Existem
muitos bons livros e artigos sobre gerenciamento de projetos, isso sem
mencionar o próprio PMBOK guide (Project Management Body of Knowledge) do PMI
(Project Management Institute). Para os que estão começando e ainda não tiveram
a oportunidade de ler sobre o assunto, eu não recomendaria a leitura do PMBOK
guide assim, logo de cara. Basicamente,
o PMBOK guide é subdividido em áreas de conhecimento, e para cada uma dessas
áreas é definido o que fazer, tudo organizado em processos, com entradas,
ferramentas e técnicas e, finalmente, as saídas. Para um iniciante é um leitura
um pouco árdua. Por isso, eu costumo sugerir o livro “Gestão de projetos:
arregimente os recursos, estabeleça prazos, monitore o orçamento, gere
relatório : soluções práticas para os desafios do trabalho”, da professora e
consultora Mary Duffy, da Universidade de Harvard.
Mas
o que esse livro tem de tão bom? Em primeiro lugar, a autora trata o assunto de
forma simples e direta, sem ficar dando voltas. Em outras palavras, a abordagem
é objetiva e busca sempre referências no lado prático do trabalho do dia a dia.
Os conceitos são corretamente estruturados e apresentados. E para aqueles que
acham que os conceitos não servem para nada, que é tudo teoria desnecessária, aviso
que estão totalmente enganados. Entender o que é um projeto e o seu ciclo de
vida, o que precisa ser feito no planejamento, como pôr o projeto em marcha,
como administrar o projeto, como contornar os problemas e como lidar com os
aspectos finais, é muitíssimo importante. Além de tudo isso, o livro traz
sugestões de planilhas que auxiliam a facilitam a gestão de um projeto. Se você
está iniciando agora os seus estudos sobre gerenciamento de projetos, esta é
uma leitura muito recomendada.
Referências:
DUFFY,
M. “Gestão de projetos: arregimente os recursos, estabeleça prazos, monitore o
orçamento, gere relatório : soluções práticas para os desafios do trabalho”.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
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