Em matéria publicada na revista PM Network, de fevereiro de 2017,
foram destacadas várias situações de projeto e as lições aprendidas em cada uma
delas. Aqui, vamos apresentar um resumo do que foi tratado na matéria
mencionada.
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Problema: Redução no grau de apoio ou em
perda de apoio da liderança senior da empresa para o projeto.
Lição aprendida: Compreender que o apoio da liderança senior poderá não permanecer
constante durante todo o projeto. A liderança senior deve ser regularmente
monitorada.
Problema: Falha na identificação completa das partes interessadas no projeto.
Por causa dessa identificação incompleta, não foi possível conhecer todas
as partes interessadas antes de iniciar o projeto. O grupo de stakeholders não
identificado tinha até poder para encerrar o projeto.
Lição aprendida: É preciso conhecer todas as partes interessadas. Mesmo que você
considere que todas as partes interessadas foram identificadas, verifique mais
uma vez!
Problema: Ter membros na equipe de projeto que não são apropriados ou
adequados (não são os recursos corretos) para executar as atividades para as
quais estão alocados. O gerente de projetos precisa corrigir uma escolha
errada.
Lição aprendida: Se alguém não pode (por falta de competência, por falta de
habilidade ou por ter uma atitude inadequada) executar a tarefa para a qual foi
designado no projeto, deve ser afastado/substituído da equipe.
Problema: O profissional que compartilhou esse problema tinha sido indicado
como gerente de um projeto já iniciado, acima do orçamento e significativamente
atrasado. Ele descobriu que o plano de riscos estava incorreto. Uma nova
avaliação de riscos foi feita, gerando um plano atualizado que todos no projeto
passaram a seguir.
Lição aprendida: O plano de riscos correto e atualizado é fundamental e deve ser
seguido pela equipe do projeto, mesmo que isso exija um esforço adicional.
Problema: Conflitos entre stakeholders importantes que podem impactar o apoio
ao projeto. O profissional que compartilhou essa experiência reportou que foi
ingênuo ao expor falhas (reais e existentes) que encontrou em duas áreas da
empresa (Marketing e Tecnologia), durante uma reunião em que os principais
gestores dessas áreas estavam presentes, junto com o CEO (presidente da
empresa). Esses gestores mentiram descaradamente, negando os problemas
apontados pelo gerente de projetos. O ser humano é complicado!
Lição aprendida: Essa experiência ruim acabou ensinando ao gerente de projetos que ele (ou ela) deve
dedicar muito mais atenção para entender os verdadeiros desejos e conexões
emocionais dos stakeholders mais importantes.
Além disso, é necessário ficar perto dos patrocinadores e partes
interessadas, comunicando descobertas regularmente, ao invés de passar vergonha
em público ao divulgar algo que é embaraçoso.
Problema: O profissional que compartilhou esse problema estava envolvido em
fazer a transformação ágil em uma organização. Ele reportou várias dificuldades
como, por exemplo, notar que as pessoas envolvidas não estavam realmente
prontas para a mudança, pois não haviam advertências e punições
caso alguém não seguisse as regras previamente definidas para que a empresa se tornasse ágil e, além disso, havia falta de
recursos com experiência em abordagens ágeis.
Lição aprendida: A transição para ágil significa
começar com pequenos passos, mas estar disposto a mudar o que for necessário.
Um gerente de projetos com experiência em abordagens ágeis foi alocado ao
projeto e isso resolveu a situação.
Compartilhe você também, na área de comentários, a sua lição aprendida. Bem, é isso aí! Até a próxima.
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