Diz a lenda
que duas empresas multinacionais e concorrentes decidiram participar de uma
competição de corrida de barcos e para isso formaram suas equipes.
De um lado
os gringos e do outro os japas. As equipes das duas empresas, cada uma a seu
modo, trabalharam duro para entrar em forma e aprender as regras, os truques e
outras mumunhas daquela modalidade esportiva. Todos queriam vencer e buscavam
atingir seu pico de desempenho.
No dia da
grande corrida a equipe japa venceu com facilidade. Para os gringos restou a decepção.
Não havia dúvida, tinha sido uma derrota acachapante. Enquanto os japas
comemoravam, os gringos recebiam uma bronca que quase os levou as lágrimas. Mas
foi nesse clima sombrio que ficaram sabendo que a alta direção da empresa tinha
decidido que iria descobrir o motivo de tamanha falha e para isso tinham contratado
uma empresa de consultoria.
Depois de
algum tempo de trabalho intensivo a empresa de consultoria apresentou o seu relatório
final e que – misturado a gráficos e tabelas - dizia no seu texto de conclusão o
seguinte: - A equipe japa tinha 8 pessoas remando e um chefe. Já a equipe dos
gringos tinha 8 chefes e apenas 1 pessoa remando.
Passados alguns meses de estudos e milhões gastos analisando as tabelas, gráficos e o texto do
relatório da empresa de consultoria, a empresa gringa concluiu que não havia
chefes em quantidade suficiente para gerenciar a pessoa que estava remando no seu
barco. Tendo isso em mente, a empresa gringa
fez uma preparação especial para a corrida de barcos seguinte, que seria no próximo
ano. “Na próxima corrida de barcos a vitória é nossa” - foi o mantra cantado em
verso e prosa durante toda o período de preparação. Novamente haveria uma disputa
contra a equipe japa e uma oportunidade de ouro para uma merecida revanche. Eles
não estavam brincando. Essa grande preparação especial incluiu uma completa
reestruturação, um novo organograma, um novo grupo de chefes, um novo
departamento de análise de desempenho e um programa de bônus por resultados. O
dia da corrida chegou e a equipe japa ganhou novamente de lavada. Humilhada, a
equipe dos gringos demitiu a pessoa que estava no remo por baixo desempenho e
deu aos chefes um bônus por terem descoberto o problema.
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Esse caso foi largamente estudado e apresentado como uma história de sucesso, tendo sido tema de diversos trabalhos em cursos MBA. Pois, afinal de contas, todos queriam aprender sobre a cultura organizacional vencedora.
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Há ainda um
longo caminho a percorrer quando se fala em maturidade em gestão de projetos.
Certas empresas são máquinas de derreter e moer gerentes de projeto. Mesmo
assim, na busca do cumprimento do dever, os bravos gerentes de projeto tentam
demonstrar como a comunicação com as partes interessadas pode ser melhorada através
da gestão visual de projetos!
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