Existem alguns passos simples que podem ser tomados para garantir que uma reunião seja eficaz. É importante determinar quem deverá estar na reunião, pois não há exigência de que todos os membros da equipe tenham sempre que participar de todas as reuniões do projeto. É importante que a reunião do projeto tenha uma agenda e que essa agenda seja seguida. Toda reunião é convocada por um conjunto de razões, e se a discussão se torna vaga, um ou mais pontos que deveriam ser discutidos acabam não o sendo, tendo como consequência o adiamento de decisões e a percepção de perda de tempo dos participantes. É também importante registrar os assuntos discutidos e as ações acordadas em uma ata de reunião. Cada ação deve ter um responsável por sua execução e uma data para sua conclusão. Isso facilitará o acompanhamento da execução das ações e a atualização do projeto. Além disso, não se deve esquecer que é necessário que a equipe de projeto esteja comprometida com o sucesso do mesmo, e que leve as reuniões com a seriedade necessária, evitando os seguintes comportamentos:
- Chegar atrasado;
- Desviar-se do assunto durante as discussões;
- Não se preparar para a reunião;
- Não ouvir os outros participantes;
- Não participar.
Abaixo destacamos algumas dicas de
reuniões produtivas:
·
Planeje
as suas reuniões e use sempre uma agenda;
·
Não
arrisque a sua eficiência e use sempre uma lista de verificação;
·
Convide
apenas as pessoas que são totalmente essenciais para o resultado planejado que
você deseja;
·
Lembre-se
que, durante as reuniões, se espera total atenção dos participantes. Cabe ao
responsável pela reunião – o gerente de projetos – manter as discussões no
caminho certo, preciso e objetivo, indo direto ao ponto.
Não importa se você será simplesmente um participante
da reunião ou será o organizador da mesma, sempre planeje o que você vai fazer na
reunião, e o mais importante, decida o que você quer alcançar com a reunião.
Lista de Verificação de Reunião
Antes da reunião:
Responsável / organizador- Determinar os objetivos
- Definir os participantes
- Preparar a agenda
- Organizar o local da reunião
- Fazer preparação prévia
Participantes
- Confirmar a presença
- Entender o que é exigido de você (que assuntos deverá debater; que respostas precisará fornecer)
- Decidir o que deseja da reunião
- Fazer preparação prévia
Durante a reunião:
Responsável / organizador- Ser pontual
- Seguir a agenda
- Manter o controle da reunião
- Fazer as perguntas
- Manter a reunião breve
- Fazer um resumo dos resultados
Participantes
- Ser pontual
- Ouvir
- Participar
- Não fugir do assunto que está sendo discutido
- Fazer perguntas
Depois da reunião:
Responsável / organizador- Fazer avaliação do seu desempenho
- Acompanhar ativamente todos os itens que requeiram a sua atenção e ação
- Garantir que os outros façam o mesmo
Participantes
- Fazer avaliação do seu desempenho
- Acompanhar ativamente todos os itens que requeiram a sua atenção e ação.
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