A
gestão do conhecimento do projeto é um dos três novos processos do novo guia
PMBOK, 6ª. edição. Esse novo processo
foi chamado de Gerenciar o Conhecimento
do Projeto e faz parte do Grupo de
Processos de Execução e da área de conhecimento Gerenciamento da Integração do Projeto.
Destacamos
aqui seis práticas recomendadas para aumentar os resultados do projeto através
do gerenciamento do conhecimento, publicadas na revista PM Network de outubro
de 2017, tendo como fonte o relatório “Gerenciar o Conhecimento do Projeto”, de
abril de 2017, da APQC (American Productivity & Quality Center).
“ ...
{1} Facilite o compartilhamento
e o aprendizado contínuo construindo comunidades
As
comunidades permitem que os membros da equipe do projeto respondam às perguntas
uns dos outros. Também promovem o compartilhamento de novas ideias e métodos.
{2} Discuta as lições
aprendidas em marcos fundamentais
Essas
conversas permitem que as equipes compreendam os êxitos e abordem as falhas, e
criem um consenso quanto ao melhor caminho para avançar.
{3} Crie o
gerenciamento de conhecimento no projeto
Quando
as práticas de gerenciamento de conhecimento são integradas ao quadro de
entrega, os gerentes de projetos são mais propensos a compartilhar e reutilizar
o conhecimento.
{4} Selecione
informações para elevar o conhecimento essencial ao nível do programa
Processos
definidos para identificar e coletar conhecimento valioso ajudam a divulgar
lições aprendidas em toda a organização.
{5} Combine
responsabilidade com suporte para gerar adoção
Os
gerentes de projeto devem ser responsáveis pela captura e a transferência
equilibrada de conhecimento com o suporte central para atividades de
documentação de consumo intensivo de tempo.
{6} Busque feedback para
avaliar o valor
As
práticas de gerenciamento de conhecimento de uma organização só valem a pena se
os gerentes de projetos as considerarem valiosas.
... ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu comentário: