sexta-feira, 25 de junho de 2021

Trabalhadores de Silício


As tecnologias de Inteligência Artificial e automação estão mudando rapidamente o local de trabalho, com a empresa de consultoria Gartner prevendo que até 2024 essas tecnologias serão capazes de assumir quase 69% da carga de trabalho atual de um gerente. Tecnologias emergentes como assistentes pessoais virtuais (VPAs – Virtual Personal Assistant), chatbots e automação de processos robóticos (RPA – Robotic Process Automation) estão “aliviando a carga” (ou melhor, tomando na mão grande o trabalho) de alguns gerentes ao automatizar muitas de suas tarefas administrativas, liberando-os para se concentrarem mais na estratégia e direção organizacional.  

Se isso acontecer (e tudo indica que vai), não será diferente do que aconteceu com outras funções que receberam “ajuda” da automação ao longo da história, e como resultado, empregos foram perdidos. O aumento da eficiência no trabalho gerencial, através da inclusão de ferramentas de IA e automação, cobrará o preço já tantas vezes cobrado de outras profissões.

Muitos apostam que essas mudanças acontecerão dentro dos próximos quatro anos. Mas o quanto a função de um gerente realmente mudará nos próximos anos dependerá do empregador e do setor da indústria em que este profissional trabalha.

The Open University =   https://www.open.ac.uk/

Jane Dickinson, líder de habilidades digitais na The Open University, espera que em 2024 a tecnologia esteja mais presente no dia de trabalho típico de um gerente do que atualmente.

A argumentação de professores e pesquisadores sobre a tecnologia mudando o papel dos gerentes traz exemplos bastante interessantes.

Por exemplo, vai passar o tempo da dependência dos gerentes em relação a certas habilidades digitais especializadas, oferecidas por um ou dois indivíduos (especialistas em tecnologia da organização). Em 2024 o conjunto típico de habilidades dos gerentes incorporará essas especialidades (argumento da evolução profissional).

O foco será incorporar e aplicar novas tecnologias e garantir que a força de trabalho tenha as habilidades necessárias para adotá-las com eficiência. Aqueles que não o fizerem correm o risco de ficar para trás nesta época de rápida mudança digital (argumento do medo com a ameaça de perda do emprego).

Information Services Group Inc  =   https://isg-one.com/

A principal mudança que os gerentes precisarão se acostumar, acrescenta William Harris, diretor do Information Services Group, é “não apenas ter humanos em suas equipes, mas também trabalhadores de silício”.

Trabalhadores de Silício

As empresas desejam que seus funcionários aceitem que as novíssimas tecnologias sejam incorporadas no dia-a-dia de trabalho das pessoas. As pessoas trabalhando juntas com, ou apoiadas por, robôs (máquinas inteligentes). Portanto, do ponto de vista do empregador (que deseja e trabalha para que isso aconteça), embora os robôs sejam feitos de partes de hardware e bits de software e, portanto, muitas vezes reivindicados pela TI como parte de suas atribuições, a questão central é que se um líder está usando trabalhadores digitais – trabalhadores de silício - como parte de sua equipe, eles são membros da equipe - e seus “outputs” (o que os robôs fazem, produzem e entregam na saída) é responsabilidade do líder. Esse líder é o gerente. Sim, as empresas estão apostando que seus gerentes, aqueles que têm a responsabilidade de liderar as equipes de trabalho, considerem um robô como um membro da equipe. Embora possa parecer que o trabalho dos gerentes permanecerá o mesmo ainda por muito tempo, as mudanças provocadas pelas novíssimas tecnologias estão relativamente próximas. Os gerentes devem se tornar mais experientes em tecnologia (bem mais conhecedores de tecnologia do que são atualmente) e aceitar a mudança fundamental de, ao invés de trabalhar do jeito antigo - com gente de carne e osso, apenas, incorporar o novo jeito de ser gerente, que é orquestrar uma força de trabalho híbrida.

************************************************

Para mais informações consulte:

https://www.itpro.co.uk/business-strategy/careers-training/355179/how-technology-is-changing-the-role-of-the-manager

https://www.itpro.co.uk/technology/artificial-intelligence-ai/34722/is-a-bot-your-next-employee

*************************************************

É isso aí, até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: