Análise da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que 62% dos consumidores brasileiros preferem os produtos produzidos no Brasil, enquanto 30% e 27% dos entrevistados consideram ruins ou péssimos os produtos vindos respectivamente da China e Coreia. Os entrevistados também responderam se eles preferem adquirir os produtos nacionais, mesmo que tenham que pagar um pouco mais caro, porque eles geram empregos no Brasil, e as respostas foram:
• Sim: 62%
• Não: 28%
• Não sabe ou não quis responder: 10%
Por fim, foi perguntado aos entrevistados se eles concordam com a afirmação de que a indústria brasileira tem grandes dificuldades de competir com os produtos importados e isso leva a redução da sua atividade. E 56% concordam com a afirmação, 29% discordaram da afirmação e 14% não souberam ou não quiseram responder.
"Na maioria dos casos, o consumidor nem sequer sabe se o que está comprando é nacional ou importado, porque dificilmente isso é colocado como opção a ele", afirmou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), Paulo Francini. Para ele, o avanço dos importados acontece por causa do preço mais baixo e não por uma questão de qualidade: "O preço do importado possibilita hoje ao agente econômico vendê-lo no mercado doméstico ganhando dinheiro".
Fonte:
http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2011/10/24/brasileiros_preferem_produtos_nacionais_pesq_fiesp.ntc?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: