Para compreender a informação aqui contida, estamos considerando que você leu os posts anteriores. Nesse ponto, você já deve ter notado que a tela principal do Open Proj é a do gráfico de Gantt, que é a forma mais usada para apresentar um cronograma. Todavia, ainda faltam alguns passos para conseguirmos montar o cronograma do nosso exemplo. Nesse post vamos trabalhar com a preparação da tabela de recursos. É o momento de lembrar que o nosso projeto deve ser discutido com a equipe que irá executá-lo e os outros stakeholders, e de entender que o projeto será gerenciado através de suas tarefas. Eu recomendo então que seja montada uma planilha de alocações contendo as informações de necessidades de recursos, custos, duração e as precedências de cada uma das tarefas. Isso será feito fora do Open Proj, como mostrado na figura abaixo.
Você deve entender que para alocar recursos a primeira providência é criar uma tabela de recursos no Open Proj. Para tanto você deve, no topo da página, clicar na opção > Exibir >> Recursos
O próximo passo é entrar com os recursos do seu projeto, conforme informado na planilha de alocações. Siga as seguintes instruções: A) Digite na primeira linha na coluna “Nome” o “Consultor Sênior”; B)Na coluna “Tipo” escolha “Trabalho”; C) Na coluna “Taxa Padrão” digite 100,00. Este é o custo/hora do Consultor Sênior; D) Na linha abaixo digite na coluna “Nome” o “Computador”; E) Na coluna “Tipo” escolha “Material”; F) Na coluna “Custo/Uso” digite 1000,00. Este é o custo de uso do computador; G) Entre os demais recursos conforme definido na planilha de alocações, seguindo o mesmo procedimento.
Use Taxa Padrão para alocar mão de obra e serviços cobrados por hora.
Ex.: 1 analista custa R$80 por hora
Ex.: 1 máquina de terraplanagem com operador custa R$370 por hora (não usada no nosso exemplo)
Use Custo/Uso para alocar materiais que serão usados no projeto por um valor determinado.
Ex.: 1 computador custa R$1000.
Ex.: 2000 tijolos custam R$430 (não usado no nosso exemplo)
Para cada recurso (mão de obra, equipamentos, instrumentos, materiais, etc), estamos usando somente as colunas “Nome”, “Tipo”, “Taxa Padrão” e “Custo/Uso”. Não se preocupe com as informações das outras colunas nesse momento. A informação carregada é suficiente para alocar os recursos necessários para executar as tarefas do projeto.
Durante a alocação de recursos, o Open Proj irá buscar os mesmos nessa tabela de recursos criada anteriormente. Bem, vamos ficar por aqui!
Não deixem de ler os outros posts sobre o Open Proj que publicamos no blog.
Todos os valores mencionados no texto são fictícios, usados apenas para ilustrar o exemplo apresentado.
Stakeholders: interessados e envolvidos no projeto
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