Planejar a qualidade – Inclui os
processos que identificam os requisitos e/ou padrões da qualidade para o
projeto e suas entregas e documenta como o projeto demonstrará que está de
acordo com os requisitos da qualidade.
Realizar a garantia da qualidade
– Inclui os processos de auditoria dos requisitos da qualidade e dos resultados
obtidos através das medições de controle da qualidade para se certificar que os
padrões da qualidade apropriados e as definições operacionais estão sendo
usadas.
Realizar o controle da qualidade –
Inclui os processos de monitoramento e registro dos resultados de execução das
atividades da qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças que
se façam necessárias.
Olhando mais de perto,
verificando em cada um desses processos suas entradas, ferramentas &
técnicas, e saídas, é possível notar que há algumas diferenças. Nesse post
vamos mencionar os processos do gerenciamento da qualidade do projeto conforme
são descritos na quinta edição do PMBOK.
Na busca pelo alcance da
compatibilidade com a ISO (International Organization for Standardization), a
moderna gestão da qualidade procura minimizar as variações e entregar
resultados que atendam requisitos previamente definidos. Esta abordagem
reconhece a importância de:
Satisfação do cliente: Entender,
avaliar, definir e gerenciar os requisitos para que as expectativas dos
clientes sejam alcançadas. Isto requer uma combinação de conformidade dos
requisitos (para se certificar que o projeto produz aquilo que foi criado para
produzir) e adequação ao uso (significando que o produto ou serviço necessita
satisfazer às necessidades reais).
Prevenção ao invés de inspeção:
Determina que a qualidade deve ser planejada, projetada e incorporada – em vez
de inspecionada. O custo de prevenir os erros geralmente é muito menor do que o
custo de corrigi-los quando são encontrados pela inspeção.
Melhoria contínua: O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act),
que em português significa planejar-fazer-verificar-agir, é a base para a
melhoria da qualidade. Além disso, as iniciativas de melhoria da qualidade
empreendidas pela organização executora, tais como TQM (Total Quality
Management, ou Gestão da Qualidade Total) e Seis Sigma devem aprimorar a
qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do
projeto.
Responsabilidade da gerência: O
sucesso exige a participação de todos os membros da equipe do projeto, mas
continua sendo a responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários
ao êxito.
Custo da qualidade (Cost of
Quality – COQ): Refere-se ao custo total de todos os esforços relativos à
qualidade durante todo o ciclo de vida do projeto. As decisões do projeto podem
impactar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de
produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall. Portanto, devido à
natureza temporária do projeto, a organização patrocinadora pode optar por
investir na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente na avaliação e
prevenção de defeitos para reduzir o custo externo da qualidade.
A figura 1, acima, ilustra a
visão geral dos processos de gerenciamento da qualidade do projeto.
Planejar a Qualidade inclui:
1. Entradas
1.1
Plano de gerenciamento do projeto
1.2
Registro dos stakeholders
1.3
Registro de riscos
1.4
Documentação de requisitos
1.5
Fatores ambientais da empresa
1.6
Ativos de processos organizacionais
2. Ferramentas
e Técnicas
2.1
Análise de custo-benefício
2.2
Custo da qualidade
2.3
As sete ferramentas básicas da qualidade
2.4
Benchmarking
2.5
Projetos de experimentos
2.6
Amostragem estatística
2.7
Ferramentas adicionais de planejamento da
qualidade
2.8
Reuniões
3. Saídas
3.1
Plano de gerenciamento da qualidade
3.2
Plano de melhoria de processos
3.3
Métricas da qualidade
3.4
Listas de verificação da qualidade
3.5
Atualização dos documentos do projeto
Realizar a Garantia da Qualidade inclui:
1. Entradas
1.1
Plano de gerenciamento da qualidade
1.2
Plano de melhoria de processos
1.3
Métricas da qualidade
1.4
Medições do controle da qualidade
1.5
Documentos do projeto
2. Ferramentas
e Técnicas
2.1
Ferramentas e técnicas de planejar a qualidade e
realizar o controle da qualidade
2.2
Auditorias da qualidade
2.3
Análise de processos
3. Saídas
3.1
Solicitação de mudanças
3.2
Atualizações no plano de gerenciamento do
projeto
3.3
Atualizações dos documentos do projeto
3.4
Atualizações dos ativos de processos organizacionais
Realizar o Controle da Qualidade inclui:
1. Entradas
1.1
Plano de gerenciamento do projeto
1.2
Métricas da qualidade
1.3
Listas de verificação da qualidade
1.4
Medições de desempenho do trabalho
1.5
Solicitações de mudanças aprovadas
1.6
Entregas
1.7
Documentos do projeto
1.8
Ativos de processos organizacionais
2. Ferramentas
e Técnicas
2.1
As sete ferramentas básicas da qualidade
2.2
Amostragem estatística
2.3
Inspeção
2.4
Revisão das solicitações de mudanças aprovadas
3. Saídas
3.1
Medições do controle de qualidade
3.2
Mudanças validadas
3.3
Entregas validadas
3.4
Informações do desempenho do trabalho
3.5
Solicitação de mudanças
3.6
Atualizações do plano de gerenciamento do
projeto
3.7
Atualizações dos documentos do projeto
3.8
Atualizações dos ativos de processos
organizacionais
A figura 2, acima, mostra os
relacionamentos fundamentais da Qualidade Assegurada e do Controle da Qualidade
com os modelos IPECC, PDCA, Custo da Qualidade e os grupos de processos do
gerenciamento de projetos.
(IPECC:
Initiating-Planning-Execution-Control-Closing, que em português significa
Iniciação-Planejamento-Execução-Controle-Encerramento).
Fonte: PMBOK 5ª. edição e PMBOK
4ª. edição
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