“Será que existe um
aluno ‘típico’ do EAD? Tendo em conta o respectivo número em todo o mundo,
assim como as circunstâncias e as motivações de aprendizagem diferentes de cada
um, tal parece improvável. Contudo, existem características comuns que devemos
ter e mente. Seguem-se alguns exemplos de alunos do EAD.
A Cláudia trabalha no
UNHCR, a organização das Nações Unidas que dá ajuda e defende os refugiados e
as pessoas exiladas, num gabinete regional sito na antiga Iugoslávia. A língua
materna dela é o Italiano, e está a frequentar o curso do EAD ‘Escrita
Eficiente para o UNHCR’ para melhorar as suas capacidades de comunicação escrita,
mais especialmente de redação de relatórios. A Cláudia lida com muitos projetos
ao mesmo tempo, viaja frequentemente, e está sempre disponível para responder a
situações de crise. Estuda para o curso quando dispõe de uma ou duas horas
livres, e mantém-se em contato com o respectivo tutor através de e-mails regulares.
O George ficou sem
emprego, no ano passado, quando a fábrica onde trabalhava desde que saiu da
escola fechou. Sempre gostou de fabricar móveis, como passatempo, e
inscreveu-se num programa de EAD dedicado à constituição e gestão de uma pequena
empresa, de modo a poder transformar o passatempo num empreendimento lucrativo.
O programa possui recursos impressos e baseados em computador, e requer que o
George apresente trabalhos regularmente. Ao mesmo tempo, tenta ganhar dinheiro
com os móveis que fabrica e com biscates, aproveitando
qualquer trabalho disponível, mesmo que tal signifique pôr de lado os estudos
durante algum tempo.
A Zoe, uma enfermeira
comunitária na África meridional, está a frequentar cursos de EAD sobre
práticas de cuidados de saúde comunitários, para melhorar as suas competências
e obter qualificações mais elevadas. Os cursos fornecem materiais impressos e
tutoriais presenciais mensais. A Zoe deve visitar comunidades espalhadas por
uma vasta área, e nem sempre consegue estar presente nos tutoriais; por isso, precisa
encontrar outras maneiras para se manter a par do curso e em contacto com o seu
tutor.
O Yussuf trabalha na
unidade de estudos externos de uma grande universidade no Sudeste Asiático. A
unidade dele iniciou um projeto de cinco anos para facultar programas de
certificação e bacharelato a professores, através do EAD. Ele pretende aprender
mais acerca do EAD para ser eficiente neste novo projeto, e inscreveu-se no programa
de licenciatura em prática do EAD, que, por sua vez, é oferecido através do EAD
a partir de uma universidade na Europa. Os cursos utilizam recursos baseados na
Internet e impressos, assim como discussões on-line com outros
estudantes e com o tutor, e ainda trabalhos regulares e projetos em grupo.
Nestes estudantes do
EAD existem características que têm implicações quanto à maneira como eles irão
abordar a aprendizagem, como irão se beneficiar com o EAD, e quanto aos
desafios que irão se deparar com um curso de ensino aberto e à distância.
Características do Aluno do EAD
Seguem-se algumas das
características comuns dos alunos adultos do ensino à distância. Cada uma
destas características tem implicações sobre o processo de aprendizagem dos
alunos”.
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Texto extraído do
livro “Tutoria no EAD: Um Manual para Tutores”, de Jennifer O´Rourke e traduzido
por Walter Ambrósio, publicado pela COL – Commonwealth of Learning.
A Commonwealth of Learning (COL) é uma organização empenhada em apoiar os governos membros da
Commonwealth para tirar o máximo partido das estratégias e tecnologias do ensino
à distância para proporcionar um aumento de acessibilidade equitativa à
educação e formação para todos os seus cidadãos.
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