segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Quem são os alunos da EAD?

“Será que existe um aluno ‘típico’ do EAD? Tendo em conta o respectivo número em todo o mundo, assim como as circunstâncias e as motivações de aprendizagem diferentes de cada um, tal parece improvável. Contudo, existem características comuns que devemos ter e mente. Seguem-se alguns exemplos de alunos do EAD.

A Cláudia trabalha no UNHCR, a organização das Nações Unidas que dá ajuda e defende os refugiados e as pessoas exiladas, num gabinete regional sito na antiga Iugoslávia. A língua materna dela é o Italiano, e está a frequentar o curso do EAD ‘Escrita Eficiente para o UNHCR’ para melhorar as suas capacidades de comunicação escrita, mais especialmente de redação de relatórios. A Cláudia lida com muitos projetos ao mesmo tempo, viaja frequentemente, e está sempre disponível para responder a situações de crise. Estuda para o curso quando dispõe de uma ou duas horas livres, e mantém-se em contato com o respectivo tutor através de e-mails regulares.

O George ficou sem emprego, no ano passado, quando a fábrica onde trabalhava desde que saiu da escola fechou. Sempre gostou de fabricar móveis, como passatempo, e inscreveu-se num programa de EAD dedicado à constituição e gestão de uma pequena empresa, de modo a poder transformar o passatempo num empreendimento lucrativo. O programa possui recursos impressos e baseados em computador, e requer que o George apresente trabalhos regularmente. Ao mesmo tempo, tenta ganhar dinheiro com os móveis que fabrica e com biscates, aproveitando qualquer trabalho disponível, mesmo que tal signifique pôr de lado os estudos durante algum tempo.

A Zoe, uma enfermeira comunitária na África meridional, está a frequentar cursos de EAD sobre práticas de cuidados de saúde comunitários, para melhorar as suas competências e obter qualificações mais elevadas. Os cursos fornecem materiais impressos e tutoriais presenciais mensais. A Zoe deve visitar comunidades espalhadas por uma vasta área, e nem sempre consegue estar presente nos tutoriais; por isso, precisa encontrar outras maneiras para se manter a par do curso e em contacto com o seu tutor.

O Yussuf trabalha na unidade de estudos externos de uma grande universidade no Sudeste Asiático. A unidade dele iniciou um projeto de cinco anos para facultar programas de certificação e bacharelato a professores, através do EAD. Ele pretende aprender mais acerca do EAD para ser eficiente neste novo projeto, e inscreveu-se no programa de licenciatura em prática do EAD, que, por sua vez, é oferecido através do EAD a partir de uma universidade na Europa. Os cursos utilizam recursos baseados na Internet e impressos, assim como discussões on-line com outros estudantes e com o tutor, e ainda trabalhos regulares e projetos em grupo.

Nestes estudantes do EAD existem características que têm implicações quanto à maneira como eles irão abordar a aprendizagem, como irão se beneficiar com o EAD, e quanto aos desafios que irão se deparar com um curso de ensino aberto e à distância.

Características do Aluno do EAD

Seguem-se algumas das características comuns dos alunos adultos do ensino à distância. Cada uma destas características tem implicações sobre o processo de aprendizagem dos alunos”.

................................................
Texto extraído do livro “Tutoria no EAD: Um Manual para Tutores”, de Jennifer O´Rourke e traduzido por Walter Ambrósio, publicado pela COL – Commonwealth of Learning.
A Commonwealth of Learning (COL) é uma organização empenhada em apoiar os governos membros da Commonwealth para tirar o máximo partido das estratégias e tecnologias do ensino à distância para proporcionar um aumento de acessibilidade equitativa à educação e formação para todos os seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: