domingo, 6 de fevereiro de 2022

Ferramentas de Software para o Trabalho Remoto

O trabalho remoto é uma tendência atual e um caminho para o futuro. A chave para diferenciar entre uma moda no local de trabalho e uma estratégia econômica está nas mãos das empresas. Se os líderes corporativos em todo o mundo acreditam que o trabalho remoto é benéfico para a sustentabilidade de sua marca, eles investirão no desenvolvimento dele como um recurso. 

Algumas empresas, e seus gerentes, ainda hesitam em aprovar solicitações de flexibilidade para sua mão de obra. O fato é que o trabalho remoto está gerando muita atenção e pesquisa. Existem vários relatórios que divulgam os benefícios do trabalho remoto nas empresas. Os principais pesquisadores do mundo dizem, apresentando os resultados de seus estudos, que a flexibilidade no local de trabalho aumentará os resultados das empresas em cinco categorias: 

Produtividade  — Os trabalhadores remotos são, em média, 35-40% mais produtivos do que seus colegas de escritório, com um aumento de produção de pelo menos 4,4%.

Desempenho  — Com maior autonomia por meio da independência do local, os funcionários produzem resultados com 40% menos defeitos de qualidade.

Engajamento  — Maior produtividade e desempenho combinados para criar um engajamento mais forte, ou em outras palavras, 41% menos absenteísmo. 

Retenção — 54% dos funcionários afirmam que mudariam de emprego por um que lhes oferecesse mais flexibilidade, o que resulta em uma redução média de 12% na rotatividade após a oferta de um contrato de trabalho remoto. 

Lucratividade  — As organizações economizam uma média de US$11.000 por ano por trabalhador remoto de meio período, que significa uma lucratividade 21% maior.

 

Por sua vez, é bom que se diga que as equipes remotas só funcionam bem se a empresa tiver uma boa ferramenta de software com funcionalidades que incluam, por exemplo, comunicação da equipe, gráficos de Gantt, fluxos de trabalho, colaboração, quadros Kanban e gestão de arquivos. Este software deve possuir uma interface com o usuário que seja intuitiva e envolvente. Em outras palavras, o oposto a algo chato e desinteressante.

 

Também deve ser fácil aprender a trabalhar com este software, e assim as equipes devem ter acesso a tutoriais online, descrições de funcionamento, salas de bate-papo ao vivo para tirar duvidas, seminários na web em tempo real, modelos de projetos e fóruns de comunidade.

 

Como os colaboradores remotos raramente usam apenas um software para o dia-a-dia, espera-se que a ferramenta de software disponibilizada para a equipe remota possa se integrar com outros tipos comuns de software (folhas de horas, ferramentas de colaboração, compartilhamento de arquivos, mensagens, gerenciamento de tarefas, videoconferência, CRM, faturamento). Em termos práticos, a ferramenta aqui destacada deve ser capaz de se conectar de maneira fácil e segura a softwares como, por exemplo, Slack, Google Drive, Google Docs, Dropbox, Jira, Skype, Zoom, Microsoft Suite e Proofhub.

 

Monday, Wrike, Hub Planner, ProjectManager e KissFlow Project são exemplos de ferramentas de software para equipes remotas. Todas essas ferramentas podem ser facilmente encontradas em seus respectivos web sites, havendo vasto material explicativo sobre as mesmas.

 

Portanto, não há milagre e nem tudo se resume ao fato das pessoas trabalharem de casa. O trabalho remoto necessita de ferramentas de software adequadas. Sem essas ferramentas não será possível alcançar a tão esperada eficiência e bom desempenho das pessoas. Simples assim!

 

Para mais informações acesse > https://www.forbes.com/sites/laurelfarrer/2020/02/12/top-5-benefits-of-remote-work-for-companies/?sh=360b591916c8

 

 

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