sexta-feira, 7 de junho de 2013

Voices on Project Management - Construa Patrocínios, Incremente o Portfolio

Nesse interessante post o professor Mario Henrique Trentim aborda o desafio das organizações em visualizar os benefícios reais de seus projetos, tópico que mostra que nem sempre o óbvio é fácil de alcançar. Afinal, para que são feitos os projetos, se não para gerar resultados para as organizações? Bem, essa questão é tratada aqui em Voices on Project Management, publicado no website do PMI (Project Management Institute). Aproveito para agradecer a gentileza do prof. Mario Trentim em permitir a reprodução no blog.

“Voices on Project Management- Construa Patrocínios, Incremente o Portfolio

Todos já estivemos nesta posição. Os gerentes de portfólio fizeram seu trabalho de estabelecer objetivos a longo prazo e uma estratégia clara. Projetos foram selecionados e priorizados. E ainda assim a organização está com dificuldades em compilar os benefícios reais do projeto, ou seja, resultados que criarão valor de negócio e contribuirão nos objetivos estratégicos do projeto. Essa dificuldade recai subseqüentemente sobre o portfólio.

Tal desconexão está freqüentemente associada a um patrocínio fraco, e isso é geralmente o resultado do patrocinador do projeto desconhecer seu papel. Quando isso acontece, ele não está apto a apoiar o projeto de uma forma alinhada ao plano estratégico da empresa. Patrocinadores do projeto são importantes na seleção, categorização, alocação de recursos, monitoramento e comunicação do progresso de um projeto ao alto escalão de uma organização. Por ser um tomador de decisões de alto nível, um patrocinador do projeto efetivo dá ao portfólio mais agilidade e flexibilidade para adaptar e absorver mudanças.

Enquanto possuir o tipo correto de patrocinador não ocorre da noite pro dia, a mudança para isso pode acontecer desde já. Para tal, os gerentes de nível executivo (muitos dos quais podem ser patrocinadores) devem:

·         Fazer do planejamento estratégico um processo continuo e dinâmico

·         Apontar e designar um patrocinador responsável por cada objetivo de negócio

·         Prover mentoring e coaching aos patrocinadores, além de treinamento em gerenciamento de projeto e de portfólio

Gerentes de projeto podem também auxiliar melhor no suporte a patrocinadores através de uma comunicação na mesma língua. Gerentes de projeto devem traduzir questões técnicas (como escopo e entrega) em resultados de negócio tangíveis (como retorno sobre investimento, lucro, rendimento e custo) aos patrocinadores. Desta forma, patrocinadores e gerentes de projeto podem lidar com o ambiente interno (time do projeto e processos) e externo ( estrutura organizacional, estratégia e demandas de marketing).

Você possui um patrocinador do evento forte na sua organização? Na sua experiência, patrocínio efetivo pode incrementar a performance do portfolio?”

Fonte:
Autor: Mario Henrique Trentim, PMP, PMI-RMP
PMP: Project Management Professional
PMI – RMP: Project Management Institute – Risk Management Professional

Notas:
Mentoring: é uma espécie de tutoria na qual os profissionais mais maduros, em nível sênior, compartilham conhecimentos e experiências com profissionais menos experientes. O responsável por conduzir um processo de mentoring é denominado Mentor.

Coaching: é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, Treinador.

Um comentário:

  1. Interessante Post do Prof. Mario Trentim. Valeu Tutor Haroldo pela publicação do mesmo. Tenham certeza que informações como estas ajudam e nos incentivam em nosso curso de MBA Gestão de Projetos.
    abs,
    Roberto Apolinario

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