segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Um Roteiro para o seu Artigo do TCC

Já dizia o ilustre Marquês de Maricá que “muito se perde por falta de inteligência, porém muito mais por preguiça e aversão ao trabalho”.  Sim, não há dúvida que escrever o artigo do seu TCC lhe dará certo trabalho. Mas, nessa hora tão importante, o estudante deve estar disposto a enfrentar a preguiça se quiser sair-se vencedor nesse desafio.


O objetivo dessa post é mostrar como os projetos de TCC devem se conectar aos artigos de TCC e com isso sugerir um roteiro que facilite a elaboração dos mesmos. Para ver como é um projeto de TCC consulte o post “3 Sugestões de Temas para o Projeto de TCC no seu MBA em Gestão de Projetos”. Vejamos, portanto, como isso pode ser feito! Nosso ponto de partida será a estrutura de capítulos sugerida abaixo:
Resumo (também chamado de Abstract em inglês)
1- Introdução
2- Fundamentação Teórica (sobre o tema escolhido)
3- O capítulo sobre o tema escolhido
4- Considerações finais
5- Referências bibliográficas  

Aqui e agora nosso foco vai estar nos capítulos 2 e 3.  As partes dedicadas ao resumo, ao capitulo de introdução e ao capítulo das considerações finais, devem ser deixadas para depois do estudo concluído.

Vamos trabalhar com dois temas de artigo para desenvolver nossa abordagem. O primeiro deles considera o tema da “importância de reuniões de projeto consistentes”. Sobre o que o artigo do TCC pode tratar? Todo artigo deve responder a uma ou mais perguntas sobre um determinado tema e nesse exemplo as perguntas podem ser as seguintes:

Como fazer reuniões de projeto consistentes? O que é afetado no projeto se essas reuniões falham?  Que técnicas e ferramentas devem ser usadas nas reuniões de projeto? Essas deveriam (ou poderiam) ser perguntas formuladas na parte de problematização do projeto de TCC.

Além disso, o aluno deve se perguntar por que esse tema é relevante para o gerenciamento de projetos. Bem, as reuniões de projeto devem seguir uma agenda previamente definida e manter a equipe, a alta direção e os clientes sempre bem informados e atualizados. Dessa forma, todas as partes interessadas permanecerão na mesma página do projeto. As reuniões são ferramentas de comunicação amplamente utilizadas nos projetos. Esse texto, ou algo semelhante, deveria estar na parte de justificativa ou até mesmo fazer parte das hipóteses do projeto de TCC.

O capitulo 2, dedicado a fundamentação teórica, deverá, portanto, conter um bom resumo dos processos de comunicação e do uso de reuniões em várias etapas do ciclo de vida do projeto (reunião de kick-off, reuniões de apresentação de status, reuniões para apresentar relatórios de andamento, reuniões para discutir e aprovar mudanças, etc, até a reunião de encerramento do projeto). Esse capítulo 2 deve também abordar as ferramentas e técnicas usadas nas reuniões. Deve, portanto, conter elementos importantes relacionados ao tema do artigo do TCC do aluno. Todavia, esse capitulo 2 apresenta o que os OUTROS pensam, não o aluno. Os outros, aqui mencionados, são os autores de livros e artigos que estão nas referências bibliográficas do artigo, também encontradas no projeto de TCC.

O capitulo 3, dedicado ao tema escolhido, é onde o aluno escreve as SUAS conclusões sobre o tema estudado e SUAS descobertas. Para esse primeiro exemplo, é aqui que o aluno responde como reuniões de projeto consistentes devem ser feitas, o que é afetado no projeto se essas reuniões falham e que técnicas e ferramentas devem ser usadas nas reuniões de projeto. O aluno escreve tudo isso tendo como base o estudo realizado para escrever sua fundamentação teórica. Nesse capitulo o aluno deve apresentar tudo isso de forma resumida, objetiva e direta, pois se espera que essas respostas sejam uma CONSEQUÊNCIA (ou uma CONCLUSÃO) do estudo feito e apresentado na parte da fundamentação teórica. Por sua vez, o capitulo 4, dedicado às considerações finais, conterá um resumo das SUAS conclusões e descobertas. Se o aluno desenvolve bem os capítulos 2 e 3 tem o trabalho quase pronto, faltando muito pouco para terminá-lo.

Dito isso, fica mais fácil trabalhar com o nosso segundo exemplo de tema, que aqui será o seguinte: “Um estudo comparativo de ferramentas de software de colaboração em projetos”.

Sobre o que o artigo do TCC pode tratar (relativo aos objetivos do projeto de TCC)? Todo artigo deve responder a uma ou mais perguntas sobre um determinado tema e nesse exemplo as perguntas podem ser as seguintes:

Quais as funcionalidades existentes nos softwares de colaboração em projetos? Quais os melhores softwares disponíveis no mercado? Quais os benefícios do uso desses softwares de colaboração para os projetos?

O aluno deve se perguntar por que esse tema é relevante para o gerenciamento de projetos. Os softwares de colaboração são ferramentas de integração que facilitam a comunicação (troca de informações) no projeto e agilizam a tomada de decisão. Isso é ainda mais importante quando trabalhamos com equipes grandes e distribuídas geograficamente.

O capitulo 2, dedicado a fundamentação teórica, deverá, portanto, incluir um texto que explique como funciona a colaboração nos projetos e porque essa colaboração é tão importante. Deverá conter também um bom resumo da descrição e características principais das ferramentas de software mais importantes, usadas para auxiliar/facilitar/agilizar a colaboração nos projetos. Esse capítulo apresenta o que os OUTROS (autores de livros e artigos inclusos nas referências bibliográficas) pensam!

O capitulo 3, dedicado ao tema escolhido, é onde o aluno escreve as SUAS conclusões sobre o tema estudado e SUAS descobertas. Para esse segundo exemplo, é aqui que o aluno apresenta uma tabela comparativa dos diferentes softwares estudados, com um ranking de características e funcionalidades, e indica os benefícios do uso desses softwares de colaboração para os projetos. O capitulo 4, dedicado às considerações finais, conterá um resumo das SUAS conclusões e descobertas.
Resumindo o que vimos até aqui, temos os seguintes passos para o nosso roteiro:
A)- Escolher um tema (sobre o trabalho do gerente de projetos ou que seja relevante para o gerenciamento de projetos)
B)- Sobre o que esse artigo deve tratar? Essa resposta indicará que perguntas o artigo deve responder.
C)- Porque esse tema é relevante? Isso ajuda a detalhar e aprofundar mais o tema escolhido.
D)- Capitulo 2 - Fundamentação teórica: Apresenta o que os OUTROS pensam. Deve ser feita com base nas respostas em B e C. Essas respostas fornecerão indicações sobre livros e artigos a serem estudados.

E)- Capítulo 3 - É onde o aluno escreve as SUAS conclusões sobre o tema estudado e SUAS descobertas, apresentando evidências, que podem incluir citações de autores, tabelas comparativas e outros tipos de gráficos.

Espero que esse post possa ajudar o estudante a iniciar o seu artigo do TCC. Bem, é isso aí!

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