quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Perdendo Empregos para as Máquinas (sem parar!)


Por séculos as máquinas vem tornando os empregos obsoletos! 

A  fiandeira mecânica  substituiu os tecelões, os botões substituíram os ascensoristas de elevadores e a Internet tirou as agências de viagens do mercado. 

Um estudo estima que cerca de 400.000 empregos foram perdidos para a automação nas fábricas dos EUA de 1990 a 2007.

Em pesquisa da PEW Research Center de junho/2020, sobre o provável futuro cheio de inovação, algumas preocupações foram compartilhadas. Alguns disseram que a tecnologia causa mais problemas do que resolve. Alguns disseram que é provável que as preocupações emergentes sobre o impacto da vida digital sejam pelo menos um pouco mitigadas à medida que os humanos se adaptam. Alguns disseram que é possível que qualquer remédio crie um novo conjunto de desafios. Outros disseram que os usos e abusos das tecnologias digitais pelos humanos estão causando danos sociais que provavelmente não serão superados.

Há uma percepção que o movimento para substituir humanos por máquinas está se acelerando à medida que as empresas lutam para evitar infecções de COVID-19 no local de trabalho e para manter os custos operacionais baixos. Os EUA eliminaram cerca de 40 milhões de empregos no auge da pandemia e, embora alguns tenham voltado, outros nunca mais voltarão.

Um grupo de economistas estima que 42% dos empregos perdidos se foram para sempre.

A força de trabalho de hoje está fortemente dividida por níveis de educação, e aqueles que não foram além do ensino médio são os mais afetados pelas mudanças de longo prazo na economia.

À medida que a inteligência artificial se desenvolve e impacta mais indústrias, os profissionais na ativa estão ficando cada vez mais preocupados com as implicações da IA para o futuro do trabalho. 

De acordo com outra pesquisa do PEW Research Center, esta concluída em 2017, 72% dos americanos temem que a tecnologia de IA seja capaz de substituir seus empregos, com 25% se sentindo extremamente preocupados. 

Espera-se que os seguintes empregos comuns se tornem redundantes até o ano de 2037 e substituídos por versões automatizadas: os Caixas serão substituídos pelas caixas automáticas, o Pessoal de Entrega de jornais e revistas será substituído pelos dispositivos de leitura eletrônica, os Agentes de Viagens serão substituídos pelos sites de viagens, os Motoristas de Táxi serão substituídos pelos carros autônomos, os Jornalistas serão substituídos pelos softwares de inteligência artificial, os Operadores de Telemarketing serão substituídos pelos robôs automatizados, os Trabalhadores da Linha de Montagem serão substituídos pelos robôs automatizados, os Árbitros Esportivos serão substituídos pela tecnologia de vídeo. E isso para por aí? Creio que não! 

Alguns afirmam que as novíssimas tecnologias também criarão novos empregos. Sim, mas será que em quantidade suficiente para compensar tantas perdas? Não sabemos ainda. Por hora, vamos ficar por aqui. E isso aí, até a próxima!

********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: