O
trabalho remoto é uma tendência atual e um caminho para o futuro. A chave para diferenciar entre uma
moda no local de trabalho e uma estratégia econômica está nas mãos das
empresas. Se os líderes corporativos em todo o mundo acreditam que o
trabalho remoto é benéfico para a sustentabilidade de sua marca, eles
investirão no desenvolvimento dele como um recurso.
Algumas
empresas, e seus gerentes, ainda hesitam em aprovar solicitações de
flexibilidade para sua mão de obra. O fato é que o trabalho remoto está gerando muita atenção e pesquisa. Existem vários
relatórios que divulgam os benefícios do trabalho remoto nas empresas. Os
principais pesquisadores do mundo dizem, apresentando os resultados de seus
estudos, que a flexibilidade no local de trabalho aumentará os resultados das
empresas em cinco categorias:
Produtividade — Os trabalhadores
remotos são, em média, 35-40% mais produtivos do que seus colegas de escritório,
com um aumento de produção de pelo menos 4,4%.
Desempenho — Com maior autonomia por
meio da independência do local, os funcionários produzem resultados com 40%
menos defeitos de qualidade.
Engajamento — Maior produtividade e desempenho
combinados para criar um engajamento mais forte, ou em outras palavras, 41%
menos absenteísmo.
Retenção — 54% dos funcionários afirmam
que mudariam de emprego por um que lhes oferecesse mais flexibilidade, o que
resulta em uma redução média de 12% na rotatividade após a oferta de um
contrato de trabalho remoto.
Lucratividade — As organizações economizam
uma média de US$11.000 por ano por trabalhador remoto de meio período, que significa
uma lucratividade 21% maior.
Por
sua vez, é bom que se diga que as equipes remotas só funcionam bem se a empresa tiver uma boa ferramenta
de software com
funcionalidades que incluam, por exemplo, comunicação da equipe, gráficos
de Gantt, fluxos de trabalho, colaboração, quadros Kanban e gestão de arquivos.
Este software deve possuir uma interface com o usuário que seja intuitiva e
envolvente. Em outras palavras, o oposto a algo chato e desinteressante.
Também
deve ser fácil aprender a trabalhar com este software, e assim as equipes devem
ter acesso a tutoriais online, descrições de funcionamento, salas de bate-papo
ao vivo para tirar duvidas, seminários na web em tempo real, modelos de
projetos e fóruns de comunidade.
Como
os colaboradores remotos raramente usam apenas um software para o dia-a-dia,
espera-se que a ferramenta de software disponibilizada para a equipe remota possa
se integrar com outros tipos comuns de software (folhas de horas, ferramentas
de colaboração, compartilhamento de arquivos, mensagens, gerenciamento de
tarefas, videoconferência, CRM, faturamento). Em termos práticos, a ferramenta
aqui destacada deve ser capaz de se conectar de maneira fácil e segura a
softwares como, por exemplo, Slack, Google Drive, Google Docs, Dropbox, Jira,
Skype, Zoom, Microsoft Suite e Proofhub.
Monday,
Wrike, Hub Planner, ProjectManager e KissFlow Project são exemplos de ferramentas de
software para equipes remotas. Todas essas ferramentas podem ser facilmente encontradas em
seus respectivos web sites, havendo vasto material explicativo sobre as mesmas.
Portanto, não há milagre e
nem tudo se resume ao fato das pessoas trabalharem de casa. O trabalho
remoto necessita de ferramentas de software adequadas. Sem essas ferramentas
não será possível alcançar a tão esperada eficiência e bom desempenho das
pessoas. Simples assim!
Para mais
informações acesse > https://www.forbes.com/sites/laurelfarrer/2020/02/12/top-5-benefits-of-remote-work-for-companies/?sh=360b591916c8
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