As tecnologias de
Inteligência Artificial e automação estão mudando rapidamente o local de
trabalho, com a empresa de consultoria Gartner prevendo que até 2024 essas
tecnologias serão capazes de assumir quase 69% da carga de trabalho atual de um
gerente. Tecnologias emergentes como assistentes pessoais virtuais (VPAs –
Virtual Personal Assistant), chatbots e automação de processos robóticos (RPA –
Robotic Process Automation) estão “aliviando a carga” (ou melhor, tomando na
mão grande o trabalho) de alguns gerentes ao automatizar muitas de suas tarefas
administrativas, liberando-os para se concentrarem mais na estratégia e direção
organizacional.
Se isso acontecer
(e tudo indica que vai), não será diferente do que aconteceu com outras funções
que receberam “ajuda” da automação ao longo da história, e como resultado, empregos foram perdidos. O aumento da eficiência no trabalho gerencial, através da
inclusão de ferramentas de IA e automação, cobrará o preço já tantas vezes cobrado
de outras profissões.
Muitos apostam que
essas mudanças acontecerão dentro dos próximos quatro anos. Mas o quanto a
função de um gerente realmente mudará nos próximos anos dependerá do empregador
e do setor da indústria em que este profissional trabalha.
The Open University = https://www.open.ac.uk/
Jane Dickinson, líder
de habilidades digitais na The Open
University, espera que em 2024 a tecnologia esteja mais presente no dia de trabalho
típico de um gerente do que atualmente.
A argumentação de
professores e pesquisadores sobre a tecnologia mudando o papel dos gerentes traz
exemplos bastante interessantes.
Por exemplo, vai passar o tempo da dependência dos gerentes em relação a certas habilidades digitais
especializadas, oferecidas por um ou dois indivíduos (especialistas em
tecnologia da organização). Em 2024 o conjunto típico de habilidades dos gerentes incorporará
essas especialidades (argumento da evolução profissional).
O foco será
incorporar e aplicar novas tecnologias e garantir que a força de trabalho tenha
as habilidades necessárias para adotá-las com eficiência. Aqueles que não o
fizerem correm o risco de ficar para trás nesta época de rápida mudança digital
(argumento do medo com a ameaça de perda do emprego).
Information
Services Group Inc = https://isg-one.com/
A principal
mudança que os gerentes precisarão se acostumar, acrescenta William Harris,
diretor do Information Services Group,
é “não apenas ter humanos em suas equipes, mas também trabalhadores de silício”.
Trabalhadores de Silício
As empresas
desejam que seus funcionários aceitem que as novíssimas tecnologias sejam
incorporadas no dia-a-dia de trabalho das pessoas. As pessoas trabalhando
juntas com, ou apoiadas por, robôs (máquinas inteligentes). Portanto, do ponto
de vista do empregador (que deseja e trabalha para que isso aconteça), embora os
robôs sejam feitos de partes de hardware e bits de software e, portanto, muitas
vezes reivindicados pela TI como parte de suas atribuições, a questão central é
que se um líder está usando trabalhadores digitais – trabalhadores de silício -
como parte de sua equipe, eles são membros da equipe - e seus “outputs” (o que os
robôs fazem, produzem e entregam na saída) é responsabilidade do líder. Esse
líder é o gerente. Sim, as empresas estão apostando que seus gerentes, aqueles
que têm a responsabilidade de liderar as equipes de trabalho, considerem um robô
como um membro da equipe. Embora possa parecer que o trabalho dos gerentes
permanecerá o mesmo ainda por muito tempo, as mudanças provocadas pelas
novíssimas tecnologias estão relativamente próximas. Os gerentes devem se
tornar mais experientes em tecnologia (bem mais conhecedores de tecnologia do
que são atualmente) e aceitar a mudança fundamental de, ao invés de trabalhar
do jeito antigo - com gente de carne e osso, apenas, incorporar o novo jeito de
ser gerente, que é orquestrar uma força de trabalho híbrida.
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Para mais
informações consulte:
https://www.itpro.co.uk/technology/artificial-intelligence-ai/34722/is-a-bot-your-next-employee
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É isso aí, até a próxima!
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