Acredita-se que o trabalho
do gerente de projetos tem se tornado cada vez mais importante para as
organizações em todo o planeta. Por um lado, isso é facilmente confirmado pela constatação
nos últimos anos da existência de uma enorme quantidade de projetos, como
resultado da necessidade de implantar mudanças que façam as organizações melhorar
e ser mais competitivas.
Por outro lado, por mais ambíguo que possa parecer, há
ainda um clima de descontentamento com os líderes nas organizações. Sim, mas o
que isso tem a ver com o trabalho dos gerentes de projeto? Bem, afinal de
contas, os gerentes de projetos fazem seu trabalho liderando pessoas e esse
descontentamento também os atinge. O gerente de projetos precisa liderar. Mas, uma
pergunta pode surgir nesse momento de reflexão: - Liderar, como?
De acordo com a
pesquisa State of Leadership Development 2015 (Estado do Desenvolvimento de Lideranças
2015), da Brandon Hall Group, muitas organizações estão ficando para trás nos seus esforços
para desenvolver os lideres de amanhã! Essa pesquisa mostra que:
·
71% das organizações dizem
os seus líderes não estão prontos para levar a organização para o futuro;
·
36% dizem que as suas
práticas de desenvolvimento de lideranças estão abaixo da média ou são
deficientes;
·
10% acham que os seus
esforços para construir lideranças apoiam os seus objetivos de negócios.
A capacidade de
liderança do gerente de projetos é absolutamente fundamental, lembrando que as
competências de liderança constituem um dos pilares do triângulo de talento do PMI. Segundo o PMI, as competências de
liderança incluem conhecer e saber usar o “brainstorming”, o “coaching” e o
“mentoring”, o gerenciamento de conflitos, a inteligência emocional, a
influência, o ouvir ativamente, a negociação, a resolução de problemas e a
construção de equipes.
E quanto ao seu
gerente de projetos, seria ele (ou ela) bom naquilo que faz? Para saber isso, você pode fazer algumas
perguntas e analisar as respostas. Construa um questionário de perguntas e
submeta aos subordinados diretos do seu gerente de projetos. Inclua também,
como respondentes, os colaboradores da organização no mesmo nível hierárquico,
dando preferência para as pessoas que tem relação profissional com o seu
gerente. Finalmente, não deixe de aplicar o seu questionário ao próprio gerente
de projetos, para ver o que ele pensa à respeito de si mesmo. O questionário
deve ser claro e objetivo, podendo ser preenchido através de uma entrevista
pessoal com cada respondente ou, simplesmente, disponibilizado na Internet,
através de websites com essa finalidade como, por exemplo, o Survey Monkey. Os passos necessários
para carregar uma pesquisa no Survey Monkey podem ser encontrados no post Coletando Dados para o seu TCC – Parte 2.
Então, para conhecer
o seu gerente de projetos mais de perto procure saber o seguinte:
O seu gerente sabe
qual é o papel dele no projeto? Como ele (ela) lidera e trabalha com a equipe?
Ele (ela) atua também, de alguma maneira, como coach ou mentor?
O seu gerente trabalha
para remover obstáculos que atrapalham o trabalho da equipe? Ele (ela) é alguém
que luta pela equipe?
Quando o seu gerente
precisa tomar decisões duras e não populares, ele (ela) faz isso de forma
justa, mantendo o respeito de todos os envolvidos? Ou ele, simplesmente, toma
as decisões sem consultar a equipe?
O seu gerente sabe
reconhecer os pontos fortes de cada um e aproveitar ao máximo o melhor de cada
colaborador?
Nesse processo de
receber o melhor de cada um, há o caminho de volta que significa a ação do
gerente de promover o reconhecimento dos colaboradores com benefícios tangíveis
(como, por exemplo, bônus e aumento salarial) e intangíveis (como, por exemplo,
oportunidades de crescimento profissional e atuar em novos desafios). O seu
gerente é bom para fazer isso ou conseguir que isso seja feito pela organização
para os membros da equipe?
O seu gerente
incentiva o trabalho dos colaboradores? Ou apenas pressiona com prazos e
ameaças?
O seu gerente
encoraja os colaboradores para o sucesso? Ou apenas se preocupa com o próprio
sucesso?
Quando um
colaborador comete um erro o foco do seu gerente é encontrar e punir o culpado
ou em encontrar a fonte do problema, suas causas principais e discutir formas
que evitem que esse erro se repita no futuro?
Quando há alguém na
equipe que sabe mais do que o seu gerente, em uma área particular do
conhecimento, o comportamento do seu gerente é esconder esse fato (reduzindo as
oportunidades desse colaborador, por insegurança e choque de ego) ou é de
celebrar esse fato (divulgando que o alto desempenho do colaborador é vital
para o sucesso de toda a equipe e que outros deveriam buscar ser tão bons
quanto esse colaborador)?
O seu gerente sabe
delegar? Ou ele (ela) é do tipo gerente gargalo e tudo que deveria acontecer,
antes de realmente acontecer, precisa passar por ele (ela)?
Além disso, como
você define o perfil do seu gerente na maior parte do tempo? Autocrático, poder
compartilhado, decisões por consenso, a organização em primeiro lugar, a pessoa
certa no lugar certo, capacitar o crescimento, liderança pelo exemplo ou
paternal? Abaixo estão apresentadas descrições resumidas de cada perfil típico,
embora certos indivíduos apresentem comportamentos que podem se encaixar em
mais de um perfil.
Autocrático - Ele (ou ela) é quem
detêm o poder e toma todas as decisões. É um centralizador que, geralmente, tem
grande dificuldade em aceitar a opinião dos outros, especialmente se essa
opinião é diferente ou entra em conflito com a opinião do gerente. Esse é alguém que
segue o princípio do “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
Poder compartilhado - Ele (ou ela)
prefere compartilhar o poder e entende que a liderança funciona melhor de forma
descentralizada. Ele (ou ela) é do tipo que identifica os líderes da equipe e
lhes dá autoridade, embora exija sempre ser mantido informado. Ele (ou ela)
prefere se envolver apenas em aspectos cruciais do projeto ou em áreas onde existam
lacunas de conhecimento, trabalhando com um mínimo de interferência e seguindo
a máxima do “deixar as coisas acontecerem e o projeto fluir”.
Decisões por consenso - Prefere liderar
com base no consenso em um ambiente democrático. Isto significa a solução de
problemas e tomada de decisões com base no acordo do grupo. Ao usar essa abordagem,
é essencial dar uma atenção especial aos que ficam em minoria, que podem
influenciar negativamente a comunidade do projeto. É preciso garantir que,
mesmo que possam não concordar com a decisão, eles a apoiem e se comprometam
com a entrega.
A organização em primeiro lugar – Esse é um líder que coloca a organização em primeiro lugar e a
equipe vem em segundo lugar. O modelo mental desse líder funciona assim: "Se
servirmos bem a nossa organização, o nosso sucesso será consequência". Um
colaborador que adia suas férias para terminar uma atividade do projeto ganha
pontos com esse tipo de líder.
A pessoa certa no lugar certo – Esse líder é
capaz de colocar as pessoas certas, na situação certa e no momento certo — e assim
todos podem contribuir nas áreas em que são mais fortes. Isto requer a
capacidade de identificar e diagnosticar problemas rapidamente, identificando o
tipo de problema e o tipo de pessoa ou pessoas necessárias para lidar com o
problema identificado.
Capacitar o crescimento – Esse líder usa
sua posição de liderança para dar à equipe a oportunidade de crescer e brilhar.
Sua frase preferida é “tente novamente, você pode”.
Liderança pelo exemplo - Esse é o líder
que dá o exemplo, fazendo questão de se manter organizado e demonstrar uma postura
ética no trabalho. Um líder que mantém uma atitude positiva e, ao mesmo tempo,
incentiva a equipe no alcance do sucesso e a acreditar ser possível alcançar os
objetivos do projeto.
Paternal – É um líder que coloca a
necessidade das pessoas em primeiro lugar, e é capaz de construir uma equipe
voltada aos relacionamentos. É muito bom em resolver conflitos internos.
Essas são algumas características
que podem ajudar a montar o perfil de um profissional que atue na posição de
gerente de projetos. Bem, é isso aí! Até a próxima.
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