Para compreender a informação aqui contida, estamos considerando que você leu os posts anteriores. Vamos agora supor que o resultado do planejamento de escopo do projeto foi a seguinte WBS:
Assim, a WBS do nosso exemplo possui 3 entregas: Entrega A, Entrega B e Entrega C. As 3 entregas mencionadas estão divididas em atividades ou tarefas. A Entrega A possui as atividades Tarefa A1 e Tarefa A2. A Entrega B possui as atividades Tarefa B1, Tarefa B2 e Tarefa B3. Finalmente, a Entrega C possui as atividades Tarefa C1 e Tarefa C2. Nesse exemplo, a WBS é genérica, mas as instruções à seguir serão válidas para qualquer WBS de um projeto. Quando o Open Proj é aberto, a opção de gráfico de Gantt está normalmente selecionada. Caso isso não aconteça, selecione esta opção no ícone do lado esquerdo superior da tela do programa.
Siga os próximos passos na seguinte ordem: A)Digite “Projeto” na primeira linha (linha de cima); B) Digite “Entrega A” na linha abaixo; C) Digite “Entrega B” na linha abaixo; D) Digite “Entrega C” na linha abaixo; E) Posicione a seta do mouse no lado esquerdo da tela, onde aparecem os números das linhas, na linha abaixo onde está escrito “Entrega A”. Clique com o botão esquerdo do mouse e a linha ficará escura; F) Clique com o botão direito do mouse e aparecerá uma tela de opções. Escolha a opção “Novo”; G) Você abriu uma linha em branco abaixo da “Entrega A”. Digite ”Tarefa A1”; H) Seguindo o mesmo procedimento, abra mais uma linha em branco e digite “Tarefa A2”; I) Posicione a seta do mouse no lado esquerdo, onde aparecem os números das linhas, na linha abaixo onde está escrito “Entrega B”; J) Siga o procedimento de abrir linhas abaixo de “Entrega B” e digite em cada linha a “Tarefa B1”, “Tarefa B2” e “Tarefa B3”; K) Faça o mesmo para digitar a “Tarefa C1” e “Tarefa C2” abaixo da Entrega C.
Note que você ainda não carregou completamente a WBS genérica do nosso exemplo, pois falta ainda agrupar cada conjunto de tarefas a sua entrega correspondente. Para isso, use o ícone > na barra superior do menu do programa. O procedimento é simples: selecione com o mouse as tarefas A1 e A2. Em seguida, clique no ícone >. Note que as tarefas A1 e A2 são deslocadas para a direita, em relação a Entrega A. Faça o mesmo com as tarefas B1, B2 e B3 para a Entrega B e, em seguida, com as tarefas C1 e C2 para a Entrega C. O resultado será idêntico ao apresentado na figura abaixo.
Quando você seleciona uma linha e clica com o botão direito do mouse, surgem várias opções de escolha. Há opção “Excluir” pode ser usada em caso de erro ou necessidade de correção.
Bem, vamos ficar por aqui!
Não deixem de ler os outros posts sobre o Open Proj que publicamos no blog.
WBS: Work Breakdown Structure ou estrutura analítica do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: