segunda-feira, 18 de março de 2013
ERP na Nuvem (“ERP in the Cloud”, da Oracle)
O que é Cloud Computing? -
É importante esclarecer que cloud computing, ou computação em nuvem, não é uma tecnologia e sim um conceito em que a computação (processamento, armazenamento e software) está em algum lugar da rede e é acessada remotamente, via Internet (nuvem).
Alguns serviços usados no dia a dia são modelos de nuvem e ajudam a exemplificar o que significa o conceito. O e-mail é um deles. No desenho tradicional de computação, as mensagens dos usuários ficam salvas no software de e-mail, no seu computador. Em contrapartida, com os e-mails baseados em web (hotmail, gmail, Yahoo Mail, entre outros), é possível acessar a conta com todas as mensagens recebidas e enviadas (armazenadas em um servidor alheio) a qualquer hora e lugar, por meio da Internet. Aplicativos de edição de texto, planilhas, apresentação, edição de imagem e até softwares de gestão já migraram para esse modelo, como é o caso do sistema de gestão empresarial (ERP) da Oracle, o ERP in the Cloud. E não são apenas softwares que podem ser acessados remotamente pela nuvem. Os recursos de hardware (como processamento e armazenamento) também.
O ambiente de computação da nuvem é baseado em uma rede robusta de servidores, que podem ser virtuais ou físicos, ou um mix. Portanto, cloud computing hospeda as aplicações de cloud, ou seja, as que estão residentes na nuvem (cloud). Uma arquitetura em nuvem vai além de um grande grupo de computadores. Ela deve oferecer ainda infraestrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico e monitoração do desempenho. E ela pode ser caracterizada em três tipos: pública, privada e híbrida.
Pública, quando o serviço é prestado por um fornecedor de outsourcing, que hospeda toda a infraestrutura. Privada é quando essa infraestrutura é da empresa usuária. E híbrida, quando a composição do serviço é parte do usuário e parte em outsourcing. Mas o que é possível ganhar com essa arquitetura? Inúmeros são os benefícios que ela proporciona, a começar pelo melhor uso dos recursos computacionais, potencializando os conceitos de consolidação e virtualização. E o mais interessante: trata-se de um modelo que permite ao usuário adquirir tecnologias sob demanda, ou seja, na medida certa para o tamanho do negócio. Além disso, caso seja necessário, o serviço pode ser interrompido. É um conceito que traz no seu DNA a flexibilidade e a escalabilidade. Vale ressaltar que ele revolucionou a tecnologia da informação, impactando na forma de entregar, consumir e gerenciar tecnologia em todo o mundo. Criou um desenho diferenciado no mercado, que não tem volta. Não por acaso, os gastos com computação em nuvem estão crescendo mais rápido nas empresas do que os investimentos gerais de TI. “O desafio está lançado para os fabricantes de hardware e de software”, afirma o analista de Cloud do instituto de pesquisas Gartner, Ed Anderson. Ficar de fora da nuvem, portanto, não é recomendado, especialmente diante das previsões do avanço do conceito. É esperado que cloud computing cresça 19% em 2012, tornando-se uma indústria de 109 bilhões de dólares no mundo, comparado ao mercado de 91 bilhões de dólares de 2011, na avaliação do Gartner. Até 2016, segundo o instituto, a expectativa é que esse seja um negócio de 207 bilhões de dólares. Enquanto o crescimento esperado para o mercado global de TI é de 3%.
As Modalidades de Serviço na Nuvem -
Os serviços na nuvem são oferecidos em três modalidades: Software as a Service (SaaS), ou, software como serviço; Infrastructure as a Service (IaaS), ou infraestrutura como serviço; e Platform as a Service (PaaS), ou plataforma como serviço. Eles estão se tornando a cada dia mais atraentes.
• SaaS: aplicações entregues como serviço para usuários finais, por meio da internet;
• IaaS: servidores, armazenamento, redes e softwares associados entregues como serviço;
• PaaS: plataforma de desenvolvimento de aplicações entregue como serviço.
Portanto, é preciso estar atento, pois a entrega de software está mudando de um modelo de venda tradicional de licença, que realiza a implementação da aplicação on premise (no local), para o modelo de SaaS, adotado na nuvem. Enquanto isso, o investimento com hardware está saindo do modelo on premise para o off premise (remoto). No longo prazo, diz Anderson, o modelo de cloud criará novas oportunidades de otimização de despesas em TI. No mais recente relatório trimestral do Gartner sobre despesas de TI, o instituto de pesquisa pela primeira vez incluiu a computação em nuvem como categoria separada, proporcionando uma análise profunda das tendências atuais e futuras de gastos com cloud. O maior crescimento no mercado de nuvem em 2013 será em IaaS, em que é esperado crescimento de 41%, garante o instituto. Gestão e segurança são a segunda maior área de crescimento, devendo aumentar 27,2%. Em seguida, está PaaS, com 26,6%, SaaS, com 17,4%, e processos de negócios como serviço, com 15%.
Vantagens do ERP na Nuvem -
Sabemos que no coração do negócio de qualquer empresa bate um sistema de gestão empresarial (ERP). Ele é vital para que a empresa tenha o controle nas mãos e a visibilidade necessária ao seu crescimento. Com a computação em nuvem, adquirir essa tecnologia tornou-se mais prático, rápido e flexível, com a vantagem de garantir que o retorno desse investimento seja factível e acelerado. Muitas são as vantagens de adotar um ERP no modelo de computação em nuvem. Mas antes de fazê-lo, são importantes dois passos: avaliar o provedor, para garantir que o serviço atenda às expectativas do negócio com qualidade e também a solução. Esta deverá ser de grande credibilidade no mercado.
Análise Comparativa do TCO (On Premise X Cloud) -
A melhor solução será a que proporciona maior segurança de resultados, que ajudarão no sucesso dos negócios. Dessa forma, o melhor caminho é a tradição. Mais de 65 mil clientes em todo o mundo confiam nas completas soluções de aplicativos da Oracle para obter resultados melhores. Os aplicativos Oracle também oferecem amplas opções e um caminho seguro para que os clientes se beneficiem dos avanços tecnológicos mais recentes.
Fonte: White paper: Gestão na nuvem: Cloud computing tornou o ERP de classe mundial mais acessível, simples e sob medida para negócios de todos os portes. Saiba como obter competitividade e eficiência, sem grandes investimentos. MPL Corporate Software.
Para mais informações acesse: http://www.mpl.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: