Os pesquisadores e estudiosos descobriram que existem mais de 20 tipos de maneiras
de ouvir ou tipos de escuta. Por que existem tantos tipos diferentes de escuta?
A ideia básica que explica isso é a seguinte: Assim como existem diferentes
maneiras de transmitir informações, também existem várias maneiras de
absorvê-las. Por exemplo, em que grau de atenção uma criança se encontra quando alguém
lê uma história de ninar? As pessoas
ficam mais atentas almoçando ou nas salas de aula? A atenção é maior ouvindo
música no rádio ou ouvindo uma reportagem sobre um escândalo político?
Os especialistas em construção de relacionamentos, ciências humanas,
educação e até marketing compartilharam o que aprenderam sobre comunicação
eficaz através da escuta que podem ser agrupadas em quatro categorias: Audição Ativa,
Audição Empática, Audição Crítica e Audição Inativa.
A Audição Ativa é quando você faz o maior esforço para entender o
que a outra pessoa está tentando transmitir.
Ouvir com empatia na Audição Empática é onde você coloca a maior parte de
sua energia na compreensão de como alguém está se sentindo emocionalmente. Você
ouve se colocando no lugar daquela pessoa.
A Audição Crítica é onde você está analisando, estudando ou editando o que
alguém está dizendo.
A Audição Inativa é onde você coloca pouco ou nenhum esforço no contexto,
mas não o exclui ativamente.
Bem,
é isso aí, até a próxima.
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