Sabemos que a comunicação é poderosa e pode ser usada para o bem ou ser manipulada
em sentido oposto. Isso vale para quase todas as situações, inclusive os
projetos. Se a comunicação, por falta de cuidado ou de esforço, não é boa, abre-se
um caminho para os mal entendidos, e isso não é nada bom.
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“Falar é uma necessidade, escutar é uma
arte”. (Johann Wolfgang von Goethe, escritor, cientista, mestre de poesia
alemão, 1749 – 1832) .
“Três quartos das misérias e mal-entendidos do mundo desaparecerão se
nos colocarmos no lugar de nossos adversários e entendermos o ponto de vista
deles”. (Mahatma Gandhi, líder e pacifista indiano, 1869 – 1948).
“Comunicação é a arte de ser
entendido”. (Peter Ustinov, ator e escritor inglês, 1921 - 2004).
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E o que todos esses homens têm em comum com o gerenciamento de projetos? Bem, nada – pelo ponto de vista
técnico das boas práticas e dos métodos de gestão – e, ao mesmo tempo, tudo, se
levarmos em conta a necessidade humana de comunicação e dos problemas que a
falta dela causa aos projetos.
Dito isso, vamos falar de três bons motivos para desentendimentos nos
projetos:
O gerente de projetos é fraco
como comunicador – todo mundo diz, começando pelo guia
PMBOK, que a comunicação no projeto é o trabalho principal do gerente de
projetos. Se o líder do projeto comunica mal, então a equipe de projeto, o
cliente e os outros principais stakeholders ficarão muito próximos de
experimentar algum tipo de mal entendido. Pequenos mal entendidos – coisas como
errar o horário de reuniões ou alocar um pedreido para pintar uma parede – são
facilmente corrigidos, sem grandes alardes. Entretanto, há erros capazes de causar
grandes problemas. Imagine que uma equipe, cujo trabalho é vital para o projeto
nesse momento, começa a ter problemas de vários tipos. O normal seria chamar o
supervisor técnico da equipe para por ordem na casa, mas, por um desses enganos
inadmissíveis, o gerente de projetos havia permitido que esse supervisor
entrasse em férias. E agora, José? Os grandes desentendimentos podem ser
catastróficos. Estava no cronograma, que aquela equipe teria um trabalho
importante naquele momento, e que seria igualmente importante ter o supervisor presente.
Por que o gerente de projetos não prestou atenção a esse “detalhe”, quando
liberou as férias do supervisor? Um mal entendido pode ser causado pelo envio
de informações equivocadas. Mas, por outro lado, pode ser causada por não
ouvir, ou melhor, não perceber algo que está disponível. A comunicação acontece
nos dois sentidos. Precisa estar ligado, senhor gerente de projetos.
As reuniões estão sendo
negligenciadas – em um projeto as reuniões precisam
acontecer de forma regular. As reuniões são, especialmente, necessárias para vários
tipos de atualizações – de escopo, de requisitos, do cronograma, do orçamento –
que precisam ser consideradas à medida que o projeto avança. Sempre que
possível, as reuniões não precisam, ou melhor, não devem ser longas. Devem
levar o tempo que for necessário para comunicar o que precisa ser comunicado,
de forma clara e objetiva. Se existe negligência em relação a regularidade das
reuniões temos um sintoma que mostra que o gerente de projetos é fraco como
comunicador. Não precisa ser um “expert” para saber que a equipe de projetos
precisa estar atualizada, que todos precisam saber o que está acontecendo, que é
importante que todos estejam na mesma página do projeto.
Os requisitos do projeto estão
mal definidos – esse é outro grave problema e mais
comum do que se imagina. A questão é que os requisitos são a base sobre a
qual se constrói o escopo do projeto, e se não estão corretos ou estão
incompletos, o que dá no mesmo, a execução do escopo do projeto não produz o
resultado desejado pelo cliente. E isso é péssimo, um verdadeiro desperdício. A
frustração será de todos, não importando quem cometeu o erro! O gerente de
projetos precisa ter a confirmação dos requisitos do projeto – em documentos
validados e aprovados - para poder, na etapa de planejamento, definir a EAP (estrutura
analítica do projeto) que efetivamente produza o produto ou o serviço que o
cliente deseja. É vital que o cliente aprove formalmente os requisitos do projeto
antes que o planejamento seja iniciado. Isso evita um grande, ou melhor, um
enorme mal entendido.
Evitar mal entendidos é uma parte importante da boa comunicação. Afinal
de contas, retrabalhos são custosos e acabam consumindo recursos e uma parcela
do tempo valioso do projeto. Um bom profissional precisará evitar mal
entendidos que perturbam o bom andamento do projeto e corroem a sua credibilidade
como gerente do projeto.
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