O Arduino Day é uma celebração global de
aniversário do Arduino. É um evento de 24 horas, organizado diretamente pela
grande comunidade do Arduino, que reúne pessoas para compartilhar suas
experiências e aprender mais sobre a plataforma. Nesse ano de 2019, o Arduino
Day foi comemorado no dia 16 de março.
Dentro desse espírito de busca por
inovação e troca de experiências, a Escola Técnica Bento Quirino de Campinas/SP
organizou um evento interno para comemorar o Arduino Day e convidou a Módulo
Eletrônica para apresentar suas impressoras 3D e realizar uma palestra sobre
esse tema. Isso me deu a oportunidade de participar do evento como palestrante,
e assim poder conversar com alunos e professores do Bentão (como essa instituição
de ensino é chamada carinhosamente) sobre um tema tão relevante.
A agenda de nossa palestra incluiu tópicos
como a evolução da impressão 3D, aplicações hoje e no futuro, a impressão 3D
como um dos pilares da Industria 4.0, o funcionamento de uma impressora 3D, exemplos
de uso da impressão 3D na educação, benefícios e principais desafios.
Vale a pena registrar alguns
pontos importantes que debatemos durante a palestra:
Tudo se encaixa quando usamos as
impressoras 3D na escola. A impressão 3D se alinha a cultura “maker”, do “faça
você mesmo” e do “por a mão na massa”. E que elementos aparecem na cultura
“maker”? A programação, a robótica e os drones, o Arduino e o Raspberry pi, os
aplicativos, os dispositivos analógicos e as ferramentas e a impressão 3D. A
impressão 3D é um colaborador no processo educativo. Uma excelente ferramenta
para atrair e manter a atenção dos alunos. Os alunos podem aprender fazendo. Estamos
falando de usar a criatividade, de colaborar e trabalhar em equipe para
executar um projeto.
A conclusão é que tem muita coisa
interessante que podemos fazer! Mas, naturalmente, existem desafios que
precisam ser enfrentados, como os apontados a seguir:
1- Conhecer e dominar a ferramenta de
impressão 3D – tanto por alunos quanto por professores. Isso vem com
treinamento e com o uso nos projetos.
2- O treinamento dos professores é
fundamental, porque são eles os orientadores dos alunos nesse processo.
3- Custos / financiamento – é meio que
óbvio, pois afinal estamos no Brasil. Como conseguir recursos para investir em
impressoras 3D? Como os fornecedores podem cooperar com as escolas? São
questões que precisam ser respondidas.
4- Inserção da cultura Maker nas escolas
– eu falo em tornar a cultura Maker accessível para todos os alunos de todas as
escolas, não só para os de escolas particulares e alunos de classes
privilegiadas.
Bem, é isso aí. Até a próxima!
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