Um esclarecedor artigo de Carlos Magno Xavier (Doutor, PMP), publicado no site da Beware, em 17 de dezembro de 2018, responde a muitas perguntas sobre o que os
Escritórios de Gerenciamento de Projetos fazem e como atuam nas organizações
brasileiras. Um Escritório de Gerenciamento de Projetos, mais conhecido por
PMO, do inglês Project Management Office, tem papel importante na chamada
governança corporativa, que considera a gestão dos projetos devidamente
alinhados com as estratégias de negócios de uma organização.
O artigo afirma que várias organizações implantaram ou estão
considerando implantar PMOs esperando que isso contribua para importantes
melhorias como, por exemplo, a entrega de projetos no prazo, a redução de
custos e a diminuição no fracasso dos projetos. Entretanto, também menciona
estatísticas apresentadas em 2011 que dão conta que 60% dos profissionais seniores de projetos
questionam o valor do PMO e 50% do PMOs falham em sua primeira implementação.
Bem, mas o que acontece no Brasil? As respostas estão no artigo do autor para o
qual apresentamos aqui um resumo.
PMOs no Brasil
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A pesquisa foi
realizada no período de setembro à novembro de 2018, com 241 respondentes.
A grande maioria (75,3%) dos
participantes foi de organizações de grande e médio porte, onde presumivelmente
estão os projetos mais relevantes para o país.
Verificou-se
que 30% das organizações de grande porte pesquisadas não possuem PMO.
É fundamental
entender o PMO como um prestador de serviços. De uma lista de 27 serviços
identificados como os mais comuns em PMOs no mundo, os serviços mais comuns em
mais de 60% dos PMOs pesquisados no Brasil foram os seguintes:
·
No grupo de
gestão de portfolio: monitorar e controlar o desempenho de projetos, informar o
status dos projetos a alta gerência, e coordenar e integrar projetos de um
portfolio.
·
No grupo de
desenvolvimento de governança: prover metodologia de gerenciamento de projetos
e prover um conjunto de ferramentas para o gerenciamento de projetos.
Com respeito
ao nível de satisfação com a qualidade dos serviços dos PMOs, considerando
apenas as organizações com PMO, o resultado foi o seguinte: muito satisfeito
13%; satisfeito 45%; nem satisfeito nem insatisfeito 24%; insatisfeito 13% e
muito insatisfeito 5%. Desta forma, 58% dos respondentes estão satisfeitos ou
muito satisfeitos com a qualidade dos serviços do Escritório de Gerenciamento
de Projetos.
Para mais
informações acesse o link >
É isso aí, até
a próxima!
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