sexta-feira, 22 de março de 2013
O Alto Custo do Baixo Desempenho
Esse post é sobre uma pesquisa realizada pelo PMI (Project Management Institute), conhecida como PMI´s Pulse of the Profession. A ideia de tomar o “pulso da profissão” é a mesma de um médico quando examina seu paciente para entender o que está havendo com ele ou ela. O PMI´s Pulse of the Profession é um documento de 14 páginas, publicado em março de 2013, com um material muito rico e interessante e que será revisitado em outras ocasiões. No texto de abertura, assinado pelo presidente e CEO do PMI, Mark A. Langley, podemos encontrar as seguintes afirmações:
“Viajando pelo mundo defendendo o valor do gerenciamento de projetos, programas e portfólio com os líderes das organizações, em nome dos 700.000 stakeholders do PMI, ouvi um monte de executivos falar sobre estratégia e "iniciativas estratégicas" dentro de suas organizações. Eu achei interessante que nem sempre essas iniciativas estratégicas eram reconhecidas essencialmente como um projeto ou um programa, pois afinal todas as estratégias de mudança em uma organização ocorrem por meio de projetos e programas. Esperamos fornecer o contexto e fazer esta conexão através da pesquisa PMI´s Pulse of the Profession”.
Mais adiante Langley afirma que “os gerentes de projeto há muito perceberam o valor que a sua competência profissional oferece às organizações”. Ele cita a incorporação de práticas padronizadas para reduzir riscos, a insistência no engajamento ativo dos patrocinadores (sponsors) para atuar como defensores dos projetos e o investimento em certificações - com o suporte das empresas - para que os gerentes de projetos possam falar uma linguagem comum e, portanto, evitar o caos em um ambiente turbulento.
O presidente e CEO do PMI, ainda relata que: “Quando as organizações melhoram continuamente a execução de seus projetos e programas, elas obtêm sucesso. Mas quando os executivos de uma organização decidem subestimar o benefício do gerenciamento efetivo de projetos, programas e portfólios, para colocar em prática suas iniciativas estratégicas, eles acabam colocando importantes recursos da empresa (“dólares reais”) em risco, e talvez mais. A pesquisa PMI´s Pulse of the Profession mostra, consistente com outros estudos, que menos de dois terços dos projetos atendem seus objetivos e intenções de negócios (taxas de sucesso têm decrescido desde 2008), e cerca de 7 por cento falham completamente.
O fato é que os projetos fracassados desperdiçam o dinheiro de uma organização: para cada 1 bilhão de dólares gasto em um projeto fracassado, 135 milhões de dólares são perdidos para sempre ... irrecuperável. Portanto, se o projeto que falha é uma das iniciativas estratégicas cujos resultados deveriam impulsionar o sucesso da organização, esse projeto certamente terá um impacto financeiro negativo na empresa. E se os benefícios esperados não são alcançados, a vantagem competitiva poderá ser desperdiçada, as eficiências perdidas, e as organizações não poderão operar no ambiente de negócios de "fazer mais com menos".
A pesquisa PMI´s Pulse of the Profession mostra como as organizações de alto desempenho estão trabalhando para fazer tudo que podem para minimizar os riscos, melhorando
o resultado de seus projetos e programas. Noventa por cento dos projetos das organizações de alto desempenho conseguem cumprir as metas originais e as intenções de negócios. Por outro lado, esse número é apenas 34 por cento nas organizações de baixo desempenho.
E não se está falando apenas em escopo, tempo e orçamento. O foco das organizações de alto desempenho está na execução e no alinhamento, que implica em:
• Amadurecimento das práticas de gestão de portfólio de modo a encontrar o equilíbrio entre o investimento e o risco;
• Melhorar a agilidade organizacional para permitir flexibilidade e resposta rápida e;
• Medir os benefícios obtidos após o final de um projeto para verificar o retorno sobre o investimento”.
Como dissemos no início desse post, o PMI´s Pulse of the Profession é um relatório muito interessante e que será revisitado para aprofundar importantes questões do gerenciamento de projetos nas organizações.
Fonte: 2013 Project Management Institute, Inc. Pulse of the Profession™, March 2013.
Realizado desde 2006, o PMI´s Pulse of the Profession é a pesquisa anual global de gerenciamento de projetos profissionais. A pesquisa mostra as principais tendências para gestão de projetos, agora e no futuro. Ele apresenta uma pesquisa de mercado original que relata comentários e reflexões de gerentes de projetos, programas e portfólio, juntamente com uma análise de dados de terceiros. A mais recente edição do PMI´s Pulse of the Profession apresenta comentários e reflexões de cerca de 800 líderes de gestão de projetos e profissionais de toda a América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio Médio e África (EMEA), América Latina e do Caribe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: