quinta-feira, 12 de março de 2020

Mais de uma Maneira de Ouvir


Os pesquisadores e estudiosos descobriram que existem mais de 20 tipos de maneiras de ouvir ou tipos de escuta. Por que existem tantos tipos diferentes de escuta? 



A ideia básica que explica isso é a seguinte: Assim como existem diferentes maneiras de transmitir informações, também existem várias maneiras de absorvê-las. Por exemplo, em que grau de atenção uma criança se encontra quando alguém lê uma história de ninar?  As pessoas ficam mais atentas almoçando ou nas salas de aula? A atenção é maior ouvindo música no rádio ou ouvindo uma reportagem sobre um escândalo político?



Os especialistas em construção de relacionamentos, ciências humanas, educação e até marketing compartilharam o que aprenderam sobre comunicação eficaz através da escuta que podem ser agrupadas em quatro categorias: Audição Ativa, Audição Empática, Audição Crítica e Audição Inativa.

A Audição Ativa é quando você faz o maior esforço para entender o que a outra pessoa está tentando transmitir.

Ouvir com empatia na Audição Empática é onde você coloca a maior parte de sua energia na compreensão de como alguém está se sentindo emocionalmente. Você ouve se colocando no lugar daquela pessoa.

A Audição Crítica é onde você está analisando, estudando ou editando o que alguém está dizendo.

A Audição Inativa é onde você coloca pouco ou nenhum esforço no contexto, mas não o exclui ativamente. 

Bem, é isso aí, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: