O
professor Rafael Sampaio, em seu livro “Propaganda de A a Z”, publicado pela
editora Campus em 1996, afirma que “a melhor política é ser absolutamente
honesto em tudo o que se diz e se mostra ao consumidor. Um consumidor frustrado
com uma promessa exagerada, decepcionado pelo não atendimento das expectativas
criadas por um comercial ou revoltado com a mentira contada por um anúncio, não
apenas deixa de comprar ou repetir a compra do produto/serviço, como forma uma
imagem negativa da marca e tende a fazer comentários negativos a respeito delas
para um grande número de pessoas”.
Eu
concordo plenamente. Todavia, observando o mundo a minha volta, essa afirmação do
professor Sampaio parece que ficou pertencendo aos velhos manuais enferrujados de
boas maneiras. Mas, afinal de contas, a propaganda e o marketing estão cheios
de mentiras?
Os
mais antigos devem se lembrar de propagandas que mentiam na maior cara de pau. “Esse
modelo fará de você uma miss” é um exemplo desse tipo de propaganda aplicado a
roupas femininas. Esse tipo de expediente acabou sendo proibido e condenado
pelas regras de ética e conduta profissional dos publicitários. Apesar disso, ainda
podemos nos deparar com vários exemplos de propagandas enganosas, que não deixam de ser mentirosas, como, por exemplo aquelas que costumam propalar os efeitos milagrosos de determinadas químicas, como
produtos para emagrecimento ou crescimento capilar, sem mencionar seus efeitos
colaterais prejudiciais à saúde das pessoas que delas se utilizam. Há muitos
outros casos e essas tentativas de convencimento a qualquer custo e sem maiores
preocupações estão presentes em muitas situações.
“Com
o Scrum você faz o dobro do trabalho na metade do tempo”. Nossa, um verdadeiro
milagre! Essa foi mais uma típica mentira de marketing aceita pelas pessoas. O Scrum foi vendido da mesma forma como se vendem remédios para calvície e
emagrecimento. Parece que, por alguma razão, as pessoas queriam acreditar nesse
milagre. Da mesma forma que as pessoas desejam muito recuperar seus cabelos e
emagrecer, existe o desejo de conseguir ser mais eficiente no trabalho, fazendo
o dobro na metade do tempo.
Mas,
o tempo passa e a dura realidade acaba mostrando sua face, o que significa que
em algum momento essas mentiras podem ser desmascaradas. Mesmo assim, não é tão
simples para um indivíduo admitir que foi enganado. Por causa disso, muitas
vezes as pessoas fingem que as tais mentiras nunca existiram e que foram apenas
mensagens motivacionais sobre uma novidade. Mensagens apressadas, aparentemente
inocentes e despreocupadas, que não passariam de pequenos deslizes da natureza
humana. Pobres de nós, ansiosos por uma mentira conveniente e temerosos pelas
inconvenientes verdades. Pelo menos, sabendo disso, que fiquemos atentos para
as próximas!
Vamos
voltar à foto acima em nosso próximo artigo: “As 12 Descobertas de Reifer”
tendo como base uma análise quantitativa de métodos ágeis. Então, é isso aí,
até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: