sábado, 9 de novembro de 2024

Diferenciais do Gerente de Projetos

 

O que você precisa ter para se destacar em gestão de projetos! Se você procurar na Internet, vai encontrar muitas dicas sobre habilidades que um gerente de projetos deve possuir. Inclusive nos sites das melhores universidades brasileiras que ministram cursos sobre gestão de projetos.

Um gerente de projetos terá que gerenciar equipes, cronogramas e entregas, sendo este um desafio que exige dedicação e esforço. Além disso, seguir na carreira de gerente de projetos é ainda mais difícil sem o auxílio de conhecimentos adequados e professores especializados.

Os MBAs em Gestão de Projetos, por exemplo, que são cursos de pós-graduação, são uma excelente maneira de se preparar. Então, os gerentes de projetos vão enfrentar desafios relacionados ao seu trabalho e devem estar preparados para tal.

Mas é importante dizer que, não importa a instituição de ensino superior em que se esteja matriculado, podendo ser uma universidade ranqueada entre as melhores, essa preparação só vai funcionar se o estudante – ou pessoa que deseja trabalhar como gerente de projetos - realmente se dedicar e fizer a sua parte. De nada vale adquirir um diploma sem ter realmente obtido o conhecimento correspondente.

As organizações buscam no mercado de trabalho gestores de projeto com certos diferenciais que são muito valorizados. E aqui não estamos apresentando esses diferenciais em ordem de importância, pois todos são importantes.

Vamos começar pela adaptabilidade. No mundo real em geral, e nos projetos em particular, podem acontecer situações inesperadas e mudanças. Por isso, o gerente de projetos precisa ser capaz de se adaptar a novas situações, circunstâncias e necessidades.

Outro diferencial é a resiliência – E isso significa ser capaz de superar problemas com mais tranquilidade, sendo um indivíduo com maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

Mas afinal, resiliência pra que, se não houvessem problemas? Será que vivemos em um mundo perfeito e as empresas funcionam sem falhas e impecavelmente organizadas? Eu acho que não! Então, precisa ser resiliente para lidar com tudo isso.

E aí chegamos ao terceiro diferencial que é a boa comunicação. Quem já não presenciou problemas surgindo aos montes por falta de boa comunicação? A boa comunicação requer que informações sejam transmitidas de forma clara, objetiva e com a maior precisão possível.

Vale lembrar o caso da reunião marcada na 4F; às 14:00 horas, através de um e-mail enviado pelo coordenador da equipe do projeto. Isso foi logo cedo. E aí, às 14:00 horas, várias pessoas da equipe foram para a sala 4F e notaram que alguns membros do projeto estavam ausentes. Não demorou muito e o telefone daquelas pessoas ausentes começou a receber ligações com reclamações do pessoal que já estava na sala 4F.

 “Vocês não estão comprometidos com o projeto ...”, disseram alguns, e “... a ausência de vocês é uma falta de respeito com a equipe ...”, reclamaram outros, e a coisa foi ficando feia e foram ditas coisas até piores.

Até que um dos ausentes pediu a palavra e disse o seguinte: - Mas a reunião não foi marcada para quarta-feira? A semana está só começando e vocês não param de reclamar! Isso não é bom para o projeto! O 4F tinha sido entendido por alguns como sala 4F e por outros como quarta-feira. E aquela não era uma quarta-feira. Não estou inventando essa história, sou testemunha e vi acontecer.

- Heiiii, você esqueceu de informar a equipe sobre isso. Assim parece que você não está comprometido com o projeto. Seria essa uma bronca merecida? Ou está havendo confusão na comunicação da equipe? Muitas vezes problemas de comunicação causam atrasos indesejados, má qualidade e conflitos na equipe.

Hoje em dia, o pessoal vive se comunicando através de mensagens de texto – disponíveis nos aplicativos do telefone celular - e acham que isso é suficiente para todos os casos. Se o outro não entende, é problema dele. Entretanto, se a má comunicação cria problemas para o projeto, isso passa a ser problema do gestor do projeto. A mensagem precisa ser completa, sem deixar dúvidas ou espaço para interpretações.

Existem também situações em que é necessário tirar a bunda da cadeira e falar com a outra pessoa, olhando nos olhos, pegando feedback, pra ter certeza que toda a mensagem foi compreendida. Você não fala pra você mesmo ou com você mesmo. Você fala com os outros. Quem pratica a boa comunicação é aquele que é claramente compreendido pelos demais.

Seguindo em frente, vamos citar outro diferencial importante que é a capacidade de negociação - Negociação é uma comunicação concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado têm alguns interesses comuns e outros opostos.

Durante uma negociação pode acontecer das emoções se misturarem com os méritos objetivos do problema que se está discutindo. Afinal de contas, somos humanos, criaturas com emoções fortes, com percepções diferentes e dificuldades em nos comunicar com clareza. Então, é importante saber buscar opções que promovam interesses comuns e conciliem os interesses divergentes.

Embora muitos acreditem que saber negociar é um dom, é possível aprender a negociar, desenvolvendo essa importante habilidade através de treinamentos específicos e da experiência no trabalho do dia a dia.

Quando o gerente de projetos negocia bem, ganha respeito e comprometimento das partes envolvidas. Há um aumento da confiança das partes interessadas no gerente de projetos. A negociação é ferramenta indispensável na resolução de conflitos. Saber negociar significa ter jogo de cintura e isso é vital para que o gerente de projetos seja bem sucedido.

Devemos acrescentar a nossa lista a capacidade de influenciar, que é um diferencial que não pode ser esquecido.

O gerente de projetos deve liderar e isso implica em motivar e inspirar as pessoas da equipe do projeto, buscando criar condições favoráveis, influenciando através de bons exemplos, para que a equipe alcance resultados com o melhor desempenho.

Outro ponto que devemos lembrar é que o gerente de projetos precisa trabalhar com diferentes indivíduos em uma organização e muitas dessas pessoas não se encontram em uma relação direta de chefe-subordinado. A postura do gerente de projetos é importante, para que possa influenciar positivamente outros indivíduos a cumprir bem seus papéis no projeto e desempenhar bem suas tarefas.

Na outra ponta do organograma, a capacidade de influenciar será usada para ganhar e manter apoio e engajamento de gerentes e diretores em posição superior na hierarquia da organização em que o projeto está sendo executado.

Um projeto precisa de boa coordenação e esse é mais um diferencial muito valorizado. Nenhum projeto consegue avançar e alcançar seus resultados se não for bem coordenado. 

Coordenar bem e eficazmente vai além de fazer o projeto andar, seguindo os passos previamente planejados. Será necessário ser capaz de lidar com imprevistos e encontrar soluções para resolver problemas. A coordenação de um projeto inclui a boa comunicação, ser organizado, acompanhar atividades, o cronograma, os custos, dando suporte a equipe do projeto. 

Algumas organizações enxergam os papéis de coordenador de projetos e do gerente de projetos, como papéis diferentes com responsabilidades diferentes. O coordenador de projetos costuma ficar com um papel administrativo, cuidando mais das tarefas operacionais, enquanto o gerente de projetos se envolve com atividades como treinamento de equipes, tomada de decisões e na comunicação do que acontece no projeto.

Cabe ao coordenador de projetos ser o responsável pela parte de cronograma, dos prazos, da organização e distribuição do trabalho, enquanto o gerente de projetos, sendo um profissional com mais experiência, assume a parte da gestão dos riscos e toma as decisões que tenham a ver com o projeto. Mas, no final das contas, tudo isso acaba indo para a conta do gerente de projetos.

Finalmente, um diferencial valorizado pelas empresas se refere ao conhecimento específico (chamado de hard skills) que o gerente de projetos deverá possuir, tanto em relação ao tema da gestão de projetos propriamente dita, quanto em relação aos tipos de projetos que vai atuar.

Hard skills compõem as competências práticas dos profissionais de gestão de projetos que os ajudam a garantir a execução de suas funções e assim desempenhar bem seu trabalho. Esses hard skills são adquiridos por meio de formação tradicional, como cursos e treinamentos, e da própria experiência adquirida no trabalho.

Um curso MBA em Gestão de Projetos e as certificações profissionais, como a certificação PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute), fazem parte do que costuma ser chamado de hard skills. Quando uma empresa busca um profissional, está buscando alguém capaz de resolver determinados tipos de problemas, capaz de executar determinadas funções, e que saiba usar determinadas técnicas e ferramentas.

Um emprego não é algo genérico. Por exemplo, uma construtora – buscando contratar um gerente de projetos - dará preferência a um engenheiro civil, com vivência em canteiros de obra, ao invés de contratar um engenheiro de automação, cuja experiência aconteceu na área elétrica, como no desenvolvimento de controladores lógicos programáveis.

Os hard skills podem ser bastante específicos, materializados como algum conhecimento técnico adquirido por cursos de formação ou através da experiência profissional. Não é raro encontrar na especificação de uma vaga de emprego exigências como, por exemplo, fluência no idioma inglês, Excel avançado, domínio no MS Project, certificação PMP, certificação “Black Belt Six Sigma”, certificação Scrum Master, dentre outros.

As empresas buscam profissionais com todos esses diferenciais citados porque esperam muito dos gerentes de projeto. Elas esperam ganhar através das ações e comportamentos de um bom gerente de projetos.

É isso aí, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: