quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Desafios que um Gerente de Projetos costuma enfrentar!!!


O gerenciamento de projetos é um campo de trabalho abrangente e complexo que requer prática, habilidades, conhecimentos e experiência extensivos. Apesar da infinidade de recursos, certificações e consultoria especializada disponíveis hoje, o gerenciamento de projetos continua a ocupar seu lugar como uma das profissões mais desafiadoras.


Um estudo da PricewaterhouseCoopers publicado em 2012, que analisou 10.640 projetos de 200 empresas em 30 países e em vários setores, descobriu que apenas 2,5% das empresas concluíram com êxito 100% de seus projetos. As razões por trás desse fenômeno podem ser muitas e, embora estruturas como o gerenciamento ágil de projetos tenham prometido simplificar esse campo em grande medida (sendo tal promessa nem sempre cumprida), os gerentes de projetos continuam enfrentando problemas e obstáculos diariamente.
Cada projeto é exclusivo com referência ao escopo, objetivos ou requisitos do cliente, e não existe um modelo comum para facilitar o ciclo de vida do desenvolvimento do projeto. Embora os problemas enfrentados por cada projeto possam ser diferentes, há alguns problemas que são encontrados com mais frequência do que outros. Vejamos então cinco dos principais problemas enfrentados pelos gerentes de projeto no seu trabalho:

Objetivos pouco claros
Um estudo do PMI mostra que 37% das falhas do projeto se devem à falta de objetivos e metas claramente definidos para medir o progresso. O processo de definição de metas de curto e longo prazo para um projeto precisa ser eficiente e bem pensado. A ausência de metas claramente definidas não apenas abre caminho para confusão e falta de comunicação desnecessárias, mas também pode levar à falta de marcos importantes. Marcos ajudam a medir o progresso de sua equipe e do projeto. Sem ter um conjunto de metas adequadamente definido em mãos, o gerente de projetos provavelmente perderá a noção de onde o projeto está indo em termos de custo e tempo.

Comunicação inadequada
Segundo a Deloitte, 32% dos profissionais citam as comunicações inadequadas como uma das maiores barreiras para a implementação bem-sucedida de tecnologia. Não é segredo que a falta de comunicação pode ter um impacto terrível em qualquer colaboração de projeto e equipe. Quando se trata especificamente de gerenciamento de projetos, a comunicação precisa ser oportuna e transparente. É vital que todos na equipe saibam como está o andamento do projeto, incluindo questões como riscos predominantes e requisitos do cliente. Segundo o PMI, para cada US$ 1 bilhão gasto em um projeto, a organização arrisca US$ 135 milhões. Além disso, outra pesquisa indica que cerca de 56% dessa despesa (US$ 75 milhões desses US$ 135 milhões) estão em risco devido a comunicações ineficazes.

Estimativas de Custo Incorretas
Um dos desafios mais comuns do gerenciamento de projetos é a falha em estimar os custos corretamente. Você sabia que um estudo da Liquid Planner concluiu que gerenciar custos de projetos era o principal problema enfrentado pelos gerentes de projetos de manufatura em 2017 (49,5%)? A estimativa incorreta de custos pode levar a complicações surpreendentes em qualquer ciclo de vida do desenvolvimento do projeto. Um projeto gira em torno de várias entidades, cada uma incorrendo em uma quantia significativa de despesas, como equipamentos, software, recursos humanos, consultoria e outros custos indiretos não planejados. Não é de admirar que, de acordo com um estudo da Deloitte, 22% dos profissionais considerem as questões orçamentárias como um obstáculo importante para a implementação de projetos. Por esse motivo, é absolutamente essencial adotar uma ferramenta de gerenciamento de projetos que possa calcular, projetar e ajudar a monitorar com eficiência os custos do projeto ao longo do caminho.

Má Gestão de Riscos
O mau gerenciamento de riscos é um dos desafios mais comuns do gerenciamento de projetos. De acordo com James Lam em Enterprise Risk Management: From Incentives to Controls, os riscos estratégicos são responsáveis ​​por cerca de 60% das principais perdas de capitalização de mercado. Ele também acrescentou que os riscos operacionais contribuem com 30% e os riscos financeiros com cerca de 10% para essa queda.
Em qualquer nível, os gerentes e equipes de projeto precisam estar em constante busca de possíveis riscos e planejar para evitar ou mitigar o impacto desses riscos. John A. Wheeler, diretor de pesquisa da Gartner, afirma que apenas 25% das empresas vêem o gerenciamento de riscos como uma importante ferramenta estratégica. Esta pesquisa indica a extrema necessidade de adotar estratégias de gerenciamento de riscos. Com a implantação de um software eficaz de gerenciamento de riscos, as equipes e gerentes de gerenciamento de projetos podem obter um controle significativo dos projetos por meio da identificação oportuna de riscos e alinhamento da estratégia.

Prazos Não Realistas
Uma pesquisa realizada pela Wellingtone indicou que, no Reino Unido, somente 37% das equipes conseguiam concluir seus projetos no prazo com mais frequencia do que experimentavam atrasar seus projetos. Além disso, de acordo com a Liquid Planner, o cumprimento dos prazos foi o segundo maior problema enfrentado pelos gerentes de projeto na área de produção (45,8%), tornando-o um dos desafios mais comuns de gerenciamento de projetos enfrentados atualmente.




Bem, é isso aí, até a próxima.

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