Barreiras são restrições ou limitações que ocorrem dentro ou entre
as etapas do processo de comunicação, fazendo com que nem todo sinal emitido
pela fonte percorra livremente o processo de modo a chegar incólume a seu
destino. O sinal pode sofrer perdas, mutilações, distorções, como também sofrer
ruídos, interferências, vazamentos e, ainda, ampliações ou desvios.
(CHIAVENATO, 2005, p. 426).
Pode-se distinguir três tipos de barreiras à comunicação humana, a saber:
Pode-se distinguir três tipos de barreiras à comunicação humana, a saber:
Barreiras
pessoais: são as
interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada
pessoa. As barreiras pessoais podem limitar ou distorcer as comunicações com
outras pessoas.
Barreiras físicas: são as interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. Um evento que possa distrair, uma porta que se abre no decorrer da aula, a distância física entre as pessoas etc.
Barreiras semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita. As palavras ou outras formas de comunicação – como gestos, sinais, símbolos, etc. – podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem distorcer significados.
Estes três tipos de barreiras podem ocorrer
simultaneamente, fazendo com que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou
distorcida. A figura abaixo mostra como funcionam as
barreiras humanas.
Como exemplo de barreiras,
pode-se citar: ideias preconcebidas, interpretações pessoais, preconceitos
pessoais, inabilidade de comunicação, dificuldade com o idioma, pressa ou
urgência, desatenção ou negligencia, desinteresse, outros interesses
prioritários, emoção ou conflito, laconismo ou superficialidade, motivação,
etc.
Sendo assim, pode-se dizer que eliminar as
barreiras é o primeiro passo para que haja uma comunicação saudável e uma troca
de informações de qualidade dentro do ambiente organizacional. Para que isso
seja possível, deve-se cultivar a comunicação aberta e franca entre os
colaboradores".
Fonte: Extraído do Trabalho de Conclusão de
Curso de Daniele Arine Castilho (fevereiro/2013). Curso MBA em Gestão de
Projetos da Faculdade Anhanguera de Campinas - unidade 2 (FAC2).
Referências
Bibliográficas:
CHIAVENATO,
I.. Administração nos Novos Tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
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