O projeto Guaiba 2,
da empresa Celulose Riograndense
(grupo CMPC) foi indicada como finalista ao prêmio “Project of the Year”
(Melhor Projeto do Ano) do PMI. Além do projeto Guaiba 2 são finalistas os
projetos Lady Cilento´ Children Hospital da Australia e National Synchroton Light Source dos Estados Unidos. O vencedor será conhecido na noite de 24 de setembro
de 2016, em San Diego, na California, na abertura do evento PMI Global Congress
2016 – North America.
Sobre o projeto
Guaiba 2:
“Em dezembro de 2012,
o Rio Grande do Sul recebeu a confirmação do maior investimento privado de sua
história. A Celulose Riograndense, sediada em Guaíba, anunciou que até 2015
serão investidos mais de R$ 5 bilhões na expansão de sua fábrica. Divididos em
três grandes áreas: Industrial, Florestal e Infraestrutura, o projeto irá
aumentar em mais de três vezes a capacidade de produção da unidade. Hoje, a
empresa possui 214 mil hectares de terras, dos quais 81 mil são destinados à
preservação ambiental.
A nova fábrica
demandará contratação de empresas locais, gerando mais desenvolvimento,
negócios, impostos, empregos e melhores condições de vida em toda a região.
Mais de 7 mil postos de trabalho diretos serão gerados e 17.100 indiretos até
2015, quando a planta entrará em atividade. Posteriormente serão criados mais
2.500 empregos diretos.
Além do investimento
na obra, a expansão vai gerar, durante a fase de construção, R$ 102 milhões de
recolhimento de ICMs para o Estado. Com a entrada em funcionamento, a geração
anual de divisas será da ordem de R$1,4 bilhão. Atualmente, a fábrica de Guaíba
produz 450 mil toneladas de celulose por ano. Com a ampliação, passará a 1.750
toneladas por ano e 100% da produção comercializada.
A expansão trará
inúmeros benefícios, alavancando a cadeia produtiva com o incentivo
participativo para as empresas locais, criando condições para que essas ampliem
sua participação de mercado, aprimorando seus processos e modernizando seus
parques fabris, ajudando no crescimento e desenvolvimento do Estado como um
todo”.
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