terça-feira, 12 de janeiro de 2021

A Tendência do Gerenciamento de Projetos como Agente de Mudanças

 

Com as transformações que enfrentamos em todos os setores de nossa vida, algumas tendências no gerenciamento de projetos estão se consolidando.

 



Tais tendências são as seguintes: a escolha de abordagens híbridas de gerenciamento de projetos, o impacto da Inteligência Artificial e “Data Analytics”, o gerenciamento de projetos como agente de mudanças, o uso cada vez maior de equipes remotas, maior ênfase nas “soft skills” e maior proximidade entre projetos e estratégia.

Nesse post vamos abordar a tendência do gerenciamento de projetos como agente de mudanças.

-------------------------------------------------------

Enquanto cerca de metade (49%) das organizações dizem que a resistência a mudança é um dos seus maiores desafios, apenas cerca de um terço (34%) oferecem qualquer treinamento em gestão de mudança. Fonte: The State of Project Management 2020, Trends and Practices for a New Decade, Project Management Solutions Inc., 2020.

-------------------------------------------------------

 

A cada ano, uma organização pode passar por dezenas - até centenas - de mudanças organizacionais. Isso pode variar de pequenos ajustes de processos internos a revisões totais de produtos, serviços, cadeia de suprimentos, estratégia ou estrutura de uma empresa. Embora isso sempre tenha sido verdade, o surgimento do novo coronavírus forçou muitas organizações a adotar iniciativas de mudança substanciais enquanto também concluíam projetos existentes.

--------------------------------------------------------

“Change management is an increasingly important skill and knowledge area for project management” (O gerenciamento de mudanças é uma habilidade e uma área de conhecimento cada vez mais importante para o gerenciamento de projetos). Fonte: IPMA-KPMG, Project Management Survey, 2019.

--------------------------------------------------------

Os gerentes de projeto, cada vez com maior frequência, gerenciam não apenas seus próprios projetos, mas também as iniciativas de mudança da organização. O gerente de projetos atua como um agente de mudanças.

Conforme mostrado na Pesquisa de Gerenciamento de Projetos mais recente conduzida pela IPMA (International Project Management Association), 63% das organizações conduzem projetos que incluem pelo menos alguma forma de gerenciamento de mudança. O mesmo relatório indica que apenas 30% dessas organizações acreditam que seus recursos de gerenciamento de mudança são “muito” ou “extremamente” eficazes.

--------------------------------------------------------

“The future of project management is as a connected facilitator of change and return on investment. This will require greater emphasys on aligning organization change management capability with project delivery capability” (O futuro do gerenciamento de projetos é como um facilitador conectado de mudanças e retorno sobre o investimento. Isso exigirá maior ênfase no alinhamento da capacidade de gerenciamento de mudanças da organização com a capacidade de entrega do projeto). Fonte: IPMA-KPMG, Project Management Survey, 2019.

--------------------------------------------------------

Você pode estar se perguntando: O que um gerente de projeto deve fazer? Felizmente, existem etapas que você – gerente de projetos - pode seguir para gerenciar melhor seus projetos, mesmo em tempos de mudanças organizacionais substanciais. Você pode, por exemplo, desenvolver um plano de gerenciamento de mudanças como parte de seu plano de projeto abrangente, que descreve as etapas e protocolos que sua equipe seguirá.

Encontre dicas sobre gerenciamento de mudanças em projetos no artigo Gerente de Projeto: Um Agente de Mudança, com referência ao HCMBOK.

 

A gestão de mudanças também é abordada de forma complementar ao gerenciamento de projetos no HCMBOK, ou Human Change Management Body of Knowledge (Corpo de Conhecimento do Gerenciamento de Mudanças Humanas), considerado um guia da gestão de mudanças organizacionais em projetos. O HCMBOK apresenta um método que pode ser aplicado em várias metodologias de projetos (Waterfall, PMBOK, Prince 2, Scrum) e cuja adaptação depende do tipo de projeto que está sendo executado. O HCMBOK é um guia emitido pelo HUCMI (Human Change Management Institute).

----------------------------------------------------

Quando pensamos na transformação digital a gestão de mudança é ainda mais crítica. A transformação digital não trata apenas da digitalização de processos existentes ou de colocar tais processos na nuvem. Essa transformação requer a reestruturação de produtos e serviços de uma empresa em torno dos recursos digitais existentes. Por sua vez, os gerentes de projeto são recursos muito importantes durante um processo de transformação digital, uma vez que essa transformação requer uma mudança cultural e de capacidade para se adaptar às mudanças nas condições do mercado e às novas tecnologias.

Você também pode achar benéfico fazer uma pequena mudança e tornar-se mais flexível em sua abordagem de gerenciamento de projetos, talvez adotando uma metodologia híbrida de gerenciamento de projetos, seguindo outra tendência de 2021. Eu acho que refletir sobre tudo isso é bastante válido. Vamos seguir acompanhando e discutindo esses assuntos. Deixe seu comentário. É isso aí, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: