A expressão
“triângulo de talento” foi cunhada para reforçar a ideia de que apenas
competências técnicas não são suficientes para alguém com a missão de gerenciar
projetos.
É preciso muito mais que isso. O nome triângulo vem do fato desse importante conjunto de competências ser agrupado em três áreas; a saber:
·
Competência em técnicas de
gerenciamento de projetos;
·
Competência em liderança;
·
Competência em estratégia e
gestão de negócios.
Bem, mas o que
faz parte de cada um desses grupos de competências? É o que veremos nesse post.
Competências
em técnicas de gerenciamento de projetos incluem conhecer
e saber usar as melhores práticas do PMBOK, a coleta e modelagem de dados, o gerenciamento
do valor agregado, a governança de projetos, programas e portfólio, o gerenciamento
do desempenho, o gerenciamento e rastreabilidade de requisitos, o gerenciamento
de riscos, o gerenciamento de cronograma, o gerenciamento de escopo, as estimativas
de tempo, custo e orçamento.
Competências
de liderança incluem conhecer e saber usar o
“brainstorming”, o “coaching” e o “mentoring”, o gerenciamento de conflitos, a
inteligência emocional, a influência, o ouvir ativamente, a negociação, a
resolução de problemas e a construção de equipes.
Competência em
estratégia e gestão de negócios incluem
conhecer e saber usar o gerenciamento de benefícios, a visão de negócios, os
modelos e estruturas de negócios, a análise competitiva, o relacionamento e a
satisfação do cliente, a indústria (a qual está inserido) e seus padrões, as
obrigações regulatórias e legais de conformidade, as condições do mercado, as
funções operacionais (finanças, marketing, etc), o planejamento, a análise e o
alinhamento estratégico.
Se você chegou
agora ou pegou o bonde andando deve estar se perguntando para que tanta coisa.
Mesmo quem já está nessa área há algum tempo pode achar tudo isso um exagero.
Será mesmo que o trabalho do gerente de projetos ficou mesmo muito mais
complexo?
Bem, me parece
que sim. Basta verificar que o guia PMBOK do PMI, na sua quinta edição, menciona
dez áreas de conhecimento e 47 processos. Há também a metodologia Prince2 com
seus princípios, temas e processos. Devemos citar também os métodos ágeis de
gerenciamento de projetos como, por exemplo, o Scrum e sua abordagem de
trabalho. Há os programas de software de gerenciamento de projetos, desde os
dedicados à gestão do cronograma até aqueles que facilitam a colaboração da
equipe. E, é evidente, há os projetos em si, cada um com suas características e
desafios próprios nas organizações em que são implementados. Portanto, isso confirma o sim, uma vez que o gerenciamento de projetos pode ser
complexo, fazendo todo o sentido o modelo do triangulo de talento do PMI. Bem,
é isso aí. Até a próxima.
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Brainstorming: tempestade mental
Coaching:
é uma atividade de formação pessoal na qual o instrutor ou treinador (“coach”)
ajuda seu treinando ou cliente a evoluir.
Mentoring:
é uma atividade que consiste em uma pessoa mais experiente ajudar outra pessoa
menos experiente. O mentor funciona como guia, mestre e conselheiro.
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