A pesquisa que vamos
apresentar nesse post foi feita nos Estados Unidos e recentemente postada por
Dennis McCafferty em 03/12/2014, no website www.baselinemag.com, e fala dos problemas que os trabalhadores
norte-americanos enfrentam com a sobrecarga de trabalho em suas organizações.
Você verá que existem muitas similaridades com a situação presente nas empresas
brasileiras, principalmente naquelas que usam intensivamente a Internet através
de notebooks e dispositivos de comunicação móvel. Acompanhe e verá que qualquer semelhança não
é mera coincidência. Participaram dessa pesquisa mais de 2.000 trabalhadores
norte-americanos.
“Um número
significativo de trabalhadores
norte-americanos está lutando com a sobrecarga de trabalho e estão sobrecarregados
tentando lidar com toda a tecnologia
em suas vidas, de acordo com uma pesquisa recente da Cornerstone OnDemand. Os funcionários também estão lidando com distrações praticamente intermináveis relacionadas a tecnologia (e-mails, mensagens
instantâneas, etc.) e também relacionadas as pessoas
amáveis (colegas de trabalho,
parceiros de negócios). Pensando de forma positiva,
esses funcionários acreditam que podem
gerenciar tudo isso através do uso
de dispositivos pessoais e aplicativos
e, além disso, se trabalharem em um regime flexível (trabalho
remoto / home office). "Nós agora vivemos em um mundo onde a presença física é opcional. As linhas entre a vida profissional e a vida pessoal estão
cada vez mais tenues, devido à tecnologia
e aos horários flexíveis.
O trabalho em regime flexível, por sua vez, é visto pelos funcionários como um direito, não um privilégio", diz Adam Miller, fundador e
CEO da Cornerstone OnDemand. "Os
empregadores que capacitam seu pessoal a
fazer seu trabalho da melhor maneira
possível, seja por meio de políticas, de recursos ou da cultura flexível em relação ao local de trabalho (home office ou outro fora da empresa) estão melhor posicionados para atrair e reter os melhores talentos.
Felizmente, a tecnologia
(computação em nuvem, Internet, redes celulares, smartphones, tablets) está facilitando o entrelaçamento entre o físico e o virtual e
permitindo a colaboração e a conectividade".
Vejamos agora alguns dos resultados da mencionada
pesquisa:
·
61% dos
trabalhadores norte-americanos entrevistados disseram que a sobrecarga de trabalho prejudica a sua produtividade, e 50% disseram que essa sobrecarga de trabalho
tem aumentado ao longo dos últimos 12 meses;
·
46%
disseram que a sobrecarga
de tecnologia tem aumentado ao
longo dos últimos 12 meses,
e 44%
disseram que tem sobrecarga de informação;
·
80%
disseram que são distraídos por alguma forma de
comunicação no trabalho;
·
Os principais
tipos de distração são, nessa ordem, as chamadas
telefônicas não programadas,
as visitas não planejadas,
inclusive de colegas de trabalho,
o email, os alertas de mídia social
e as mensagens instantâneas;
·
63% dos trabalhadores norte-americanos
entrevistados preferem
colaborar
em pessoa,
em comparação com apenas 28% que preferem a
colaboração online;
·
Mais de dois terços disseram que as reuniões
presenciais podem ser
completamente substituídas com
o uso da tecnologia certa,
apesar de sua preferência para a
colaboração presencial;
·
65%
disseram que o horário de trabalho flexível e o trabalho remoto aumentam a
produtividade, em comparação com apenas
17%
que acham
que esse arranjo diminui a produtividade;
·
Da lista de
equipamentos fornecidos pelas empresas para seus empregados o computador notebook
aparece em primeiro lugar, seguido pelo smartphone”.
Fonte: http://www.baselinemag.com/careers/slideshows/employees-struggle-with-work-and-tech-overload.html/#sthash.nf89PhNk.dpuf
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