segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Os serviços executados pelos PMOs no Brasil


Um esclarecedor artigo de Carlos Magno Xavier (Doutor, PMP), publicado no site da Beware, em 17 de dezembro de 2018, responde a muitas perguntas sobre o que os Escritórios de Gerenciamento de Projetos fazem e como atuam nas organizações brasileiras. Um Escritório de Gerenciamento de Projetos, mais conhecido por PMO, do inglês Project Management Office, tem papel importante na chamada governança corporativa, que considera a gestão dos projetos devidamente alinhados com as estratégias de negócios de uma organização.



O artigo afirma que várias organizações implantaram ou estão considerando implantar PMOs esperando que isso contribua para importantes melhorias como, por exemplo, a entrega de projetos no prazo, a redução de custos e a diminuição no fracasso dos projetos. Entretanto, também menciona estatísticas apresentadas em 2011 que dão conta que 60% dos profissionais seniores de projetos questionam o valor do PMO e 50% do PMOs falham em sua primeira implementação. Bem, mas o que acontece no Brasil? As respostas estão no artigo do autor para o qual apresentamos aqui um resumo.

PMOs no Brasil *****

A pesquisa foi realizada no período de setembro à novembro de 2018, com 241 respondentes.

A grande maioria (75,3%) dos participantes foi de organizações de grande e médio porte, onde presumivelmente estão os projetos mais relevantes para o país.

Verificou-se que 30% das organizações de grande porte pesquisadas não possuem PMO.

É fundamental entender o PMO como um prestador de serviços. De uma lista de 27 serviços identificados como os mais comuns em PMOs no mundo, os serviços mais comuns em mais de 60% dos PMOs pesquisados no Brasil foram os seguintes:
·         No grupo de gestão de portfolio: monitorar e controlar o desempenho de projetos, informar o status dos projetos a alta gerência, e coordenar e integrar projetos de um portfolio.
·      No grupo de desenvolvimento de governança: prover metodologia de gerenciamento de projetos e prover um conjunto de ferramentas para o gerenciamento de projetos.

Com respeito ao nível de satisfação com a qualidade dos serviços dos PMOs, considerando apenas as organizações com PMO, o resultado foi o seguinte: muito satisfeito 13%; satisfeito 45%; nem satisfeito nem insatisfeito 24%; insatisfeito 13% e muito insatisfeito 5%. Desta forma, 58% dos respondentes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a qualidade dos serviços do Escritório de Gerenciamento de Projetos.

Para mais informações acesse o link >

É isso aí, até a próxima!

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