domingo, 12 de março de 2017

Mais Lições Aprendidas

Em matéria publicada na revista PM Network, de fevereiro de 2017, foram destacadas várias situações de projeto e as lições aprendidas em cada uma delas. Aqui, vamos apresentar um resumo do que foi tratado na matéria mencionada.
Scope creep: é o termo utilizado para definir alterações no escopo em um projeto, de forma incontrolável, ou seja, sem que se tenha feito qualquer análise relacionada aos impactos que tais mudanças podem provocar no projeto.
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Problema: Redução no grau de apoio ou em perda de apoio da liderança senior da empresa para o projeto.
Lição aprendida: Compreender que o apoio da liderança senior poderá não permanecer constante durante todo o projeto. A liderança senior deve ser regularmente monitorada.

Problema: Falha na identificação completa das partes interessadas no projeto. Por causa dessa identificação incompleta, não foi possível conhecer todas as partes interessadas antes de iniciar o projeto. O grupo de stakeholders não identificado tinha até poder para encerrar o projeto.
Lição aprendida: É preciso conhecer todas as partes interessadas. Mesmo que você considere que todas as partes interessadas foram identificadas, verifique mais uma vez! 

Problema: Ter membros na equipe de projeto que não são apropriados ou adequados (não são os recursos corretos) para executar as atividades para as quais estão alocados. O gerente de projetos precisa corrigir uma escolha errada.
Lição aprendida: Se alguém não pode (por falta de competência, por falta de habilidade ou por ter uma atitude inadequada) executar a tarefa para a qual foi designado no projeto, deve ser afastado/substituído da equipe. 

Problema: O profissional que compartilhou esse problema tinha sido indicado como gerente de um projeto já iniciado, acima do orçamento e significativamente atrasado. Ele descobriu que o plano de riscos estava incorreto. Uma nova avaliação de riscos foi feita, gerando um plano atualizado que todos no projeto passaram a seguir.
Lição aprendida: O plano de riscos correto e atualizado é fundamental e deve ser seguido pela equipe do projeto, mesmo que isso exija um esforço adicional. 

Problema: Conflitos entre stakeholders importantes que podem impactar o apoio ao projeto. O profissional que compartilhou essa experiência reportou que foi ingênuo ao expor falhas (reais e existentes) que encontrou em duas áreas da empresa (Marketing e Tecnologia), durante uma reunião em que os principais gestores dessas áreas estavam presentes, junto com o CEO (presidente da empresa). Esses gestores mentiram descaradamente, negando os problemas apontados pelo gerente de projetos. O ser humano é complicado!
Lição aprendida: Essa experiência ruim acabou ensinando ao gerente de projetos que ele (ou ela) deve dedicar muito mais atenção para entender os verdadeiros desejos e conexões emocionais dos stakeholders mais importantes.  Além disso, é necessário ficar perto dos patrocinadores e partes interessadas, comunicando descobertas regularmente, ao invés de passar vergonha em público ao divulgar algo que é embaraçoso. 

Problema: O profissional que compartilhou esse problema estava envolvido em fazer a transformação ágil em uma organização. Ele reportou várias dificuldades como, por exemplo, notar que as pessoas envolvidas não estavam realmente prontas para a mudança, pois não haviam advertências e punições caso alguém não seguisse as regras previamente definidas para que a empresa se tornasse ágil e, além disso, havia falta de recursos com experiência em abordagens ágeis.
Lição aprendida: A transição para ágil significa começar com pequenos passos, mas estar disposto a mudar o que for necessário. Um gerente de projetos com experiência em abordagens ágeis foi alocado ao projeto e isso resolveu a situação. 
Compartilhe você também, na área de comentários, a sua lição aprendida. Bem, é isso aí! Até a próxima.
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