segunda-feira, 19 de abril de 2021

Despreparado para o Inesperado



Despreparado para o Inesperado? Ninguém quer estar nessa posição. Ao pensarmos em um indivíduo, estar preparado para o inesperado quer dizer manter a saúde física e mental em ordem (para ter força e ser capaz de lidar com a situação difícil e inesperada), ter equilíbrio financeiro (para se concentrar na solução do problema inesperado, minimizando impactos, sendo capaz de pagar o preço da solução) e ser resiliente (para ser capaz de suportar altos e baixos da vida e os desafios que uma situação inesperada pode trazer). E nas empresas? Da mesma forma, nas empresas ninguém deseja estar em uma posição onde se está despreparado para o inesperado. Esse é o tema do artigo publicado no website PM Today em setembro de 2020, resultado de uma entrevista com Matt Zilli, executivo chefe da empresa Clarizen, cujo link está no final desse texto. Abaixo um resumo comentado do mencionado artigo.  

A matéria começa assim: “Como as empresas estão lidando com as mudanças rápidas e contínuas causadas pela crise do COVID-19? Nos últimos três meses, conversei com quase 100 executivos, todos lidando com incertezas em seus negócios - desde a perspectiva econômica global até pressões econômicas específicas em seus setores”. Bem, estamos em 2021 e aparentemente as empresas ainda estão lutando para lidar com a crise causada pela pandemia.  

Outros viram uma demanda crescente por seus produtos e serviços em meio a circunstâncias que mudam rapidamente ou suas cadeias de suprimentos foram interrompidas - deixando-os tentando descobrir como atender seus clientes. Aqueles que estamos vendo ter sucesso são os que encontram oportunidades na incerteza”. Embora esta seja uma típica frase feita, não deixa de ser a pura verdade. 

O COVID-19 mostrou onde as empresas realmente estão em suas jornadas de transformação digital”. A questão é que embora pareça que o entrevistado se refira a empresas do primeiro mundo, o conceito do “onde as empresas estão em suas jornadas de transformação digital” vale para todos. Segundo o relatório “Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país”, publicado pela McKinsey para o período 2018-2019, já existe um forte movimento de transformação digital nos serviços financeiros e no segmento do varejo, estando mais atrasados os segmentos de bens de consumo, transporte e infraestrutura, indústria de base e indústria avançada. Para receber uma cópia desse relatório basta enviar um e-mail para h12sblog@gmail.com, se você é seguidor do blog. 

A pandemia acelerou as tendências que temos testemunhado nos últimos anos e, em um piscar de olhos, todos tiveram que começar a trabalhar remotamente. De repente, as empresas que nunca tiveram uma força de trabalho heterogênea antes tiveram que capacitar equipes totalmente remotas”. O entrevistado se referia aos acontecimentos do ano de 2020, mas essa realidade continua em 2021. 

O primeiro instinto para as empresas que lutam para se adaptar às mudanças é cortar custos - mas cortes generalizados não são necessariamente a resposta. As empresas que estão tendo sucesso no ambiente de hoje são aquelas que estão usando as ferramentas corretas para ajudar a maximizar o tempo e a produtividade de cada indivíduo para que possam ser eficazes. Simplesmente cortar sem saber o impacto que terá nem sempre é o caminho certo a seguir”. 

Como as organizações podem lidar com mais imprevistos à medida que a crise continua a evoluir?” Essa é a pergunta de um milhão de dólares que o entrevistado tenta responder. 

Ninguém quer estar em uma posição onde se está despreparado para o inesperado. Em uma era de incertezas e instabilidade crescente, as organizações que lidam melhor com isso são aquelas capazes de criar equipes coesas e, ao mesmo tempo, as que conseguem estimular a criatividade e a flexibilidade para lidar com as mudanças que surgem. Mas as equipes precisam estar prontas para se adaptar e para lidar com oportunidades positivas e negativas. Para fazer isso, eles precisam trabalhar juntas de forma mais eficaz, com cada equipe alinhada aos objetivos estratégicos da organização. E elas precisam usar na prática as ferramentas que lhes permitam fazer isso”. 

E o entrevistado continua afirmando que: “Utilizar as ferramentas certas de gerenciamento de trabalho funciona como uma alavanca que te dá vantagem, possibilitando a todos os funcionários contribuir para o processo estratégico da empresa, ajudando a preparar o negócio para o futuro. Nunca houve um momento mais crítico do que agora para promover agilidade e adaptabilidade. É uma abordagem que permite às organizações gerenciar o impacto contínuo do COVID-19, garantindo que possam permanecer competitivas em um mundo pós-pandemia”. Mais adiante Zilli ainda reforça: “Os líderes também devem implementar métodos que garantam que a colaboração seja o mais fácil e direta possível, implantando tecnologias baseadas na nuvem que permitam aos funcionários coordenar o trabalho, monitorar recursos e gerenciar fluxos de trabalho”. 

Faz sentido a ideia de se preparar para fazer algo ou para reagir se algo acontecer. Portanto, em primeiro lugar devemos estar cientes que não fazer nada não é uma opção minimamente razoável. Ser resiliente é entender que problemas inesperados acontecem, mais do que gostaríamos, sendo necessário estar preparado para enfrentá-los. É preciso ter saúde financeira para pagar pela solução, pois afinal de contas, da mesma forma que não existe almoço grátis, as melhores soluções também custam e têm lá o seu valor. Uma diretoria “física e mentalmente saudável” – e espero que você leitor que acompanhou o texto com atenção tenha compreendido o que quero dizer - percebe isso com facilidade, se prepara e, não menos importante, se esforça para permanecer preparada. Mas, por outro lado, alguém pode dizer que tudo isso é bobagem de um vendedor forçando a barra, metendo medo no pessoal, exagerando um pouquinho para vender seu software. Em qual narrativa acreditar? Isso, você leitor, deve decidir por sua conta e risco. Bem, é isso aí, até a próxima. 

Para acessar ... o artigo completo ... basta clicar nesse ... L I N K. 

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