quinta-feira, 16 de setembro de 2021

12 Empresas de Robótica na Vanguarda da Inovação

Os robôs estão dominando o mundo. Não ainda, não agora, não já nesse momento. Mas, não duvidem, vai acontecer. Os robôs estão se tornando cada vez mais presentes em quase todos os setores, incluindo aqueles que são fundamentais, como saúde, educação, manufatura e defesa.

 

Nos EUA, as empresas de robótica combinam engenharia e ciência para criar produtos verdadeiramente inovadores - que fazem melhor aquilo que nós humanos fazemos. Essas coisas dotadas de inteligência, usadas, por exemplo, na montagem de carros ou na realização de cirurgias, estão mudando a maneira como vivemos e trabalhamos.

 

 

1)- Skydio: projeta e fabrica drones com visão computacional, utilizando tecnologia de inteligência artificial para aplicações em inspeção autônoma. 

Acesse > https://www.skydio.com/   

 

 

2)- Righthand Robotics: desenvolve tecnologia robótica com capacidade de realizar várias tarefas como, por exemplo, selecionar e classificar itens para reduzir rapidamente a quantidade de tempo que um pedido leva para ser atendido, dando aos bots o apelido de selecionadores.

Acesse > https://www.righthandrobotics.com/

 

 

3)- Nuro: está levando a tecnologia robótica para a vanguarda da vida cotidiana, desenvolvendo tecnologia que ajuda as pessoas a usarem de forma mais eficiente nossos recursos, tempo e atenção. O principal produto da empresa é uma linha de veículos rodoviários totalmente autônomos feitos para transportar mercadorias de maneira rápida, segura e acessível, reforçada por um design de interior flexível para lidar com tarefas que vão desde a coleta de roupas na lavanderia à entrega de mantimentos comprados no supermercado.

Acesse > https://www.nuro.ai/

 

4)- Ouster: se tornou um pioneiro da revolução autônoma, produzindo e fabricando tecnologia de sensor LIDAR tridimensional (ou LIDAR 3D) que desempenha um papel crucial em permitir que as máquinas percebam seus arredores. A empresa trabalha com engenharia robótica, veículos autônomos, tecnologia de mapeamento e sistemas de segurança, com parceiros como Honeywell, Kudan e Mechaspin.

Acesse > https://ouster.com/

 

Sobre o LIDAR  (LIght Detection And Ranging) é um sensor remoto à laser, ativo a bordo de plataformas tripuladas ou não tripuladas, que usa um método direto de captura de dados. O 3D LiDAR (também scanner a laser 3D) detectam o seu ambiente quase sem lacunas, se os objetos se movem ou não. Por isso, os sensores 3D LiDAR são ideais para tarefas como a proteção contra colisão em veículos automáticos ou a detecção de objetos.

 

 

5)- CANVAS:  fabrica um carrinho robótico autônomo para uso em pisos de fábricas. Equipado com câmeras estéreo que têm uma visão 3D completa do chão ao teto, sensores que funcionam como para-choques virtuais e luzes LED brilhantes que alertam as pessoas sobre sua presença, ele coleta e envia dados em tempo real sobre tempos de rota, gargalos e outros fatores que afetam a segurança e a eficiência do local de trabalho. 

Acesse > https://www.youtube.com/watch?v=e9PsHFgWaxc

 

 

6)-  A Piaggio Fast Forward é uma empresa de robótica dedicada à criação de soluções leves de mobilidade para pessoas e bens. O robô carro-chefe da empresa, o Gita, é feito para seguir as pessoas e pode carregar até 45 libras de pêso. O Gita pode ser usado para carregar tudo, desde livros até compras. Acesse >   https://www.mygita.com/#home

 

7)-  Anduril : produtos de aplicação militar e de segurança como torres de sentinela e drones militares inteligentes.

Acesse > https://www.anduril.com/  

 

8)-  Diligent Robotics: os robôs habilitados com IA da Diligent são projetados para trabalhar com pessoas em ambientes cotidianos. O robô autônomo “Moxi” da empresa pode ser deixado sozinho para realizar tarefas logísticas demoradas em hospitais, como configurar quartos de pacientes e reabastecer salas de suprimentos. Capaz de navegar por corredores de hospitais e outros espaços apertados, Moxi é até imbuído de inteligência social que é transmitida por meio de movimentos de sua cabeça e olhos de LED.

Acesse >   https://www.diligentrobots.com/moxi

 

9)- Barrett:  fabrica braços e mãos articulados - chamados de manipuladores robóticos avançados - para uma variedade de aplicações. O braço WAM imita graça e destreza humanas. O BarrettHand da série BH8 da empresa pode agarrar uma variedade de objetos diferentes. E Burt® é projetado para treinamento de reabilitação de extremidades superiores e pesquisa robótica.

Acesse >  https://medical.barrett.com/

 

 

10)- Sarcos:  constrói três tipos de robôs que executam funções muito diferentes, usados para explorar tanques de armazenamento, veículos, outras equipamentos e dispositivos. O robô Guardian S é operável de longas distâncias, pode enfrentar terrenos difíceis como escadas e passar por encanamentos. O Guardian GT é feito para tarefas díspares, como levantamento de peso e soldagem. Ele também tem aplicações em primeiros socorros e logística. O Guardian XO é um exoesqueleto industrial motorizado e sem amarras que melhora a força e a resistência humanas sem restringir a liberdade de movimento do operador.

Acesse > https://www.sarcos.com/      

 

11)- Boston Dnamics: faz uma série de robôs diferentes com destreza humana e animal. Alguns exemplos: o SpotMini, um robô ágil que manuseia objetos, sobe escadas e opera em escritórios, residências e ao ar livre. Há também o Atlas, um humanoide dinâmico que usa equilíbrio e habilidades de corpo inteiro para conseguir a manipulação móvel com as duas mãos. Também destaca-se o WildCat, um quadrúpede veloz que usa um andar galopante como um cachorro ou cavalo e se inclina para manter a tração e o equilíbrio. 

Acesse >  https://www.bostondynamics.com/atlas   

 

12)- Anybots: Equipado com um alto-falante, câmera e tela de vídeo, os robôs Anybots funcionam como avatares remotos que são controlados por meio de uma interface baseada em navegador e se conectam à Web por Wi-Fi. Digamos que você esteja em Chicago e também queira estar em Taiwan. Seu robô - que possui um sistema de orientação integrado, recursos de streaming de vídeo ao vivo e é dirigido com as setas do teclado do computador - pode atuar como um substituto.

Acesse >  http://www.anybots.com/

 

 

É isso aí, até a próxima!

 

******************************************************

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Vença o Desafio do seu TCC


Problemas com o seu TCC? Eu posso te ajudar a vencer esse desafio!

Sou professor de cursos MBA  e  conteudista  com   larga  experiência  na  elaboração  de  materiais  didáticos  e instrucionais, bem como monografias e artigos acadêmicos.  

Você  terá  as  vantagens  de  um  trabalho com qualidade técnica, sigilo, pontualidade e segurança.   

Entre em contato através do whatsapp 11 95617-0115.

E-mail: h12sblog@gmail.com

**************************************************

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Eficácia das Equipes do Ponto de Vista do Gerente de Projetos

 

As condições básicas para a eficácia das equipes de projeto, do ponto de vista do gerente de projetos ou de uma equipe de gerenciamento de projetos (adotada em projetos maiores), incluem cinco fatores que podem afetar a qualidade da produção da equipe, direta ou indiretamente, por meio do impacto que têm sobre os processos da equipe, que são os seguintes: propósito claro, tarefas apropriadas, tamanho apropriado, composição equilibrada e sistemas de recompensa.


Propósito claro – O gerente de projetos (ou a equipe de gerenciamento de projetos) deverá (ão) definir um conjunto de metas que são compartilhados e compreendidos por todos os membros da equipe.  O alcance dessas metas estabelece o valor que se espera criar para a organização.

Tarefas apropriadas - São as tarefas importantes que estão claramente relacionadas à estratégia da organização e ao propósito da equipe. Tarefas apropriadas necessitam da atenção do gerente de projetos. Os tópicos levantados nas reuniões do gerente de projetos junto com a equipe devem levar em conta um equilíbrio adequado entre questões administrativas, operacionais e estratégicas, bem como informações, discussão e tomada de decisões.

Tamanho apropriado – As equipes de projeto eficazes não são muito grandes. Se o projeto é gerenciado por apenas um gerente de projetos, o tamanho da gerencia já estará definido com apenas um gerente. Na mesma medida, uma equipe que gerencia um projeto não deve ser muito grande. A regra básica é formar a menor equipe possível para que o trabalho seja feito.

Composição Equilibrada – No caso de equipes de gerenciamento de projetos, devem ser compostas pela combinação certa de pessoas, levando em conta as competências e personalidades dos membros da equipe, e o grau de diversidade da equipe. Pessoas com competências complementares que trabalhem juntas e cooperem.

Sistemas de recompensa – As equipes eficazes de projeto devem ser recompensadas pelos resultados alcançados pela equipe e pela colaboração multifuncional entre os membros. Portanto, um sistema de reconhecimento e recompensa deve ser implementado pela organização para reconhecer os resultados do projeto e recompensar seu bom desempenho.

Os projetos são feitos por pessoas. Isso vale agora e ainda vai valer por muito tempo, até que sejamos substituídos por robôs. O engraçado de tudo isso é que, é claro, haverá um projeto que fará isso acontecer. Bem, é isso aí. Até a próxima!