“Voices
on Project Management-
Construa Patrocínios, Incremente o Portfolio
Todos
já estivemos nesta posição. Os gerentes de portfólio fizeram seu trabalho de
estabelecer objetivos a longo prazo e uma estratégia clara. Projetos foram
selecionados e priorizados. E ainda assim a organização está com dificuldades
em compilar os benefícios reais do projeto, ou seja, resultados que criarão
valor de negócio e contribuirão nos objetivos estratégicos do projeto. Essa
dificuldade recai subseqüentemente sobre o portfólio.
Tal
desconexão está freqüentemente associada a um patrocínio fraco, e isso é
geralmente o resultado do patrocinador do projeto desconhecer seu papel. Quando
isso acontece, ele não está apto a apoiar o projeto de uma forma alinhada ao
plano estratégico da empresa. Patrocinadores do projeto são importantes na
seleção, categorização, alocação de recursos, monitoramento e comunicação do
progresso de um projeto ao alto escalão de uma organização. Por ser um tomador
de decisões de alto nível, um patrocinador do projeto efetivo dá ao portfólio
mais agilidade e flexibilidade para adaptar e absorver mudanças.
Enquanto
possuir o tipo correto de patrocinador não ocorre da noite pro dia, a mudança
para isso pode acontecer desde já. Para tal, os gerentes de nível executivo
(muitos dos quais podem ser patrocinadores) devem:
·
Fazer
do planejamento estratégico um processo continuo e dinâmico
·
Apontar
e designar um patrocinador responsável por cada objetivo de negócio
·
Prover
mentoring e coaching aos patrocinadores, além de treinamento em gerenciamento
de projeto e de portfólio
Gerentes
de projeto podem também auxiliar melhor no suporte a patrocinadores através de
uma comunicação na mesma língua. Gerentes de projeto devem traduzir questões
técnicas (como escopo e entrega) em resultados de negócio tangíveis (como
retorno sobre investimento, lucro, rendimento e custo) aos patrocinadores.
Desta forma, patrocinadores e gerentes de projeto podem lidar com o ambiente
interno (time do projeto e processos) e externo ( estrutura organizacional, estratégia
e demandas de marketing).
Você
possui um patrocinador do evento forte na sua organização? Na sua experiência,
patrocínio efetivo pode incrementar a performance do portfolio?”
Fonte:
Autor: Mario Henrique Trentim, PMP, PMI-RMPPMP: Project Management Professional
PMI – RMP: Project Management Institute – Risk Management Professional
Notas:
Mentoring: é uma espécie de tutoria na qual os profissionais mais maduros, em nível sênior, compartilham conhecimentos e experiências com profissionais menos experientes. O responsável por conduzir um processo de mentoring é denominado Mentor.
Coaching: é um processo de
aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e
habilidades para o alcance de resultados planejados. O responsável por conduzir
um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, Treinador.
Interessante Post do Prof. Mario Trentim. Valeu Tutor Haroldo pela publicação do mesmo. Tenham certeza que informações como estas ajudam e nos incentivam em nosso curso de MBA Gestão de Projetos.
ResponderExcluirabs,
Roberto Apolinario