As empresas podem aumentar sua
lucratividade adotando estratégias e tomando decisões que reduzam os custos ou
adotando estratégias e tomando decisões que agreguem valor aos produtos da
empresa.
A quantidade de valor que uma empresa
cria é geralmente medida pela diferença entre seus custos de produção e a
qualidade percebida pelos consumidores em seus produtos. Em geral, quanto mais
valor os clientes atribuem aos produtos de uma empresa, maior o preço que a
empresa pode cobrar por esses produtos.
As operações de uma empresa podem ser
pensadas como uma cadeia de valor composta por uma série de atividades
distintas de criação de valor, incluindo produção, marketing e vendas,
gerenciamento de materiais, P&D, recursos humanos, sistemas de informação e
a infraestrutura da empresa.
Podemos categorizar essas atividades
de criação de valor, ou operações, como atividades primárias e atividades de
suporte.
Se uma empresa pretende implementar
sua estratégia com eficiência e se posicionar na fronteira de eficiência, esta
empresa deve gerenciar essas atividades de maneira eficaz e consistente com sua
estratégia.
Redução de Custos através de
Economias de Escala
As economias de escala referem-se às reduções
no custo unitário alcançadas pela produção de um grande volume de um produto.
A obtenção de economias de escala
reduz os custos unitários de uma empresa e aumenta sua lucratividade.
As economias de escala têm várias
fontes. Uma delas é a capacidade de distribuir os custos fixos em um grande
volume. Os custos fixos são os custos necessários para estabelecer uma
instalação de produção, desenvolver um novo produto e coisas do gênero. Esses
custos fixos podem ser substanciais.
Quanto mais rapidamente o volume acumulado
de vendas for construído, mais rapidamente os custos fixos podem ser
amortizados sobre um grande volume de produção e mais rapidamente os custos
unitários cairão.
Uma empresa pode não ser capaz de
atingir uma escala eficiente de produção a menos que atenda aos mercados
globais.
Ao atender também aos mercados
internacionais, no entanto, a empresa pode aumentar o volume de produção para muito
mais unidades por ano, obtendo assim maiores economias de escala, reduzindo os
custos unitários e aumentando a lucratividade.
Finalmente, à medida que as vendas
globais aumentam o tamanho da empresa, também aumenta seu poder de barganha com
os fornecedores, o que pode permitir que a empresa obtenha economias de escala
nas compras, barganhando o custo de insumos-chave e aumentando a lucratividade
dessa maneira.
Agora imagine quantos projetos serão
necessários para que uma empresa consiga realizar economias de escala? É isso
aí, até a próxima!
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