quinta-feira, 2 de abril de 2020

Como o coronavirus impactou seus projetos?


Apenas uma observação a respeito de um debate que ocorreu no site projectmanagement.com sobre a seguinte questão formulada por Marina Palladino: - Como o coronavirus impactou seus projetos? A discussão aconteceu em 17 de fevereiro de 2020, portanto, antes da explosão de casos de covid-19 na Europa e EUA, em meados de março de 2020. 

Coronavirus: Trajetória Ascendente ou Curva Achatada?

Além disso, também surgiu no diálogo entre Marina e seus colegas, a seguinte pergunta: - Como um bom gerenciamento de riscos poderia mitigar esse impacto? Esse diálogo, que ficou registrado no mencionado site, é apresentado a seguir:

Scott Smith (USA): Supondo que o projeto foi planejado durante 2019, antes do surgimento desse coronavírus em particular, o risco não seria previsível - ou estaria na mesma categoria improvável de "ataque de asteróide" ou algo semelhante. Se o projeto está atrasado devido à indisponibilidade da equipe, de reuniões que não podem ocorrer ou podem ser afetadas, é hora de atualizar os documentos de risco, reunir-se com os membros do projeto disponíveis e comunicar o impacto do projeto - e apresentar opções - para o (s) patrocinador (es).

Marina Palladino (Itália): Obrigado, estou fazendo, mas não tenho uma imagem clara do impacto até agora .... e provavelmente ninguém tem. Quanto tempo o comissionamento deve ser adiado .... por exemplo, tenho que liberar recursos? Melhor adiar as atividades diretamente envolvidas e continuar com os outros? Sei que não existe uma receita única, mas quais seriam os elementos a serem considerados para a decisão?

Kiron Bondale (Canada): Como Scott indica, embora tenha havido algum aviso prévio no final de 2019, para a maioria das empresas, ele se enquadra na esfera de riscos desconhecidos. Dessa forma, os impactos financeiros podem ser tratados por meio de reservas da administração. Supondo que ele desapareça nos próximos meses, como alguns estão prevendo (esperamos que sim?), isso significaria uma mudança nos cronogramas que criaria desafios para as empresas que executam o orçamento do projeto alinhado aos ciclos anuais fiscais.

Scott Smith (USA): Concordo que há muitas incógnitas. Sem saber mais sobre seu projeto específico, é difícil ser preciso sobre quais opções são melhores na sua situação. Mas meu conselho permanece o mesmo - trabalhe com os princípios e as melhores práticas do PMBOK, juntamente com a sua experiência, e com colegas para gerar opções vinculadas às probabilidades de eventos realmente ocorrendo. Em seguida, apresente essas opções / probabilidades ao patrocinador e deixe-o ajudar a decidir os próximos passos. Dessa forma, você está agregando valor, apresentando o problema e algumas opções de reflexão - e todo mundo está sincronizado.

Marina Palladino (Itália): Gosto da ideia de apresentar diferentes cenários com consequências, para que eu possa compartilhar a decisão com o patrocinador.

Thomas Walenta (Alemanha): Acho que o gerenciamento de riscos ainda é aplicável e não deve se concentrar apenas no cronograma. Como gerente de projeto, sua tarefa é evitar surpresas e mostrar um futuro brilhante. Identifique quais riscos existem para o seu projeto e faça-o em conjunto com membros da equipe e especialistas. E se os recursos planejados não estiverem disponíveis, serão aplicados fatores externos, como limitações de viagem, precauções de segurança / saúde e muito mais. Mas considere também se existem oportunidades, por exemplo parceria com a concorrência. E que tipo de opções você tem, por exemplo para evitar viagens, contrate pessoal auxiliar, compre equipamentos de proteção. Desenvolva cenários e gatilhos e informe o patrocinador e as principais partes interessadas. Obtenha aprovação preliminar para planos de contingência.

Luis Branco (Portugal): Interessante sua pergunta. Obrigado por compartilhar.  Estou convencido de que ele se enquadra no domínio de fatores ambientais da empresa ou organização.  Em outras palavras, se o setor de negócios da empresa ou organização for fortemente impactado pelo  coronavirus, os projetos também serão impactados.  É importante prever cenários, avaliar riscos e tomar as medidas consideradas necessárias

Rakesh Meghraj (Emirados Arabes Unidos): Em muitos casos, isso pode ser considerado como força maior. Definitivamente, isso deve ser considerado nos procedimentos de gerenciamento de riscos de um projeto a curto prazo ou pelo menos até que o surto esteja sob controle.

Li e reli e, apesar do interesse sincero e bem intencionado de tantos colegas, nao sei se temos algo que ajude mesmo, para valer e de verdade, quando nos vemos diante de um problema tão desconcertante, que nos ataca de forma impiedosa e nos deixa desnorteados. É algo que afeta de forma significativa um projeto. De qualquer modo, as melhores práticas de gerenciamento de projetos continuarão orientando e trazendo alguma luz, nos ajudando a atravessar um caminho muito difícil e sombrio, mesmo quando parecer que só nos resta recolher os cacos e esperar a tempestade passar.

Para acessar o diálogo original acesse >>>



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: