ser usadas na maioria dos projetos, na
maior parte das vezes;
·
As boas
práticas são apresentadas e organizadas por grupos de processos;
·
Inclui também
informações sobre o ciclo de vida do projeto, sobre os stakholders e o papel do
gerente de projetos.
O
primeiro capítulo do Padrão de Gerenciamento de Projetos contêm os
conceitos-chave e as informações contextuais sobre o gerenciamento de projetos.
Nos capítulos de 2 até 6 são apresentados as definições dos grupos de processos
e as descrições desses processos.
Um
projeto é um instrumento de mudança para uma organização que implementa essa
mudança buscando alcançar objetivos e obter determinados benefícios. Para que
seja possível medir se os benefícios de projeto foram realmente atingidos devem
ser estabelecidos critérios de sucesso do projeto. Nesse sentido, o business
case e o plano de gerenciamento de benefícios devem ser desenvolvidos antes que
o projeto seja iniciado.
Sobre
o papel do gerente de projetos
É
a pessoa designada pela organização executora para liderar a equipe responsável
por alcançar os objetivos do projeto. O gerente de projetos não ganha o status
e o poder de chefe imediato apenas por ser o gerente. O Padrão de Gerenciamento
de Projetos afirma que os relacionamentos de subordinação do gerente do projeto
são baseados na estrutura da organização e na governança do projeto. Parece
vago à primeira vista. O que isso significa na prática é a necessidade do
gerente de projetos ser capaz de liderar através de sua influência. Dessa
forma, ser um profissional preparado e respeitado por sua comprovada
competência é essencial uma vez que esses fatores serão necessários para que a
equipe siga suas orientações e decisões. A equipe deverá seguir o líder mesmo
que esse não seja o chefe imediato designado pela organização.
O
Padrão de Gerenciamento de Projetos da ANSI afirma que além de quaisquer
habilidades técnicas específicas e habilidades gerais de gerenciamento
necessárias para o projeto, os gerentes de projetos devem ter no mínimo os
seguintes atributos:
·
Conhecimento
sobre gerenciamento de projetos, o ambiente de negócios, aspectos técnicos e
outras informações necessárias para administrar o projeto com eficácia;
·
Habilidades
necessárias para liderar com eficácia a equipe do projeto, coordenar o
trabalho, colaborar com as partes interessadas, solucionar problemas e tomar
decisões;
·
Capacidades
para desenvolver e administrar o escopo, cronogramas, orçamentos, recursos,
riscos, planos, apresentações e relatórios;
·
Outros
atributos necessários para gerenciar o projeto com sucesso, como personalidade,
atitude, ética e liderança.
Os
gerentes de projeto realizam o trabalho através da equipe e de outras partes
interessadas e tem sucesso quando os objetivos do projeto forem alcançados.
Portanto, não é algo simples, que só dependa de conhecimento técnico e do
trabalho individual.
Fonte: Guia PMBOK, 2017, p. 556. |
A
tabela acima apresenta as chamadas áreas de conhecimento e os grupos de
processos de gerenciamento de projetos.
Voltaremos
ao Padrão de Gerenciamento de Projetos em breve. Bem, é isso aí. Até a próxima!
Fonte: PMI
(Project Management Institute). Guia do Conhecimento em Gerenciamento de
Projetos (Guia PMBOK). 6ª. edição. Newtown Square, PA: Project Management
Institute, 2017.
Sempre acompanho o blog e indico aos professores do gestão agil de projetos, orgulho de acompanhar esse conteúdo, meus parabéns
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