Conforme
noticiado no site da CNN (em 01 de julho de 2013), com um preço de US$20, o
aparelho celular 105 da Nokia está mesmo longe dos modernos e caros smartphones, mas sim –
por incrível que pareça – a Nokia ainda lucra com o produto.
O
Nokia 105 é, com toda a certeza, um terminal celular básico, que não pode
navegar na Internet e, portanto, não acessa lojas de aplicativos. O usuário
também não pode tirar uma fotografia com esse aparelho. Mas, por apenas US$20 o
usuário pode fazer chamadas e enviar mensagens de texto, o que já é bom para um grupo enorme de pessoas.
O
que mais impressionou os analistas é que mesmo com um preço muito baixo,
a empresa filandesa ainda consegue lucrar US$5,80 por aparelho vendido, o que
significa quase 30% de margem, de acordo com a IHS Analysis. Os custos de
fabricação e de matérias primas estariam na casa dos US$14,20.
Margem
= (Preço – Custo) / (Preço)
Margem
= (20 – 14,20) / 20 = 5,80 / 20 = 0,29
O
calculo acima mostra uma margem de 0,29, ou 29% (quase 30%, segundo a IHS
Analysis).
Quase
uma década atrás o telefone celular mais barato da Nokia, o modelo 1110,
custava três vezes mais caro que o atual 105. A mudança que tornou possível essa
enorme redução de custos foi a integração de todas as
funcionalidades do aparelho em um único chip.
Parece
que há uma aposta da Nokia nos mercados emergentes como a Africa, India e
America Latina. Segundo a matéria da CNN, os telefones celulares básicos (baixo
custo) representaram 90% das vendas da Nokia em 2012.
O Nokia 105 oferece:
Tecnologia: GSM dual band (900 / 1800); apenas
chamadas de voz e SMS
Antena: Integrada
Tela: 14 polegadas; 128 x 128 pixels; tipo LCD
Radio: FM
Toques: polifônicos; com vibração
Bateria: autonomia de 750 minutos de conversação e
840 minutos de stand-by
Dimensões: 107 x 44,8 x 14,3 milímetros
Peso: 70 gramas
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