O
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) possui vários
materiais muito interessantes para orientar pequenos empresários, enfocando a
gestão das micro e pequenas empresas em nosso país. Em um desses materiais
chamado de “As 40 Perguntas mais Frequentes dos Empresários” (texto de 68
páginas, desenvolvido em 2008 pelo Sebrae-SP), há uma parte sobre como incentivar
a equipe de funcionários que pode ser facilmente adaptado ao gerenciamento da
equipe de vendas ou até mesmo a equipe de projetos. Por conta disso, estou
reproduzindo esse texto no blog.
“Quando
um cliente chega a uma empresa, a diferença proporcionada pela atuação em
equipe é sentida já no próprio ambiente, caracterizado por profissionais entusiasmados,
otimistas e dinâmicos e reflete-se em todos os processos, desde a anotação
clara de um simples recado, até a busca de auxílio junto a um colega de
trabalho, quando não se tem certeza de uma informação a ser passada para o
cliente. E essa diferença contribui, e muito, para a realização de negócios.
Essa atmosfera de equipe, de confiança e de compartilhamento, é conseguida por
um árduo trabalho de liderança, capaz de conciliar os aspectos individuais dos
profissionais com as expectativas da empresa e dos clientes. E cada empresa tem
o seu estilo, as suas peculiaridades. Assim, não existe uma receita pronta. Entretanto,
algumas práticas podem ser inspiradoras para o desenvolvimento de equipes
vencedoras:
-
Definição de metas: saber aonde se quer chegar.
-
Praticar constantemente o “feedback”: uma palavra colocada de forma correta faz
toda a diferença; comunicação é tudo.
-
Reconhecimento: satisfação pessoal e profissional.
-
Liberdade para pedir ajuda: a importância da confiança.
- Delegar
responsabilidades e apoiar realizações: autonomia e tomada de decisão.
Essas
práticas de equipes vencedoras deixam claros os benefícios para a organização, principalmente
no que diz respeito à melhoria das condições para realização de negócios, ao aumento
da sinergia entre os funcionários, à melhoria no ambiente de trabalho e ao
aumento da satisfação dos clientes. Por outro lado, as empresas que não atuam
com o sentido de equipe têm maior propensão para desenvolverem aspectos como
burocracia interna e confusão, em uma atmosfera de desconfiança e
individualismo, o que pode influenciar negativamente em seu relacionamento com
os clientes, diminuindo as suas condições de competitividade.
É por
isso que desenvolver as equipes nas organizações é tão importante no acirrado
mercado contemporâneo.
Formando
uma equipe de alta performance.
•
Trabalhar efetivamente em equipe.
•
Compartilhar as visões de futuro com os colaboradores, parceiros e
fornecedores.
•
Dialogar aberta e francamente com todas as pessoas envolvidas.
•
Aceitar, implementar e valorizar as boas ideias que freqüentemente acontecem
nas empresas.
•
Delegar autoridade e responsabilidades para que a equipe consiga trabalhar unida
e coesa.
•
Alternar a chefia dos trabalhos conforme as competências exigidas em cada caso
e ocasião.
•
Capacitar e valorizar o conhecimento de todos.
•
Estimular o trabalho em equipe e buscar o comprometimento de todas as pessoas
na empresa e outras mais”.
...................................................................................
Fonte:
SEBRAE-SP. “As 40 Perguntas mais Frequentes dos Empresários”. Sebrae-SP, 2008.
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