sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Treinar bem para crescer


A revista Conexão do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de número 36, publicada para o período maio-junho de 2013, trouxe um interessante conjunto de artigos abordando o desafio de selecionar e reter talentos nas organizações. Sob o título geral de “Capital Humano”, a frase chave da publicação foi a seguinte: “Selecionar e reter talentos são tarefas essenciais para quem quer um negócio de sucesso”. A afirmação, sem sombra de dúvida, faz todo o sentido.  

“Treinar bem para crescer”, de Enzo Bertolini, é o artigo dessa revista que estamos destacando agora, na medida em que, como afirma o autor, os “colaboradores bem treinados e orientados influenciam de forma positiva os resultados da empresa” e, da mesma forma, podemos afirmar que influenciam também os resultados dos projetos.

 
“Em um time de futebol campeão, é regra encontrar jogadores que trabalham em conjunto para o sucesso da equipe. O entrosamento decorre da convivência, de muito treino e a repetição de jogadas cria a curva de aprendizado, garantindo as melhores escolhas e táticas para diferentes situações. Na rotina interna de uma empresa, a situação é semelhante e a organização ganha ao contar com uma equipe bem formada, preparada para o atendimento ao cliente e para a prestação de serviços. Fora dos campos, o treino não é diferente. A simulação de possibilidades no atendimento ao cliente permite que o funcionário exerça seu papel de maneira completa e eficiente.

Antes de começar a implantar um programa de treinamento, é importante analisar as necessidades da organização, especialmente em micro e pequenas empresas. “Nesses casos, a equipe é enxuta e não há departamentos. Isso quando não existem áreas terceirizadas ou trabalhos realizados pelos próprios sócios”, destaca o consultor jurídico do Sebrae-SP, Paulo Melchor. Ele ressalta que a capacitação de um funcionário começa no momento da contratação. “É i imprescindível que o contratado esteja capacitado a desenvolver bem sua atividade, porque a concorrência é bastante acirrada. As empresas devem estar bem preparadas.”Para o proprietário da ArqMega, David Mantovani, treinamento é importante para que a equipe não cometa sempre os mesmos erros. Situada na Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo, a empresa desenvolve e implanta projetos de gestão documental, organização física e virtual de documentos, além de serviços de logística e transferência ordenada de documentos, higienização e restauro bibliográfico.

A equipe de funcionários precisa ser constantemente treinada, pois os perfis dos clientes são distintos e exigem diferentes ações. “Procuro padronizar o conhecimento da equipe com uma apresentação básica, para que todos tenham o mesmo conceito. Conforme passo novas funções, faço treinamentos específicos”, ensina Mantovani. Os primeiros 30 dias do empregado na organização são essenciais. “É quando a pessoa conhece a política e as diretrizes da empresa. Além disso, a companhia já deve ter mapeado, por função, os conhecimentos mínimos necessários”, explica o diretor presidente da Gemte Consulting, Josué Bressani. A empresa, localizada na região central da capital paulista, presta consultoria em negócios e gestão de pessoas.

Em relação à metodologia de aplicação de treinamentos, há variantes que dependem do perfil da empresa. A capacitação interna, muitas vezes, pode ser realizada de uma forma eficaz por funcionários com mais tempo de casa. “Esses métodos internos normalmente contam com mais prática e menos teoria”, afirma Melchor. O uso do conhecimento interno em treinamentos ocorre, por exemplo, na 4Works Informática. A empresa, localizada em Santana, na Zona Norte da capital paulista, oferece serviços em tecnologia da informação. Com conhecimento adquirido em um curso Empretec, realizado em 2010, sobre comportamento e características do empreendedor, o treinamento é responsabilidade do proprietário da empresa, Adriano Urbano Sposito. “A cada duas semanas, debatemos um tópico de um livro sorteado previamente. É um incentivo para o funcionário ler e aprender durante o debate”, explica. Empreendedores de negócios de pequeno porte podem enxergar o treinamento como algo custoso e não dedicar tempo para a atividade. “Mesmo quem não tem capital, pode e deve colocar as pessoas para fazer cursos, participar de congressos e eventos, dar material de leitura”, reforça Bressani. Na 4Works, Sposito diz que gasta pouco com treinamento devido a pequenas ações e, ainda assim, mantém um ciclo constante.
 
Não importa se dentro ou fora, o consultor do Sebrae-SP destaca a importância de buscar capacitação. “Temos vários cursos de gestão empresarial, financeira e jurídica, questões trabalhistas, marketing, tecnologia e sobre plano de negócios que garantem uma visão sistêmica, além de palestras gratuitas e treinamentos pela internet.” Com tempo curto e serviço valioso, é fundamental para o empresário fornecer orientação adequada aos colaboradores.  
 
Treinamento deve ocorrer a partir de uma necessidade. “Só treino porque tenho objetivo de chegar a um fim”, explica Bressani. O atendimento ao cliente é um dos diferenciais da 4Works e, por isso, Sposito dedica muita conversa com seus colaboradores sobre a área. “Se bem realizado, ajuda a empresa a conquistar novos clientes.” No fim de 2012, a empresa participou de uma rodada de treinos sobre como satisfazer e encantar clientes, realizado na Regional Norte do Sebrae-SP. Vale destacar que muitas vezes é o próprio sócio ou dono que precisa capacitar-se. “É diferente atuar na empresa e atuar para a empresa”, diz Melchor. Com frequência, o empreendedor sabe atuar na linha de produção, mas não sabe gerir e confunde as ações, especialmente em pequenos negócios. “É necessário desenvolver diferentes habilidades, entre elas: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; independência; autoconfiança; comprometimento; exigência de qualidade; eficiência; correr riscos calculados; buscar informações; estabelecer metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos”, assegura”.

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