domingo, 30 de setembro de 2018

LSEV: Um Carro Produzido com Impressão 3D


Representando um grande avanço na adoção da impressão 3D na fabricação em massa, a XEV e a Polymaker lançaram o LSEV, o primeiro carro elétrico impresso em 3D produzido em massa.

O LSEV (Low Speed Electric Vehicle), também conhecido como veículo elétrico de baixa belocidade, é o primeiro carro impresso em 3D produzido em massa, resultado de uma colaboração entre a empresa italiana de carros elétricos XEV e a empresa de materiais de impressão 3D Polymaker. Eles lançaram o novo automóvel em março de 2018, em uma coletiva de imprensa conjunta no Museu Cultural de Impressão 3D da China em Xangai.



E isso é muito mais do que apenas uma pequena prova de conceito. O LSEV já tinha 7.000 pedidos no dia de seu lançamento na imprensa.

Segundo matéria publicada no site da AP (Associated Press), em agôsto de 2018, o mercado global de veículos elétricos de baixa velocidade está projetado para alcançar US$68 bilhões até 2025.

Ao incorporar a modelagem de deposição fundida (FDM - Fused Deposition Modeling) e os materiais Polymaker em sua linha de produção, a XEV reduziu o número de componentes de plástico no carro de mais de 2.000 para apenas 57. E de acordo com os parceiros, o processo de design foi concluído em 12 meses. O LSEV pesa apenas 450 quilos e, com exceção do chassi, bancos e vidro, todas as peças do carro foram fabricadas em materiais Polymaker com impressão 3D.

Leia uma tradução livre sobre o vídeo acima postado no YOUTUBE com o Dr. Luo Xiaofan, co-fundador e CEO da Polymaker.
 
“Meu nome é Xiofan e sou co-fundador da Polymaker, uma empresa dedicada a desenvolver materiais novos e funcionais para a impressão 3D.  Para mim, LSEV é o primeiro projeto de produção em massa real usando impressão 3D.  Naturalmente, existem outras companhias usando impressão 3D para produção, mas nada pode ser realmente comparado ao LSEV em termos de tamanho, escala e intensidade. Entretanto, se você pensa sobre o projeto e seus princípios, tudo fundamentalmente torna isso viável e faz sentido. Essa é a beleza de tudo isso. Naturalmente, haverão muitos desafios tecnológicos que precisam ser resolvidos e ultrapassados. Mas, eu firmemente creio que isto vai acontecer, que temos as melhores pessoas e equipes que resolverão esses problemas e desafios, e tornarão projeto bem sucedido.
A impressão 3D, no início, era usada apenas para prototipização, não havendo muitos requisitos para materiais. Mas, a medida que a impressão 3D se tornou uma ferramenta de produção, houve uma necessidade crescente por materiais de alto desempenho. Assim, a Polymaker foi fundada para atender essa necessidade e nos últimos seis anos nós temos trabalhado muito no desenvolvimento de novos materiais de engenharia com alto desempenho para a impressão 3D. Essa é a firme crença que temos: a disponibilidade de materiais funcionais de alto desempenho permitirá que a impressão 3D seja usada em uma gama mais ampla de aplicações. Esse é um fator habilitador para projetos como esse!
Em relação ao FDM e os materiais para impressão 3D por extrusão em geral, eu acredito que as maiores vantagens são: Numero um, uma grande variedade de escolha de materiais, número 2, provavelmente, uma estrutura de custos mais competitiva e finalmente, a tecnologia é também muito flexível. Assim você poderá integrar muito facilmente a tecnologia ao seu processo de fabricação existente. Portanto, neste caso particular, acredito que a impressão 3D baseada em extrusão de materiais foi a melhor escolha para o projeto do LSEV.
Eu acho que a colaboração entre a XEV e a Polymaker, e o nosso sucesso, irá inspirar mais empresas a adotar a impressão 3D na produção final. Acredito que está claro que essa é uma tendência inevitável na indústria e, sim, isso acontecerá cada vez mais no futuro”.

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