O
PRINCE2 é uma metodologia de gerenciamento de projetos, cada vez mais utilizada
em nosso planeta, inicialmente lançada em 1996, que pode ser aplicada a
qualquer projeto, independentemente da escala, do tipo, da organização, da geografia
ou da cultura. A metodologia - cuja visão geral é apresentada nesse post -
possui uma estrutura própria que inclui um
conjunto de princípios, um conjunto
de temas de controle, um conjunto de
processos e um guia de adequação
do método ao ambiente do projeto. A figura 1 mostra a estrutura geral do
PRINCE2.
Figura 1: Estrutura do PRINCE2 (fonte: MURRAY, 2011) |
Princípios
do PRINCE2
Os
princípios do PRINCE2 fornecem um quadro de boas práticas de gerenciamento para
as pessoas envolvidas no projeto. Esses princípios são os seguintes:
·
Justificativa
do negócio: Necessária para iniciar o projeto e mantê-lo em execução até a sua
conclusão.
·
Aprender
pela experiência: “Águas passadas movem moinho”, informações históricas de projetos
anteriores são úteis, auxiliam a trilhar o caminho certo e evitam a repetição
de erros.
·
Papéis
e responsabilidades: Precisam ser claros e todos precisam estar de acordo.
·
Gestão
por estágios: Os estágios do projeto devem ser planejados e executados de forma
adequada.
·
Gestão
por exceção: Isso implica em delegação de autoridade. Implica também em definir
de forma adequada, como parte do plano do projeto, as tolerâncias de escopo, custo, tempo, qualidade, riscos e
benefícios.
·
Foco
no produto: O projeto existe para definir e entregar produtos (que podem ser
também serviços ou resultados). Tudo que o projeto precisa entregar
(produtos/serviços/resultados) deve ser claramente compreendido e documentado.
·
Customização:
o método deve ser aplicado e ajustado às características do projeto.
Temas
de Controle do PRINCE2
Os
temas de controle do PRINCE2 são os aspectos do gerenciamento de projetos que precisam ser
abordadas continuamente ao longo do ciclo de vida do projeto (ou seja, não
apenas uma vez). Eles fornecem orientações sobre como o processo de
gerenciamento do projeto deve ser realizado. São eles: “business case”,
organização, qualidade, planos, risco, mudança e progresso.
Os
temas do PRINCE2 descrevem:
·
Como
são estabelecidas linhas de base para os benefícios, riscos, escopo, qualidade,
custo e tempo;
·
Como
a equipe de gerenciamento de projetos monitora e controla o trabalho no
decorrer do projeto;
·
O
tema organização apoia os outros temas com uma estrutura de papéis e
responsabilidades com caminhos claros para delegação e escalonamento.
Segundo
RIBEIRO (2011), a metodologia “fornece mecanismos para alertar precocemente
potenciais problemas que possam afetar o projeto”.
Tema
do PRINCE2
|
Perguntas
respondidas
|
“Business
case”
|
Porque
esse projeto deve ser criado? O que justifica esse projeto?
|
Organização
|
Quem
vai fazer o que no projeto? Como vamos trabalhar?
|
Qualidade
|
O
que vamos entregar no projeto? Que critérios vamos usar para aceitar as
entregas do projeto?
|
Planos
|
Como
vamos planejar e executar o projeto? Quanto isso vai custar? Quando vamos
começar? Quanto tempo isso vai levar?
|
Risco
|
E
se tivermos problemas? Como minimizar as ameaças? Como aproveitar as
oportunidades?
|
Mudança
|
Que
impacto tem uma mudança? Como vamos aprovar ou rejeitar mudanças?
|
Progresso
|
Onde
estamos? Para onde estamos indo? Devemos continuar com o projeto?
|
Tabela
1: Temas do PRINCE2
Processos
do PRINCE 2:
Ao
contrário do PMBOK, que é um guia de melhores práticas de gerenciamento de
projetos, o PRINCE2 é uma metodologia de gerenciamento de projetos que fornece
um modelo de processo para gerenciar um projeto. Esse modelo é formado por um
conjunto de atividades que são necessárias para dirigir, gerir e entregar um
projeto.
Figura 2: Modelo dos Processos do PRINCE2 (fonte: MURRAY, 2011) |
Viabilidade do Projeto (“Starting up a Project”): Abrange as atividades de pré-projeto requeridas
para ter um entendimento prévio do projeto e obter o comprometimento da
gerência corporativa ou da gerência de programa da organização que possibilite investir
na iniciação do projeto respondendo à pergunta: "Será que temos um projeto
viável que vale a pena ser começado?”
Dirigindo um Projeto (“Directing a Project”): Descreve as atividades do Conselho Gestor do Projeto – que pode ser também chamado de Comitê Gestor ou Comitê Diretivo do Projeto - em exercer um controle global sobre o projeto. O gerenciamento das atividades do projeto e as decisões do dia a dia serão delegadas ao gerente do projeto. O Conselho Gestor do Projeto encontra-se em um nível hierárquico acima do gerente de projetos e deve concentrar-se na tomada de decisões que afetem de alguma maneira, com aumento ou redução, o escopo, o orçamento, o cronograma, a qualidade das entregas, que impliquem em maiores riscos e/ou se relacionem aos recursos alocados, aos produtos, serviços e resultados que se espera criar com o projeto e que, de alguma forma, tenham impacto no projeto.
Iniciando
um Projeto (“Initiating a Project”): Descreve as atividades que o gerente de
projeto deve executar para que o projeto seja desenvolvido sobre uma base
sólida. Cada projeto PRINCE2 tem um estágio de iniciação. A entrega fundamental
desse estágio é a Documentação de Iniciação do Projeto que inclui um Plano Global
de Projeto com as bases de referência para as seis metas de desempenho do
projeto (tempo, custo, qualidade, escopo, risco e benefícios).
Gerenciando um
Estágio de Fronteira (“Managing a Stage Boundary”): Um projeto é executado em
estágios ou fases. Diz-se que o projeto está em uma fronteira quando vai passar
do estágio atual para o estágio seguinte. Nesse momento devemos questionar se o
projeto deve ou não prosseguir. O projeto ainda se justifica? Os riscos
envolvidos ainda continuam aceitáveis? O gerenciamento de um estágio de
fronteira descreve as atividades que o gerente de projeto se compromete a executar
– incluindo o fornecimento de informações suficientes, revisadas e atualizadas -
para que o sucesso do atual estágio seja avaliado e assim permitir a tomada de
decisão pelo Conselho Gestor do Projeto de sua aprovação. Será também
apresentado o plano de execução do próximo estágio do projeto para ser submetido
à aprovação do Conselho Gestor do Projeto.
Controlando
um Estágio (“Controlling a Stage”): Descreve como o gerente de projeto gerencia
a execução do projeto, que produz as entregas do projeto, durante um
determinado estágio do mesmo. Descreve também os relatórios de progresso e das
exceções que devem ser fornecidos para o Conselho Gestor do Projeto.
Gerenciando
a Entrega do Produto (“Managing Product Deliery”): Aborda o papel do gerente de
projeto na supervisão do trabalho detalhado de criação dos produtos do projeto
e fornece a conexão entre o gerente de projeto e as equipes que realizam o
trabalho do projeto.
Encerramento
do Projeto (“Closing a Project”): Descreve a atividade de encerramento
controlado do projeto, que será conduzido pelo gerente de projeto, e incluirá a
obtenção de aceitações pendentes e
passagem de bastão. A passagem de bastão significa que a
responsabilidade do produto que estava sendo criado no projeto e era, portanto,
do gerente de projetos, passa para outra pessoa, uma vez que o produto já foi
criado e está pronto para ser usado.
Vale
mencionar que um profissional certificado PRINCE2 deverá estar capacitado a ajustar
o método levando em conta as necessidades requeridas pelo projeto, o ambiente
organizacional e o contexto do mesmo. Isso implica em adequar os controles do
projeto a sua complexidade, magnitude e importância (RIBEIRO, 2011).
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Fonte
de referência: RIBEIRO, R. L. O. “Gerenciamento de Projetos com PRINCE2”. Rio
de Janeiro: Brasport, 2011.
MURRAY,
A. “PRINCE2 in one thousand words”. The
Stationery Office, 2011.
Gostei bastante do conteúdo. Muito Obrigada!
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