segunda-feira, 18 de março de 2019

Arduino Day 2019 – Palestra na Escola Técnica Bento Quirino em Campinas / SP


O Arduino Day é uma celebração global de aniversário do Arduino. É um evento de 24 horas, organizado diretamente pela grande comunidade do Arduino, que reúne pessoas para compartilhar suas experiências e aprender mais sobre a plataforma. Nesse ano de 2019, o Arduino Day foi comemorado no dia 16 de março. 

Dentro desse espírito de busca por inovação e troca de experiências, a Escola Técnica Bento Quirino de Campinas/SP organizou um evento interno para comemorar o Arduino Day e convidou a Módulo Eletrônica para apresentar suas impressoras 3D e realizar uma palestra sobre esse tema. Isso me deu a oportunidade de participar do evento como palestrante, e assim poder conversar com alunos e professores do Bentão (como essa instituição de ensino é chamada carinhosamente) sobre um tema tão relevante. 



A agenda de nossa palestra incluiu tópicos como a evolução da impressão 3D, aplicações hoje e no futuro, a impressão 3D como um dos pilares da Industria 4.0, o funcionamento de uma impressora 3D, exemplos de uso da impressão 3D na educação, benefícios e principais desafios.



Vale a pena registrar alguns pontos importantes que debatemos durante a palestra:

Tudo se encaixa quando usamos as impressoras 3D na escola. A impressão 3D se alinha a cultura “maker”, do “faça você mesmo” e do “por a mão na massa”. E que elementos aparecem na cultura “maker”? A programação, a robótica e os drones, o Arduino e o Raspberry pi, os aplicativos, os dispositivos analógicos e as ferramentas e a impressão 3D. A impressão 3D é um colaborador no processo educativo. Uma excelente ferramenta para atrair e manter a atenção dos alunos. Os alunos podem aprender fazendo. Estamos falando de usar a criatividade, de colaborar e trabalhar em equipe para executar um projeto.

A conclusão é que tem muita coisa interessante que podemos fazer! Mas, naturalmente, existem desafios que precisam ser enfrentados, como os apontados a seguir:

1- Conhecer e dominar a ferramenta de impressão 3D – tanto por alunos quanto por professores. Isso vem com treinamento e com o uso nos projetos.

2- O treinamento dos professores é fundamental, porque são eles os orientadores dos alunos nesse processo.

3- Custos / financiamento – é meio que óbvio, pois afinal estamos no Brasil. Como conseguir recursos para investir em impressoras 3D? Como os fornecedores podem cooperar com as escolas? São questões que precisam ser respondidas.

4- Inserção da cultura Maker nas escolas – eu falo em tornar a cultura Maker accessível para todos os alunos de todas as escolas, não só para os de escolas particulares e alunos de classes privilegiadas.

Bem, é isso aí. Até a próxima!
*********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: