Representando um grande avanço
na adoção da impressão 3D na fabricação em massa, a XEV e a Polymaker lançaram
o LSEV, o primeiro carro elétrico impresso em 3D produzido em massa.
O LSEV (Low Speed Electric
Vehicle), também conhecido como veículo elétrico de baixa belocidade, é o
primeiro carro impresso em 3D produzido em massa, resultado de uma colaboração
entre a empresa italiana de carros elétricos XEV e a empresa de materiais de
impressão 3D Polymaker. Eles lançaram o novo automóvel em março de 2018, em uma
coletiva de imprensa conjunta no Museu Cultural de Impressão 3D da China em
Xangai.
E isso é muito mais do que apenas uma pequena prova de conceito. O LSEV já tinha 7.000 pedidos no dia de seu lançamento na imprensa.
Segundo matéria publicada no site da AP (Associated Press), em agôsto de 2018, o mercado global de veículos
elétricos de baixa velocidade está projetado para alcançar US$68 bilhões até
2025.
Ao incorporar a modelagem de
deposição fundida (FDM - Fused Deposition Modeling) e os materiais Polymaker em sua linha de produção, a XEV reduziu o número
de componentes de plástico no carro de mais de 2.000 para apenas 57. E de
acordo com os parceiros, o processo de design foi concluído em 12 meses. O LSEV
pesa apenas 450 quilos e, com exceção do chassi, bancos e vidro, todas as peças
do carro foram fabricadas em materiais Polymaker com impressão 3D.
Leia uma
tradução livre sobre o vídeo acima postado no YOUTUBE com o Dr. Luo Xiaofan, co-fundador e
CEO da Polymaker.
“Meu
nome é Xiofan e sou co-fundador da Polymaker, uma empresa dedicada a
desenvolver materiais novos e funcionais para a impressão 3D. Para mim, LSEV é o primeiro projeto de produção
em massa real usando impressão 3D.
Naturalmente, existem outras companhias usando impressão 3D para
produção, mas nada pode ser realmente comparado ao LSEV em termos de tamanho,
escala e intensidade. Entretanto, se você pensa sobre o projeto e seus
princípios, tudo fundamentalmente torna isso viável e faz sentido. Essa é a
beleza de tudo isso. Naturalmente, haverão muitos desafios tecnológicos que
precisam ser resolvidos e ultrapassados. Mas, eu firmemente creio que isto vai
acontecer, que temos as melhores pessoas e equipes que resolverão esses
problemas e desafios, e tornarão projeto bem sucedido.
A impressão 3D, no início, era usada apenas para
prototipização, não havendo muitos requisitos para materiais. Mas, a medida que
a impressão 3D se tornou uma ferramenta de produção, houve uma necessidade
crescente por materiais de alto desempenho. Assim, a Polymaker foi fundada para
atender essa necessidade e nos últimos seis anos nós temos trabalhado muito no
desenvolvimento de novos materiais de engenharia com alto desempenho para a
impressão 3D. Essa é a firme crença que temos: a disponibilidade de materiais funcionais
de alto desempenho permitirá que a impressão 3D seja usada em uma gama mais
ampla de aplicações. Esse é um fator habilitador para projetos como esse!
Em relação ao FDM e os materiais para impressão
3D por extrusão em geral, eu acredito que as maiores vantagens são: Numero um, uma
grande variedade de escolha de materiais, número 2, provavelmente, uma estrutura
de custos mais competitiva e finalmente, a tecnologia é também muito flexível.
Assim você poderá integrar muito facilmente a tecnologia ao seu processo de
fabricação existente. Portanto, neste caso particular, acredito que a impressão
3D baseada em extrusão de materiais foi a melhor escolha para o projeto do LSEV.
Eu acho que a colaboração entre a XEV e a
Polymaker, e o nosso sucesso, irá inspirar mais empresas a adotar a impressão 3D
na produção final. Acredito que está claro que essa é uma tendência inevitável
na indústria e, sim, isso acontecerá cada vez mais no futuro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: