terça-feira, 23 de julho de 2013

O Papel do Professor na EAD


 “O ensino à distância é caracterizado, basicamente, por sua flexibilidade em torno da proposta de ensino e aprendizagem diante do grande avanço tecnológico, possibilitando uma interação entre professores e alunos, encurtando as distâncias. De acordo com LITWIN (2001), as propostas de Educação à Distância estão se caracterizando pela multiplicidade de recursos pedagógicos objetivando facilitar a construção do conhecimento.

Educar por meios formais e convencionais a todos para satisfazer as múltiplas demandas da sociedade é hoje um compromisso, praticamente, inviável. Desta forma, torna-se necessário estabelecer uma moderna infraestrutura e organização que atenda a explosiva demanda da clientela da sociedade industrial, e a EAD surge como alternativa viável (ARETIO - 1994 & LITWIN - 2001).

Para Keegan (1983: p. 13) “Em EAD quem ensina é uma instituição”. Diante desta afirmação, o papel e as tarefas do docente em EAD serão diferentes das do ensino convencional, pois o “uso mais intenso dos meios de comunicação e informação torna o ensino mais complexo e exige a segmentação do ato de ensinar em múltiplas tarefas, sendo esta segmentação a característica principal do ensino à distância”.

Nesta segmentação as funções docentes vão se separar, fazendo parte de um planejamento dividido no tempo e no espaço: ... Os alunos estão passando a receber atividades de tutoria à distância, geralmente individual, através de vários meios de comunicação.

Certamente, os professores desta modalidade de ensino desempenham papéis diferentes quando comparados aos dos professores do ensino presencial, possibilitando assim um estudo pertinente e importante para a educação.

Partindo de análises e leituras a respeito dos papéis que os professores em cursos de EAD podem desempenhar, foram identificados os de: professor formador, realizador de cursos, pesquisador, tutor, tecnólogo educacional, professor recurso e monitor permitindo perceber a existência de uma complexidade de funções.

Diante do quadro apresentado, podemos perceber um novo papel para este professor, que antes era o “formador”, o “mestre” e agora, diante das novas tecnologias, surge o “pesquisador”, o “parceiro”, que poderá estar contribuindo com este aluno, no estudo presencial e a distância.

 

ENSINAR A APRENDER...

...Um novo papel no processo de educação para a cidadania:

PROFESSOR PRESENCIAL

PROFESSOR DA EAD

* De mestre (que controla a administra as aulas).
* Para parceiro (prestador de serviços quando o aluno sente necessidade ou conceptor – realizador de materiais).
* Só se atualiza em sua área específica;
* Atualização constante, não só de sua disciplina;
* Passar do monólogo sábio de sala de aula;
* Para o diálogo dinâmico dos laboratórios, salas de meios, e-mails, telefone, etc;
* Do monopólio do saber;
* À construção coletiva do conhecimento, através da pesquisa;
* Do isolamento individual;
* Aos trabalhos em equipes interdisciplinares e complexas;
Da autoridade;
* À parceria;
* Formador – orienta o estudo e a aprendizagem, ensina a pesquisa, a processar a informação e a aprender...
* Pesquisador – reflete sobre sua prática pedagógica, orienta e participa da pesquisa de seus alunos...

(Belloni, 2001 p: 83)

Podemos analisar as funções dos professores na modalidade EAD, segundo Belloni em:

  • Professor formador: orienta o estudo e a aprendizagem, sendo correspondente a função pedagógica do professor no ensino presencial;
  • Professor conceptor e realizador de cursos e materiais – prepara os planos de estudo, currículos...;
  • Professor pesquisador: pesquisa e se atualiza em várias disciplinas e metodologias de ensino/aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica...
  • Professor tutor: orienta o aluno em seus estudos de acordo com as disciplinas de sua responsabilidade, em geral participa das atividades de avaliação;
  • Professor tecnólogo educacional: especialista em novas tecnologias, função nova, é responsável pela organização pedagógica dos conteúdos, adequação aos suportes técnicos a serem utilizados na produção dos materiais, assegurar integração entre a equipe técnica e pedagógica;
  • Professor recurso: esta função poderá ser exercida também pelo tutor, ele assegura uma espécie de “balcão” de respostas a dúvidas com relação aos conteúdos de uma disciplina ou questões relativas à organização dos estudos e das avaliações;
  • Professor monitor: muito importante em certos tipos de EAD, especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo. O monitor coordena e orienta esta exploração, é uma função de caráter mais social que pedagógico, sendo formada uma pessoa da própria comunidade para exercer esta função”.

Fonte: VOIGT, P. da C. G. e LEITE, L. S. “Investigando o Papel do Professor em Cursos de Educação a Distância”. Petrópolis: Universidade Católica de Petrópolis, 2004.

Referências:

ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia. Bases conceptuales. In: Educación a distancia hoy. Madrid: Universidad de Educación a Distância. 1994, p. 11 – 57.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

LITWIN, Edith. Educação à Distância – Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

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